quarta-feira, 29 de abril de 2015

P646: UM VÍDEO QUE ENCERRA A NOSSA HISTÓRIA

.
.
.
O Miguel Pessoa enviou-me o vídeo acima, pedindo a minha opinião sobre a sua publicação neste espaço da Tabanca do Centro.

Não precisava de escrever mais nada, a não ser que, quando vi o vídeo me vieram as lágrimas aos olhos.

Curiosamente naquele momento senti-me honrado, (eu e os meus camarigos), por aquela família, por aquele militar, por aquela empregada do café.

Tenho para mim que uma das coisas que mais me doem neste facto de ser combatente, é a indiferença, e até por vezes o desprezo, por vezes tão retratado na forma como a nossa história é contada, sobretudo aos mais novos.

Já passou muito tempo, e era bom que se percebesse que os militares, milicianos ou profissionais, não servem regimes, nem políticas, servem as suas nações, às vezes até mesmo não concordando com a missão que lhes é dada.

Não vou aqui repetir as inúmeras queixas sobre o modo como nós combatentes, fomos e somos tratados, pelos nossos governos e até por alguns cidadãos.

Prefiro, perante este vídeo, agradecer a todas as portuguesas e portugueses, que longe de querelas políticas ou de qualquer outro tipo, reconhecem o esforço inaudito da nossa geração na guerra que Portugal travou em África.

Monte Real, 29 de Abril de 2015
Joaquim Mexia Alves

Nota:
Peço encarecidamente a todos os que queiram comentar, que se abstenham de polémicas de qualquer tipo.


O vídeo é demasiado tocante e por isso deve ser vivido em paz e tranquilidade.
.
.

3 comentários:

JOSE CASIMIRO CARVALHO disse...

JÁ O TINHA PUBLICADO...NO FB, COM LÁGRIMAS NOS OLHOS

Hélder Valério disse...

Caríssimos

Partilho do sentimento comum, tão bem evidenciado no texto introdutório do Joaquim bem como no comentário do José Carvalho.

Vi, entendi o filme e a sua mensagem, inevitavelmente fiz comparações e inevitavelmente também lamento profundamente as diferenças que por cá acontecem, na generalidade, pois ultimamente já alguma coisa se foi fazendo, em termos de registar para "memória futura".

Portanto, amigo Joaquim, por mim não precisas pedir, muito menos encarecidamente, para evitar qualquer outro tipo de comentários que pudessem ir para além do entendimento da mensagem.

Abraços
Hélder Sousa

Torcato Mendonca disse...

Obrigado.

Não digo que sejamos "humilhados e ofendidos", talvez demasiado esquecidosb e que convém esconder.

Obrigado uma vez mais.

Abraço, Torcato M.