O nosso camarada Zé Belo
enviou-nos lá dos confins da Lapónia um link para um texto publicado em http://www.whychristmas.com/customs/hanukkah.shtml,
que nos dá a conhecer o Hanukkah, um evento judeu que ocorre em datas próximas
das do nosso tradicional Natal. O texto está em inglês e tivemos a iniciativa
de o traduzir. Esperamos que a versão portuguesa não fuja muito à mensagem
original…
HANUKKAH
– O FESTIVAL JUDAICO DE LUZES
Hanukkah é o Festival das luzes judaica,
e recorda a rededicação a Deus do segundo templo judeu em Jerusalém. Isto
aconteceu nos 160s A.C. (antes do
nascimento de Jesus). Hanukkah é a palavra judia para dedicação.
O Hanukkah dura oito dias e começa no
dia 25 de Kislev, o mês do calendário judaico que ocorre quase simultaneamente
com o mês de dezembro. Porque o calendário judaico é lunar (ele usa a lua nas suas
datas), o Kislev pode acontecer desde final de novembro até ao final de
dezembro.
Em 2015 o Hanukkah vai da noite de
domingo, 6 de dezembro, até à noite de segunda-feira, 14 de dezembro. Já em 2016 o Hanukkah será a partir na
noite de sábado, 24 de dezembro até à noite de domingo, 1º de Janeiro.
Durante o Hanukkah, em cada uma das oito
noites, uma vela é acesa num menorah (candelabro)
especial chamado “hanukkiyah”. Há uma nona vela especial chamada a vela shammash ou serva, que é usada para
acender as outras velas. A shammash
está normalmente no centro das outras velas, numa posição mais elevada.
Na
primeira noite uma vela é acesa, na segunda noite serão duas, até que todas
estão acesas na oitava e última noite do festival. Tradicionalmente as velas são
acesas da esquerda para a direita. Uma bênção especial, agradecendo a Deus, é
dita antes ou depois de acender as velas e um hino judaico especial é habitualmente
cantado.
O candelabro é colocado na janela da frente das casas para que as
pessoas que passam ver as luzes e relembrar a história do Hanukkah. Muitas
famílias judias têm uma menorah
especial e celebram o Hanukkah.
O Hanukkah é também um tempo para dar e
receber presentes, muitas vezes dados em cada uma das noites. Muitos jogos são
jogados durante a época do Hanukkah. O mais popular é o pião (iídiche) ou
sivivon (Hebraico). Tem quatro lados com
uma letra Hebraica em cada lado. As quatro letras são as primeiras letras da
frase “Nes Gadol Hayah Sham”, que significa “Um grande Hayah (milagre) aconteceu lá“. Em Israel o “lá” mudou para “aqui”,
por isso diz-se “Nes Gadol Hayah Po”.
O jogador coloca uma peça (moeda, noz ou
moeda de chocolate) num pote e o pião é girado. Se surgir a letra “nun” (נ) nada
acontece, se for “gímel” (ג) o jogador ganha o conteúdo do pote, se for “hay”(ה)
ganha metade do pote e se for “shin” (para “lá” ש) ou “pe” (para “aqui” פ) tem
que colocar outra peça no pote e passa a vez à próxima pessoa.
Alimentos fritos em óleo são
tradicionalmente consumidos durante o Hanukkah. Os favoritos são “latkes” (panquecas
de batata) e “sufganiyot” (donuts fritos) que são
enchidos com compotas/geleias e polvilhados com açúcar.
A HISTÓRIA POR TRÁS DO HANUKKAH
Cerca de 200 A.C., Israel era um estado
no Império Selêucida (um Império governado sob a lei grega) e sob as ordens do
rei da Síria. No entanto, eles podiam seguir a sua religião e suas práticas. Em
171 A.C. surgiu um novo rei chamado Antiochus IV, que também se intitulava “Antiochus Epíphanes”, que significa “Antiochus
o Deus visível”. Antiochus queria que todo
o Império seguisse o modo de vida grego
e a religião grega, com todos os seus deuses. Alguns dos judeus queriam ser
mais gregos, mas a maioria queria permanecer judeu.
O irmão do sumo sacerdote judeu queria
ser mais grego, então ele subornou Antiochus para que fosse ele o novo sumo
sacerdote em vez do seu irmão, o qual foi morto! Três anos mais tarde outro
homem subornou Antiochus ainda mais para se tornar o sumo sacerdote! Para pagar
o suborno, roubou alguns dos objetos de ouro que eram usados no templo judeu.
A caminho de casa, depois de se retirar
de uma batalha, Antiochus parou em Jerusalém e descarregou toda a sua raiva sobre
a cidade e sobre o povo judeu. Ele ordenou que as casas fossem queimadas, e
dezenas de milhares de judeus foram mortos ou tornados escravos.
Antíochus
passou então a atacar o Templo judaico, o edifício mais importante em Israel para os judeus. Os soldados sírios
levaram todos os tesouros do Templo e no 15 de Kislev 168 AC Antíochus colocou
uma estátua do Deus grego Zeus no centro do Templo judeu (mas tinha o rosto de
Antíoco!). Em seguida, no 25 de Kislev ele profanou o lugar mais sagrado no
templo e destruiu os pergaminhos sagrados judaicos.
Antiochus proibiu então a prática da fé
e religião judaica (se fossem descobertos eram mortos com toda a família) e
transformou o templo num santuário para Zeus. Houve muitos judeus mortos por
sua fé. Em breve se iniciou uma rebelião judaica.
Tudo começou quando um antigo sacerdote
judeu, chamado Mattathias, foi forçado a fazer uma oferenda a Zeus em sua
aldeia. Ele recusou-se a fazê-lo e matou um soldado Sírio! Os filhos de
Mattathias juntaram-se a ele e mataram os outros soldados na aldeia. Mattathias
era um homem velho e morreu pouco depois deste acontecimento, mas o seu filho
Judah assumiu então o comando dos combatentes da liberdade. Judah era apelidado
de “Maccabee” , que vem da palavra hebraica para “martelo”. Ele e suas tropas
refugiaram-se em cavernas e mantiveram uma guerra clandestina durante três
anos. Defrontaram então os sírios em campo aberto e derrotaram-nos.
Quando regressaram a Jerusalém o templo
estava em ruínas, ainda ali se mantendo a estátua de Zeus/Antiochus. Limparam
então o Templo, reconstruiram o altar judeu e no 25 de Kislev 165AC,
exactamente três anos depois dos primeiros acontecimentos, o altar e o Templo
foram novamente dedicados a Deus.
Há várias teorias sobre a razão de o
Hanukkah ser celebrado durante oito noites. Uma lenda diz que quando Judah e os
seus seguidores chegaram ao Templo havia apenas óleo suficiente para queimar
por uma noite, mas que ardeu durante oito noites. Outra história diz que eles
encontraram oito lanças de ferro e, colocando-lhe velas, usaram-nas para
iluminar o templo.
O HANUKKAH E O NATAL
As datas do Hanukkah e do Natal estão
associadas pois o 25 de Kislev foi a data em que o Templo foi novamente
dedicado a Deus e a nova Igreja escolheu o 25 de Dezembro pois assumiu o
aniversário do deus grego Zeus e do deus romano Júpiter.
1 comentário:
Muito interessante esta narrativa do José Belo, que eu desconhecia.
Obrigada pelo texto. Fiquei culturalmente, mais rica.
Desejo-lhe um Bom Ano e novos textos. Muita saúde e paz.
Um abraço.
Mª Arminda
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