quarta-feira, 16 de outubro de 2013

P382:TERTÚLIAS DOS COMBATENTES, EM LEIRIA




SESSÃO SOBRE A GUINÉ, NO PRÓXIMO DIA 25 DE OUTUBRO

Com a colaboração do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes e organizadas pelo Jornal de Leiria e pela Livraria Arquivo, estão já a acontecer as designadas “Tertúlias dos Combatentes”.

Estas tertúlias têm lugar numa sala da Livraria Arquivo, em Leiria, em dias diversos, conforme programa que anexamos abaixo, tendo a primeira sido realizada no dia 27 de Setembro.

Outras se seguirão, e nomeadamente para a nossa Tabanca do Centro poderá ter especial interesse a “Tertúlia” a realizar no dia 25 de Outubro, pelas 18 horas, e que terá como tema a Guiné.

Para este tema estão convidados para falar e estarão presentes Raúl Castro, Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Jorge Martins, industrial e Joaquim Mexia Alves, "régulo" desta nossa Tabanca do Centro - todos eles combatentes da Guiné.

Quem estiver disponível poderá juntar-se ao grupo para conversar sobre o que foram as nossas vidas pela Guiné e confraternizar um pouco reunindo-se, quem sabe, num jantar depois da sessão.

Lá vos esperamos de braços abertos!

Joaquim Mexia Alves


CICLO DE TERTÚLIAS DOS COMBATENTES
Livraria Arquivo  - Núcleo Leiria Liga Combatentes
A História Somos Nós – Da Guerra Colonial à Manutenção de Paz
  27 Setembro: Como tudo começou? Abordar os primeiros acontecimentos em Angola e a forma como os militares tentaram impor a ordem. Desenvolvimento dos acontecimentos. Caracterização das forças portuguesas e das rebeldes. Como aconteciam os combates. Que estratégia foi seguida.
2.   25 de Outubro: Guiné obriga a duas frentes de combate. Diferenças face à guerra em Angola. O impacto do clima e da especificidade do território. Inimigo mais preparado. Operações de grande escala. Como aconteciam os combates.
3.   29 de Novembro: Combatíamos contra quem? Apoios que os inimigos tinham de países vizinhos e de grandes potências mundiais como a China, os estados Unidos ou a União Soviética. Quer em armamento quer em meios humanos.
    (Adiada para 7 de Fevereiro, por indisponibilidade de um dos oradores)
4.   13 de Dezembro: Guerra disseminada (Moçambique) Em que acreditavam os militares? Propaganda junto da população. Contra-guerrilha. Caracterização das forças portuguesas e das rebeldes. Como aconteciam os combates. Que estratégia foi seguida.
5.   31 de Janeiro: Combater do outro lado do Mundo (India) David contra Golias. Salazar em negação. Derrota sem apelo nem agravo.
6.   28 de Fevereiro: A acção dos três ramos das Forças Armadas Em que situações intervinham cada um? Cooperação em acções. Qual foi mais determinante em cada palco de guerra?
7.   28 de Março: O papel da mulher na guerra Intervenção directa em zonas de combate. Apoio psicológico a partir da metrópole.
8.       23 de Abril: Outras guerras Bósnia, Timor, Afeganistão, Diferenças face à guerra do Ultramar. Principais missões. Condicionantes na acção devido ao material e treino tido. Convivência com os locais e outras forças da ONU.

Sem comentários: