O computador é encerrado com violência, fazendo desaparecer o texto publicado no blogue pelo Belarmino Sardinha, “A idade do Vasco”. “É inconcebível! Quem é este malandro que te põe mais uma série de anos em cima?!”, refila o Comandante da FRELIBU, dirigindo-se ao Vasco da Gama.
“Não ligues, ó FRELI, o Belarmino é um tipo porreiro e só está a ser simpático. Deve ter ido à Wikipédia e confundiu-me com o outro, o da Índia…”
“Pois, mas isto presta-se a mal-entendidos! E ainda por cima escreve de acordo com o NAO… Imagine-se! Falar do teu ‘aspeto’- onde é que já se viu?!” – junta-se a Senhoria d’A ao coro de protestos – “Quem o ‘aspeta’ sou eu aqui com o meu florete!...”
O Almirante Vermelho levanta-se do sofá em que está recostado e junta-se aos outros três – “Bom, é melhor deixarmos passar alguns dias e esperar pelo nosso regresso a Buarkos. Aqui no Algarve vamos é aproveitar o tempo e dar uns mergulhos. Depois de regressarmos pensamos então na forma de ‘fazer a folha’ ao escriba – e já agora aviamos também o editor! Cheira-me a que ali houve um conluio entre os dois…!" Vendo a excitação dos outros, o Vasco tenta pôr água na fervura: “Vocês também estão a exagerar! O homem até diz que estou bem conservado, portanto vamos ver isto como um elogio. E em vez de estarem p´raqui a barafustar, vamos aproveitar esta oportunidade de me terem acompanhado até ao Algarve e toca a comer um peixinho grelhado à beira-mar!”
Os quatro pegam nos seus skates e “navegam” em grande velocidade até à praia. Vê-se pelo ritmo imposto que o Vasco recupera visivelmente dos efeitos da intervenção cirúrgica a que foi sujeito – e pode-se dizer que são os outros que têm dificuldade em acompanhá-lo.
A tarde passa-se depressa e os quatro já nem se lembram da conversa tida pela publicação do texto relativo à longevidade do Vasco. Afinal, até há liberdade de imprensa… E está na hora de preparar as malas de regresso a Buarkos. Por isso, com grande pena sua, o Vasco começa a embrulhar os três heterónimos – o FRELI, o Almirante e o d’A – metendo-os cuidadosamente dentro da mala. É que a viagem é logo de manhã e há que arrancar cedo para evitar atrasos à navegação…
2 comentários:
Eh pá, deve ser dificil viajar com tanta bagagem para vestir três vetustas personagens!!!
Ou então vestem todos as roupas do Vasco!!!
Miguel, já me fizeste rir o que é sempre bom!
Grande abraço para todos, até para os virtuais!!!
Ora então muito bem!
O Vasco 'Pessoa' (a avaliar pelos seus muitos heterónimos) está a atravessar uma fase de franca recuperação....
E, nem sei bem porquê, palpita-me que hoje foi capaz de ter recarregado a boa disposição com um dose 'tripla'.
Vamos aguardar....
Abraço
Hélder S.
Enviar um comentário