sexta-feira, 23 de setembro de 2011

P125: Nós não brincamos em serviço!!!


Joaquim Mexia Alves
.
.

9 comentários:

Anónimo disse...

Camarigos, estava eu posto em quietação, gizando no meu papel tática apropriada para defrontar o clube da capital do norte e de seguida a transmitir a Jesus, quando noutro local, ilustres comentadores me espicaçaram o intelecto com esta questão do S.M.S..
Não liguei, mas agora que o assunto volta de novo à baila, quero aqui e agora gravar a minha douta opinião, contrariando as altas conjecturas filosóficas de B.S. preocupado com o problema da "catota" e também os bitaites do amado Comandante.

S.M.S.

Símbolo de provocação politico-
filosófica vinda de estudioso parisiense que, e face ao sucesso da Tabanca do Centro, hoje apanágio das artes e letras e de leitura obrigatória entre toda a intelectualidade tabanqueira da europa ocidental,se pretende infiltrar nos nossos meandros tal como outros políticos o fizeram, sem sucesso de qualqur espécie.
Como a nossa tabancal actividade está sempre sujeita a referendo e antes que o meu modesto desafio seja esmagado por pesada e desagradável opinião, também quero lançar um desafio para que os camaradas combatentes possam votar na decifração da resposta mais adequada:

Sócrates Maravilhoso Magnífico
Sócrates Mafarrico Magalhães
Sócrates Menestrel Morfeu
Sócrates Mendaz Mesófito
Esta última a carecer de adequado dicionário e dedicada aos senhores oficiais superiores.

Votemos então com ou sem cedilha , mas votemos em consciência pois aqui o voto é e será sempre "çecreto".

Vasco D'A Gama, republicano mas neto de Visconde!

Anónimo disse...

Exmºs Srs.

Com todo o respeito que me merecem aqueles que, deixando tudo partiram para África, em defesa dos valores pátrios, permito-me solicitar-lhes a permissão de me inscrever no vosso almoço do dia 28, na linda a maravilhosa terra de Monte Real.

Não é propriamente pelo repasto, mas sim para poder observar e absorver a vossa amizade forjada em tempo de guerra que, galhardamente, perpetuam em tempo de paz.

Não sei se serei digno de me sentar à mesa de Vossas Senhorias, mas, como o Servo Martin Moniz, mesmo sem ter o “baraço ao pescoço”, ficaria muito embaraçado se me recusassem esta subida honra.

Aproveito a oportunidade para perguntar, agradecendo a resposta caso me aceitem no vosso seio, quer dizer, vosso convívio.

01 . Qual é o traje obrigatório: Pode ser jeans e T-shirt (como gosto de usar)? Deve ser traje de passeio, fato completo (talvez sem gravata para “acompanhar a teoria da nossa Conceição Cristas)? Tem de ser uniforme de Gala (quando falo em GALA é mesmo gala, não aquela zona junto à Figueira da Foz, aquela “terrinha” que depende da Mui Nobre e Sempre Antiga Cidade de Buarcos)?

02 – Forma de pagamento:
a) Dinheiro Vivo?
b) Multibanco?
c) Cartão de Crédito?
d) Acções cotadas na Bolsa?
e) Títulos de Dívida Publica Portuguesa?
f) Queijo com (burakos) da Madeira?

03 – Forma de pagamento alternativo (não alternadeiro), de que o meu querido avô, que deve rondar a Vossa Idade (se é que V. Exªs ainda contam os anos), dizia o meu avô que, em tempo já recuados, a moeda de troca eram “molas da roupa” e “rebuçados”, mas eu preferiria que fossem “caramelos” (eu falei em “caramelos” mas, com vossa licença, estava a referir-me a doces e não a vocês, meus queridos e idolatrados amigos).

04 – Também posso pagar em “dobras” – desculpem-me, vocês são mesmo brejeiros. Claro que dobras era aquela moeda da idade média, mas …. Adiante, porquê falar em idade média a quem tem, como média de idades cerca de 90 anos?
Sim, apesar de usarem óculos leram bem. 90 e não 60. O primeiro algarismo está direito e não de pernas para o ar. Bem, eu disse pernas para o ar, de que é que estão a rir?

Assim já não sei escrever. É melhor perguntar sem mais delongas. Posso ir ou não ao almoço?

SMM

Joaquim Mexia Alves disse...

SMM

Tu não "podes" vir ao almoço!!!

Tu tens que vir ao almoço, o que é diferente, e constitui um imperativo para quem entrou pela Tabanca do Centro, adentro, pois esta tem sempre as portas franqueadas para toda a gente.

Vais aliás já para a lista, como SMM, mas cuida-te que isto é tudo tropa muito operacional, sobretudo de faca e garfo.

Cá ficamos à espera

O Comandante Arvorado

(Isto é porque o meu pai ainda me deixou uns pinhais! Árvores, estão a entender, seus distraídos ... arvorado!!!)

Anónimo disse...

Camarigo

SERVO MARTIM MONIZ

Vem daí amigo meu que a malta paga-te o almoço!

Do grande amigo e primo EGAS MONIZ, que está farto de andar com a corda ao pescoço.
Põe-te a pau e não te entales à entrada da porta da D. Preciosa, pois o "entalanço" era a tua especialidade...

Até 28!

P.S. Vens de rena ou de cedilha?

Anónimo que não "çassina"

Anónimo disse...

Estou sem tempo e sem palavras, mas respiro e espero fazê-lo até à hora do repasto e mais 50 anos após ele.

Afinal não estava perdido, apenas confuso o nosso SMM, não sabia qual a indumentária para o repasto e é compreensível, dado querer misturar-se com gente "fina" o que é outra coisa diferente daquela brigada do reumático à qual fiquei sem saber se pertence ou não.

Dizendo-se descendente do grande Martim Moniz, que ficou entalado ao meio e não pelo nariz, cheira-me a que vem por não ter conseguido resistir ao cheiro do petisco.

Vamos aguardar,

Um abraço
BS

SMM disse...

Exmºs Srs.

Fico muito grato com o vosso carinhoso acolhimento. Já vi que o meu nome consta da lista. É um nome pequeno e pobre, assim como eu. Já desconfiava que me conheciam, a minha pobreza, já que um anónimo (que o teu olho direito não veja o mesmo que o teu olho esquerdo, basta o do centro ver?) se ofereceu para pagar o almocinho. Bem haja meu amigo, pela sua generosidade!

Mas continuo na mesma.
Qual é a vestimenta. Será que tenho de ir ao Santuário de Fátima alugar um Fatinho de Noivo?
Se não sabiam , ficam a saber: Passe a publicidade, pois que também há para noivas (se for comprado fica mais caro que o aluguer, mas mais barato que nas casas da especialidade e, se houver "borrasca no casamento", a culpa sempre foi da "outra", da primeira noiva, claro.

Já agora. Não há ninguém que passe pela vila de Mata Mourisca, e me dê boleia, já que o Senhor Prior anda a dar leite em pó?

Honra-me muito que o Senhor "çassina" me compare com a família Moniz - houve um muito famoso que tinha uma mulher com a booooooca muito grande, mas parece que não ficou para a história - e, apesar de me chamar de SERVO, aceito esse pronome, já que "pronunciado" por um Grande Senhor.

Eu não sou descendente de Martin Moniz, porem, Vossos Excelências, são descendentes do CONDOR. O Condor não é aquela revista que liam quando eram "putos miúdos".

Condor é aquilo que V. Exªs dizem ao médico de família: condor de cabeça, com dor de pernas, condor de cor.., calma, deixem escrever tudo, com dor de corpo. Então, quando mais velhos, mais malandrecos?

Vamos a ver, vamos a ver, condor de olhos!

Anónimo disse...

Permitam-me uma pequena questão:

Diz naquela coisa onde aparece o coelho, em baixo:

13H00:Concentração em Monte Real, no Café Central / 13H00: Almoço na Pensão Montanha.

Para já vejo que são (Suas Exªs) uns grandes pontos. Utilizam-nos em profusão e sempre aos pares (um em cima do outro);(isto é ponto e vírgula, Lol).

Outro assunto: (dois pontos) Se o almoço é às 13H30 não é aconselhável almoçar antes?

smm
(estou a reduzir-me à minha insignificância, perante tão maravilhosas criaturas)

Joaquim Mexia Alves disse...

Caro SMM

A fatiota para os piriquitos que vêm á primeira vez à Tabanca do Centro, é o Kilt Escoçês, ao qual não pode faltar o tradicional Sporran!

Até porque assim é mais fácil identificar os neófitos!!!

Manuel Reis disse...

Kamarigos:

Confesso-vos que não estava com muita disponibilidade mental para abordar Os SMMs que constam da lista de inscrições para o almoço, mas perante a profusão de nomes desconhecidos, que pela 1ª vez se apresentam, manifesto toda a disponibilidade para analisar a questão e regozijo-me por poder estar presente.

E, já agora, aproveito para dar uma dica sobre o verdadeiro SMM, de quem tanto se fala. Ora vejam: O Miguel precisa de uma foto inovadora,para fazer ronco, na 1ª página do Karas, porque o Manuel Reis já não vai apresentar o seu esbelto joelho.

Ora aí está! Para bom entendedor duas palavras bastam!

Um forte abraço.

Manuel Reis