terça-feira, 20 de março de 2012

P200: O QUARTETO DE CORDAS… E O ARTIGO DO BELARMINO

O computador é encerrado com violência, fazendo desaparecer o texto publicado no blogue pelo Belarmino Sardinha, “A idade do Vasco”. “É inconcebível! Quem é este malandro que te põe mais uma série de anos em cima?!”, refila o Comandante da FRELIBU, dirigindo-se ao Vasco da Gama.

“Não ligues, ó FRELI, o Belarmino é um tipo porreiro e só está a ser simpático. Deve ter ido à Wikipédia e confundiu-me com o outro, o da Índia…”

“Pois, mas isto presta-se a mal-entendidos! E ainda por cima escreve de acordo com o NAO… Imagine-se! Falar do teu ‘aspeto’- onde é que já se viu?!” – junta-se a Senhoria d’A ao coro de protestos – “Quem o ‘aspeta’ sou eu aqui com o meu florete!...”

O Almirante Vermelho levanta-se do sofá em que está recostado e junta-se aos outros três – “Bom, é melhor deixarmos passar alguns dias e esperar pelo nosso regresso a Buarkos. Aqui no Algarve vamos é aproveitar o tempo e dar uns mergulhos. Depois de regressarmos pensamos então na forma de ‘fazer a folha’ ao escriba – e já agora aviamos também o editor! Cheira-me a que ali houve um conluio entre os dois…!"  Vendo a excitação dos outros, o Vasco tenta pôr água na fervura: “Vocês também estão a exagerar! O homem até diz que estou bem conservado, portanto vamos ver isto como um elogio. E em vez de estarem p´raqui a barafustar, vamos aproveitar esta oportunidade de me terem acompanhado até ao Algarve e toca a comer um peixinho grelhado à beira-mar!”

Os quatro pegam nos seus skates e “navegam” em grande velocidade até à praia. Vê-se pelo ritmo imposto que o Vasco recupera visivelmente dos efeitos da intervenção cirúrgica a que foi sujeito – e pode-se dizer que são os outros que têm dificuldade em acompanhá-lo.
A tarde passa-se depressa e os quatro já nem se lembram da conversa tida pela publicação do texto relativo à longevidade do Vasco. Afinal, até há liberdade de imprensa… E está na hora de preparar as malas de regresso a Buarkos. Por isso, com grande pena sua, o Vasco começa a embrulhar os três heterónimos – o FRELI, o Almirante e o d’A – metendo-os cuidadosamente dentro da mala. É que a viagem é logo de manhã e há que arrancar cedo para evitar atrasos à navegação…

2 comentários:

Joaquim Mexia Alves disse...

Eh pá, deve ser dificil viajar com tanta bagagem para vestir três vetustas personagens!!!

Ou então vestem todos as roupas do Vasco!!!

Miguel, já me fizeste rir o que é sempre bom!

Grande abraço para todos, até para os virtuais!!!

Hélder Valério disse...

Ora então muito bem!

O Vasco 'Pessoa' (a avaliar pelos seus muitos heterónimos) está a atravessar uma fase de franca recuperação....

E, nem sei bem porquê, palpita-me que hoje foi capaz de ter recarregado a boa disposição com um dose 'tripla'.

Vamos aguardar....

Abraço
Hélder S.