sábado, 7 de junho de 2014

P503: A PROPÓSITO DE ALGUNS COMENTÁRIOS



REVISTA “KARAS” EDITADA EM LIVRO?

Na sequência da publicação da última revista “Karas de Monte Real”, no passado dia 2 de Junho, surgiram na  caixa de comentários do respectivo poste diversas opiniões favoráveis à publicação em papel das edições da revista já apresentadas no blogue. Estas propostas mereceram do editor da revista, Miguel Pessoa, uma apreciação que foi igualmente publicada na referida caixa de comentários.
Poderá ter passado despercebida a muitos esta troca de opiniões, por não ser imediatamente visível, pelo que decidimos publicá-la como um poste, para lhe dar maior visibilidade.
…………………………………………………………………………..
Extracto do comentário do Carlos Pinheiro:
“(…) A última palavra é nossa, de todos. Mas eu entendo que a Karas tem todas as condições para um dia destes vir a ser publicada em livro para memórias futuras.
O que é que acham?
Será que vale a pena dizer que se trata de um trabalho excepcional que, apesar de todas as novas tecnologias, merecia passar a estar nas nossas estantes? Vejam lá se estou a ver bem? Eu acho que sim mas a decisão será sempre da maioria. (…)”

Extracto do comentário do JERO:
“(…) Excelente ideia a do Carlos Pinheiro. Vamos nessa. (…)”

Extracto do comentário da Maria Arminda Santos:
“(…) Também me parece interessante a feitura de uma compilação da Revista "Karas", que não se fica nada atrás de outras, que por aí circulam. Tem ainda uma particularidade inédita, de congregar combatentes camarigos, suas famílias e também outros amigos. (…)

Extracto do comentário do Joaquim Mexia Alves:
“(…) A ideia do Carlos Pinheiro é boa e de alguma forma já foi em parte realizada.
O ano passado oferecemos ao Miguel uma encadernação contendo todos os números da Karas até àquele momento.
Pode-se fazer coisa parecida com todos os números, mas terá que se procurar orçamento para tal e depois só poderá ser realizado com encomendas firmes, ou seja, ter-se a certeza de que não ficamos com o "menino nos braços". (…)”

Extracto do comentário da Maria Arminda Santos:
“(…) Concordo com o amigo Joaquim e pela minha parte, assumo entrar na despesa que me couber, pela aquisição de um exemplar e se for necessário, a comparticipação noutro que poderia ficar na pertença da Tabanca do Centro. (…)”

Extracto do comentário do Vasco da Gama:
“(…) Sobre a edição de uma compilação da revista, contem comigo. (…)”

Estes reportes mereceram o seguinte comentário do Miguel Pessoa:

Desculpem vir pôr um pouco de água na fervura, mas há algumas dificuldades na concretização do projecto que alguns propõem de uma edição da revista em papel.
Quando iniciei a revista Karas, idealizei-a para uma apresentação “corrida” no blogue (tipo rolo…) preocupando-me essencialmente com a largura da edição, não com o seu comprimento. Assim, muitas vezes a sua transição para uma folha de papel não seria compatível com o formato A4 pretendido.

Se forem ver a encadernação que tiveram a gentileza de me ofertar há uns tempos, num dos nossos convívios, verão as dificuldades que o pessoal envolvido na sua edição teve para o adaptar ao formato pretendido. Aliás, pretendo até levar a encadernação para o próximo convívio para lhe darem uma vista de olhos (antes do almoço, claro, que é para não me besuntarem as folhas com o azeite do bacalhau ou o molho da feijoada…)

Temos portanto dificuldade na adaptação a uma edição em papel, custos ainda significativos e, assumindo que mantenho a saúde e imaginação para mais uma série de números, necessidade de, de aqui a uns tempos voltar a fazer uma outra edição para continuar a saga…

Ora, conversando com o Joaquim Mexia Alves, arranjámos aquilo que me parece ser uma solução razoável. Para quem queira agora “folhear” a última “Karas” ou uma edição mais antiga da revista, pode dirigir-se à coluna da direita e, logo no topo, tem um link que deve pressionar que o encaminha para o arquivo de todas as revistas, estas dispostas por ordem cronológica decrescente – aliás, na mesma disposição em que o blogue funciona.

Não precisam de ter papéis em casa, não gastam dinheiro e têm um acesso razoavelmente fácil e rápido a qualquer número da revista, pois com este sistema temos um acesso exclusivo às revistas sem outra “papelada” a escondê-las.

Pelo menos experimentem utilizar o sistema de etiquetas que o Joaquim teve a iniciativa (e trabalho) de preparar e que eu atrás referi. Eu pelo menos já o utilizei… e fiquei satisfeito.

…………………………………………………………………….

Com base nas palavras do Miguel Pessoa, deixamos-vos uma sugestão. Experimentem utilizar o link no topo da coluna da direita e dêem uma vista de olhos pelas diversas edições da revista “Karas”, que por este processo  desfilam umas a seguir às outras, sem qualquer “papelada” a atrapalhar pelo meio.

Dado o volume da informação já disponível, as revistas distribuem-se ao longo de várias páginas. Ao chegar ao fim de cada página apenas terão que carregar sobre “Mensagens antigas” para aceder às edições anteriores. Para voltar à página inicial do blogue basta carregar sobre “Página inicial”.

Pensamos que estas alterações já introduzidas poderão melhorar e facilitar a leitura de edições anteriores da “Karas” sem necessidade de se entrar em despesas e trabalhos que podemos dispensar.

Naturalmente tomaremos na devida conta as sugestões/opiniões que quiserem apresentar-nos.

Os editores


Parte superior do formulário


2 comentários:

joaquim disse...

Acho muito bem, como dizia o outro.

Abraços
Joaquim

Carlos Pinheiro disse...

Porque apoiei a ideia inicial, gostava de ver o tal exemplar do ano passado. Peço portanto ao Miguel para o levar e mostrar antes do almoço, para que não fiquem gravadas as impresões digitais "Azeitadas".
Um abraço
Carlos Pinheiro