terça-feira, 2 de março de 2021

P1281: FOI HÁ 52 ANOS

         O SISMO DE 28 DE FEVEREIRO DE 1969

Passaram agora 52 anos. Na madrugada do dia 28 de Fevereiro de 1969 parte do país foi abalada por um sismo que alcançou 7.9 graus na escala de Richter. 

O Algarve foi a região mais atingida, tendo morrido mais de uma dezena de pessoas. Porém, o mesmo foi sentido de norte a sul, incluindo Lisboa onde caíram algumas chaminés e algumas paredes.

Nessa altura estava eu a cumprir o Serviço Militar Obrigatório na Guiné e de serviço nessa noite no Centro de Mensagens do STM, no QG em Bissau.

No preciso momento em que o sismo aconteceu estava exactamente a falar ao Radiotelefone com a sede do STM em Lisboa, no Batalhão de Telegrafistas na Graça. O operador estava a ler-me as notícias do Diário Popular da véspera, como acontecia de vez em quando e entretanto calou-se.

Passados uns minutos voltou ao contacto e contou-me que tinha havido um sismo que tinha provocado estragos no Quartel, onde teriam caído algumas paredes. Nada mais me podia adiantar porque estava no meio de quatro paredes e àquela hora não havia televisões - e os rádios também não deram de imediato a notícia.

Fui certamente a primeira pessoa na Guiné a saber do pânico que se instalou durante algum tempo na capital, bem como no resto do País.

Resta esperar que o próximo (sim, o próximo virá, não se sabe é quando) também não venha a provocar grandes estragos e enlutar o país.

 Carlos Pinheiro

5 comentários:

Juvenal Amado disse...

Carlos estava deitado e inicialmente o barulho que provocou pensei que fosse um camião que viesse com velocidade a mais e como o meu quarto era mesmo á beira da estrada. Depois vieram os abanoes e acabaram-se as dúvidas. Descemos todos para o fundo das escadas a minha deixou os garotos mais pequenos connosco e foi desalvorada ver o que tinha acontecido á minha avó. Já nós estamos á imenso tempo na rua quando demos pela a falta da minha irmã que teria 18 anos. Chamamos por ela e passado de bocado aparece ela já vestida de malinha na mão pois pensava que a estava a chamar para o emprego. Não tinha dado por nada.

Juvenal Amado disse...

Mãe

Hélder Valério disse...

Olá Carlos

Por essa altura ainda era "estudante profissional".
Lembro que estava deitado há pouco tempo, pois tinha estado a estudar e a "conspirar" e por isso não foi fácil acordar.
Se deitado estava, deitado fiquei.
Os meus pais e irmã bem tentaram que saísse, que descesse à rua mas, teimoso, fiquei.
As coisas "abanaram" e lembro de uma garrafa de vinho do porto que estava em cima de um armário perto da minha cama, que se "suicidou". Prejuízo! Mas não foi contabilizado nas "perdas e danos"....

Hélder Sousa

Miguel disse...

Fui ver o calendário e constatei que o 28 de fevereiro de 1969 foi numa 6ª feira. Isso deixou-me baralhado pois o sismo apanhou-me de fim de semana em Lisboa e na 6ª feira de madrugada eu não deveria estar lá... Será que foi na noite de 28 de Fevereiro para 1 de Março? E sendo de madrugada já corresponderia a sábado, 1 de Março?
O curioso é que tendo na altura adquirido o meu primeiro carro e não tendo ainda tirado a carta, no fim de semana deixava o automóvel na Base Aérea de Sintra, onde estava a frequentar o curso de pilotagem. A minha preocupação na altura foi o facto ter deixado o carro estacionado junto aos meus alojamentos na Base e temer que a parede tivesse ruído e danificado o carrinho... Mas afinal estava tudo bem!
Miguel Pessoa

Juvenal Amado disse...

Miguel foi a 28 pois o meu fazia anos nesse dia.
A prenda foi um sério susto pois sonhava com os tremores de terra e assim quando acabou de tremar á ele estava na rua. Ninguém lhe ganhou.

Abraços