segunda-feira, 19 de setembro de 2016

P820: HISTÓRIAS CURTAS DAS TERMAS DE MONTE REAL - 4


ACÇÕES BEM INTENCIONADAS…
MAS MAL SUCEDIDAS…

Nos anos 70, o Hotel tinha um Bar, (que fora instalado na antiga sala do bilhar), com uma esplanada para um espaço que ficava entre o edifício do Hotel e a Rua Dr. Oliveira Salazar, mesmo em frente do cinema de Monte Real.

Essa esplanada do Bar ficava, obviamente, junto às janelas de alguns quartos da chamada então, “parte nova”.

Essas janelas tinham umas floreiras que nunca tinham sido ocupadas pelos vasos que as enfeitariam.

Ora um dia em que eu estava sentado na esplanada, esperando a hora do almoço, veio ao meu nariz um cheiro desagradável, e logo tentei encontrar o motivo para tal.

Os meus olhos fixaram-se numa espécie de pequena bacia, que estava na floreira de uma das janelas de um dos quartos do rés-do-chão.

Fui ver o que continha a bacia, e verifiquei que era uma espécie de lama de mau aspecto, que deitava um cheiro muito desagradável.

Julguei ser uma graça de mau gosto de alguém que por ali tinha passado e chamei um dos recepcionistas, dando-lhe ordem para ir ao quarto e atirar fora aquele objecto estranho e mal cheiroso.

Ele assim fez, claro!

Passadas umas horas veio ter comigo e disse-me: 

“Arranjámo-la bonita”!

Perguntei porquê, e ele respondeu-me dizendo que aquela bacia e aquela lama mal cheirosa eram da senhora que estava naquele quarto, e a lama era, nada menos nada mais, uma máscara de beleza que ela costumava colocar à noite na cara!!!

Arranjaram-se as desculpas necessárias e suficientes, logicamente, mas não foi possível substituir a dita cuja lama de beleza!!!

Joaquim Mexia Alves


1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo Joaquim. As aparências às vez s iludem-nos.
Afinal o que era tão útil à senhora... Pensou que era uma grande porcaria.
Gostei dessa partida.
Um abraço.
M. Arminda