terça-feira, 16 de março de 2021

P1283: PARA RECORDAR - PARTE 3

                    A CIDADE DE BAFATÁ NOS ANOS 60/70

Embora tendo perdido actualmente terreno em relação a Gabu (antiga Nova Lamego), a cidade de Bafatá era nos anos 60 um local interessante - e importante, como podemos imaginar através da vista aérea que apresentamos.

As imagens que se seguem têm uma fraca definição pois foram retiradas de um único bilhete postal (!), como podem ver na última  imagem deste Post. É mais um bilhete postal da colecção do nosso camarigo Agostinho Gaspar, em que podemos ver alguns dos edifícios mais relevantes de Bafatá naquela época.

O bilhete postal pertence à edição “Foto Serra” da Colecção “Guiné Portuguesa”, que aqui publicamos com a devida vénia. Mais uma vez gratos ao Agostinho Gaspar pela sua disponibilidade.

Edifício da Administração de Bafatá
Edifício da Administração de Bafatá - outra perspectiva
Mercado de Bafatá
Mesquita de Bafatá (Muçulmana)
Catedral de Bafatá (Católica)
Vista aérea de Bafatá
O bilhete postal de onde foram retiradas todas as fotografias anteriores...

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Passei por Bafatá 2 vezes.
Passei sem parar por muito tempo. Da primeira vez, lembro-me bem, ia com destino ao Xime (aliás, Bissau como destino final) com paragem em Bambadinca. Aquando da passagem por Bafatá, e sendo na ocasião o mais graduado que ia seguir viagem, incumbiram-me a responsabilidade pela boa entrega de 4 urnas até ao final da viagem. Não tenho registo de memória do que vi em Bafatá nem de como se processou a incumbência atrás referida.
Da segunda vez não tenho qualquer registo, nem de memória, nem visual, nem sequer de data.

Mas quanto às fotos acima colocadas pode-se dizer que tinha edifícios "arranjadinhos" e harmoniosos.

Hélder Sousa