quarta-feira, 23 de outubro de 2013

P386: LANÇAMENTO DE NOVO LIVRO, NO MUSEU DO ORIENTE



“TODA A CHINA”, DE ANTÓNIO GRAÇA DE ABREU

 Publicitado nestes últimos dias nas páginas do blogue “Luís Graça & Camaradas da Guiné”, decorreu no passado dia 22 o lançamento de nova obra do nosso camarigo António Graça de Abreu, membro da Tabanca Grande e com alguma regularidade conviva nos encontros da Tabanca do Centro em Monte Real e da Tabanca da Linha em Cascais.

O local escolhido para a apresentação – o Museu do Oriente – terá sido o sítio mais adequado ao tema do livro agora lançado, “Toda a China” (Vol. I), escrito por quem, segundo o editor e o apresentador da obra, será “o português que mais bem conhece a China, toda a China”.

Logo nas primeiras palavras de apresentação, Manuel Fonseca – da editora “Guerra e Paz”, que editou a obra - refere a já longa associação do nosso camarada António Graça de Abreu com a sua editora, que remonta ao tempo da sua fundação e incluiu a edição do seu “Diário da Guiné”, culminando agora neste novo livro (e no que se segue, dizemos nós...).. 

Todas as 23 províncias, 5 regiões autónomas, 4 municípios centrais e 2 regiões administrativas especiais, foram visitadas ao longo de trinta e seis anos de jornadas e estadas do autor na China, país imenso, tão grande como a Europa. A sua experiência e o profundo conhecimento adquirido da geografia, história e do património cultural deste país estão bem presentes na obra agora editada. Por essas razões a editora refere o seu grande prazer e honra por ver que esta associação se mantém depois de todos estes anos.

O embaixador João de Deus Ramos, que teve a seu cargo a apresentação da obra, lembrou a amizade que mantém com o autor desde o longínquo ano de 1979, quando chegou à China na abertura da nossa Embaixada em Pequim. 
Não tem dúvidas sobre a afirmação de ser o autor o português que melhor conhece a China, o que aliás é confirmado por esta sua nova obra. Não apenas pelo facto de ele ter chegado a todos os cantos do país, mas antes pelo conhecimento profundo que adquiriu da sua história e das gentes que ali habitam.


Naturalmente uma obra de pouco mais de 360 páginas não pode escalpelizar um país imenso como a China. Assim, o livro é uma acumulação de pequenas histórias passadas nos mais diversos locais, descritas com o estilo e sentido de humor que todos conhecemos deste nosso camarada, e que no seu conjunto dão a conhecer a história, o património cultural, as transformações sociais e políticas e a forma de vida daquele povo.

Rodeado por muitos amigos que quiseram estar presentes nesta apresentação, o António Graça de Abreu pensa já certamente em ver nos escaparates das livrarias o segundo volume, programado para 2014!
                                                                               Miguel Pessoa

Link para fotos da apresentação:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.578507752215631.1073741858.441239522609122&type=1

2 comentários:

joaquim disse...

Ao António Graça de Abreu, um abraço amigo e bem português, daqueles de "fazer barulho".

antonio graça de abreu disse...

Mail que enviei ao Miguel Pessoa a agradecer a reportagem.
Não mereço tanta amizade, ou será que mereço mesmo?
Um bem haja também, um abraço cem vezes maior do que o Cumbijã a todos os camaradas da Guiné que sem lembraram de mim e estiveram comigo neste novo livro.

Mais uma vez, obrigado pela tua presença, e da Giselda.
Foi muito bom ter-vos comigo.
Obrigado também pelas fotos. Estão excelentes.
No Facebook da editora, Guerra e Paz, já
estão mais de uma centena de fotografias do evento.
Tu e a Giselda aparecem.

Foi bonito e o meu livro vai ficar, durante umas décadas.

Abraço aos dois, pela amizade, a disponibilidade, a camaradagem.

António Graça de Abreu