sábado, 6 de maio de 2017

P908: REVISTA "KARAS" DE MAIO


O Manuel "Kambuta" Lopes parece apontar o caminho para a festa... Bom, ele deve saber do que fala, pois estava a jogar em casa...

O JERO na foto com três dos responsáveis pela organização do XII Encontro da Tabanca Grande - Miguel Pessoa, Carlos Vinhal e Joaquim Mexia Alves.

A partir das 10H00 o pessoal começou a juntar-se junto à fachada do Monte Real Palace Hotel, na rampa de acesso às Termas.

As senhoras são presença habitual nestes eventos - e aqui conhecemos algumas que são habituais nos encontros da Tabanca do Centro, como a Giselda, Hortense Mateus e Gina Marques.

Dois casais do Centro: a Amélia e o Almiro Gonçaves posam ao lado da Hortense Mateus e Manuel "Kambuta" Lopes.

O Agostinho Gaspar não podia faltar. Aqui à conversa com o Jorge Canhão (que já tem aparecido nos nossos convívios) e o Almiro Gonçalves (presença habitual),

O Diamantino Ferreira e a Emília tomaram-lhe o gosto e estiveram também presentes na festa da Tabanca Grande. Aqui à conversa com um homem do Norte, o David Guimarães e esposa Lígia.

O Luís Lopes Jorge estava feliz e manteve um diálogo prolongado com o Virgínio Briote, antes e durante o almoço.

Duas enfermeiras paraquedistas ladeiam a esposa do Jorge Canhão, Maria de Lurdes. A Maria Arminda tinha vindo de manhã de Setúbal à boleia do casal Canhão, a Giselda Pessoa já lá estava de véspera...

Outro homem do Norte, o Eduardo Magalhães Ribeiro, um dos editores do blogue "Luís Graça & Camaradas da Guiné", põe a conversa em dia com a Giselda e o JERO.

E estava na hora de se avançar para os aperitivos, que foram servidos no exterior dadas as condições meteorológicas favoráveis, coisa que não tinha acontecido no Encontro anterior...

Finalmente, o pessoal ocupou as mesas para o almoço, cada uma delas com 10 participantes. A Maria Arminda optou por se manter junto dos companheiros de viagem - aqui com o Helder Valério Sousa e a Maria de Lurdes Canhão (tudo muito setubalense...).

Este camarada da esquerda tem uma história interessante, Chegou agora ao nosso contacto através do Agostinho Gaspar, tendo-se identificado então como antigo companheiro do Miguel Pessoa e António Matos nos velhos tempos da Guiné (o que não nos elucidou absolutamente nada...). É que ele agora é conhecido como Silvino Oliveira e naquele tempo era o Correia (Silvino Correia d'Oliveira, de seu nome completo). Vêmo-lo aqui durante o almoço, partilhando a mesa com o António Matos, num mini-grupo de pessoal da Força Aérea.
O Silvino já nos prometeu ser futuramente um assíduo participante nos convívios da Tabanca do Centro em Monte Real. Se ele até mora em Leiria...

E a propósito de grupos: Também o pessoal da Tabanca da Linha organizou a sua mesa; vemos aqui o António Maria Silva com o seu inseparável Smartphone, junto ao José Miguel Louro e esposa Maria do Carmo.

Ainda na mesma mesa o casal Moreira, Irene e Luís, e o Casal Marques, Fernando e Gina.

Finalmente (eram realmente muitos...) a esposa do António Maria Silva, Maria de Lurdes, e o casal Loureiro Pinto, Ana Maria e Jorge. Todo este pessoal da Linha é presença bastante assídua nos encontros da Tabanca do Centro... e não só...


Isto é tudo pessoal do Norte - Na primeira foto, o Joaquim Peixoto, José Manuel Cancela e José Manuel Lopes, na segunda foto o Eduardo Magalhães Ribeiro e filho, também Eduardo, mais o indispensável (e único...) José Casimiro Carvalho.

No final do almoço foram chamados ao palco os camaradas que completavam as dez presenças em Encontros Nacionais da Tabanca Grande. Vemos aqui os homenageados: Eduardo Campos, Helder Valério Sousa e Jorge Canhão.

E, dada a coincidência de datas com o aniversário da Giselda, houve oportunidade para uma récita de um soneto alusivo, da autoria do Régulo da Tabanca Grande, Luís Graça, e o canto dos tradicionais "Parabéns a Você" pela assistência...

Os petiscos do lanche tinham um óptimo aspecto - como parece comprovar o Casimiro Carvalho - e proporcionaram um fim de tarde agradável... e prolongado, para alguns mais resistentes.

A organização do XII Encontro Nacional da Tabanca Grande - Luís Graça, Carlos Vinhal e Joaquim Mexia Alves - deve dar-se por satisfeita com o êxito de mais esta edição. E para o ano há mais, onde quer que seja...
................................................................................................

Nota: Revista editada com recurso a fotos disponibilizadas pelo Miguel Pessoa e Manuel "Kambuta" Lopes. Agradecemos a este último a colaboração prestada.

3 comentários:

Hélder Valério disse...

Pois sim senhor! Ora bem!

Mais uma bela foto-reportagem a que a "Karas" já nos habituou.
Está lá tudo... o início com a chegada das pessoas, os encontros e reencontros, os grupos informais, as conversas a serem colocadas 'em dia', os convívios, os grupos, as homenagens, os alimentos decorados, enfim a sequência lógica que permite a quem não esteve presente ter uma boa percepção do que e como decorreu.

E para o ano há mais, como diz o artigo.
Oxalá consigamos marcar presença pois as 'más notícias' estão constantemente a aparecer.
Por isso não devemos desperdiçar estas ocasiões para celebrar a amizade e a Vida.

Abraços
Hélder Sousa

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras do Kamarada Hélder Valério. Bora viver que para o ano há mais.
E, mais uma vez, um abraço de gratidão ao Miguel Pessoa pela sua excelente revista KARAS.
Abraços para todos e fiquem bem,
~JERO

Anónimo disse...

Mais uma boa reportagem da Revista Karas, a que já estou habituada.
Obrigada ao Miguel Pessoa, sempre atento às movimentações do pessoal.
Foi a primeira vez que fui ao Encontro Nacional da Tabanca Grande, que gostei e aproveito para dar os parabéns à organização.
Para o ano se tiver de boa saúde o casal Jorge Canhão e esposa, me oferecerem companhia e boleia, lá estarei.
Um abraço.
M Arminda