quarta-feira, 14 de outubro de 2020

P1254: PARA RECORDAR... (PARTE 1)

BISSAU, CIDADE COLONIAL DOS ANOS 60/70

Uma publicação surgida há já dez anos no Blogue “Luís Graça & Camaradas da Guiné”, que agora reeditamos com algumas adaptações e que tem por base a extensa colecção de fotos disponibilizadas pelo nosso camarigo Agostinho Gaspar, em que podemos ver algumas zonas mais relevantes da cidade de Bissau nos já distantes anos 60/70 do século passado. Para os mais saudosistas recordarem…

Os bilhetes postais pertencem à edição “Foto Serra” da Colecção “Guiné Portuguesa”, que aqui publicamos com a devida vénia e um agradecimento especial ao Agostinho Gaspar, pela sua disponibilidade.

Vista aérea de Bissau, tendo em primeiro plano o Palácio do Governador 
e a Praça do Império.
Monumento ao Esforço da Raça, na Praça do Império.
Avenida Carvalho Viegas, local de grande comércio.
Praça Honório Barreto e Hotel Portugal.
Palácio do Governador e Câmara Municipal.
Vista parcial da cidade, vendo-se ao longe o Ilhéu do Rei.
Ponte-cais de Bissau, com o monumento a Diogo Cão em primeiro plano.
Avenida da República, vendo-se ao fundo o Palácio do Governador 
à direita a Catedral de Bissau.

Com a devida vénia à "Foto Serra" (autora das fotos), Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (que reproduziu as fotos em Post há 10 anos) e ao Agostinho Gaspar (que as comprou... e disponibilizou).
Os editores


4 comentários:

Juvenal Amado disse...

Conheci mal Bissau mas lembro-me de alguns destes sítios. Nas fotos são imagens bem tropicais e aprazíveis mas só me lembro do céu de chumbo o calor infernal e mar barrento.

Hélder Valério disse...

Dizem que "recordar é viver".
Pois é verdade. Pelo menos é "reviver".

As fotos fazem-me recordar como era agradável percorrer essas ruas, esses lugares.
Muitas vezes o fiz, caminhando sozinho, para apreciar, para pensar.
É bom recordar.

Hélder Sousa

Anónimo disse...

Gostei de rever estes postais e bem me lembro destes locais.
Causou-me alguma saudade revê-las. Tempos da minha juventude.
Obrigada.
Um abraço,

Mª Arminda

Valdemar Silva disse...

Estas fotografias devem ser de 1965 ou anteriores, e faltando mais uns tropas pelas ruas são iguais à Bissau que eu conheci em 1969/70.
Pena não aparecer imagens da rua onde ficavam os aparelhos da meteorologia e em frente havia uma Pensão em que eu costumava ficar.
Bons tempos, tinha vinte e poucos anos.

Abraço
Valdemar Queiroz