quinta-feira, 13 de novembro de 2014

P569: EM ALCOBAÇA, NO PASSADO DIA 8 DE NOVEMBRO



JERO APRESENTOU O SEU NOVO LIVRO

Reproduzido do “Cister”, semanário de referência nos concelhos de Alcobaça e Nazaré, 
com a devida vénia ao semanário e a Joaquim Paulo, que escreveu


José Eduardo Reis de Oliveira, mais conhecido por JERO, apresentou este sábado [8NOV] o livro sobre a "Família Coelho", no Armazém das Artes.


Perante dezenas de familiares, o autor mereceu diversos elogios pela sua intensa atividade literária. Madalena Tavares, que apresentou a obra de genealogia, frisou que JERO "não sendo historiador, é das pessoas que mais tem contribuído para escrever a história de Alcobaça", salientando que o livro resultou de "um trabalho de pesquisa exaustivo".

"Eu jamais me atreveria a fazer um trabalho destes sem uma  aplicação informática, que sei que o José Eduardo não tinha", salientou.


O arquiteto Manuel da Bernarda, o primeiro elemento da família dos Coelhos a obter o grau de licenciatura, também teceu elogios ao primo, notando que é graças a pessoas como o JERO que a história se escreve. "Há uma memória da terra e somos testemunhos vivos. A história passa depressa, a memória dura 60, 70 e se não for contada fica muito mais difícil escrever a história".

O livro "Família Coelho" tem 575 páginas e identifica 357 pessoas.


Incluímos aqui um texto lido numa rádio de Alcobaça, onde o nosso camarigo JERO 
foi entrevistado na manhã da apresentação do seu livro:


"O mais recente e muito volumoso trabalho do jornalista / escritor, homem de olhares e de memórias que gosta de passar ao papel: para que conste, para que se eternizem. E um livro é isso: um registo eterno. José Eduardo Reis de Oliveira conta histórias, relata factos, fala de pessoas. E são muitas as que constam nesta obra cujo nome abarca em 575 páginas, 357 membros da "Família Coelho".

Retrato de seis gerações em sete ramos Moleiros/ artistas do ferro/ "bombistas" /republicanos/ donas de casa/ mães de família /desportistas/ maestros / artistas / políticos / comerciantes/ empresários / médicos / arquitectos /excêntricos/ Maus feitios /gente anónima/ notáveis / pobres / ricos/ gente boa  "Os Coelhos".

Nesta obra de Genealogia, o JERO estafou-se em pesquisas, esfalfou-se em trabalho, tanto que até a ele próprio faz confusão ter conseguido chegar ao fim. Não foi só a ele. Eu mesma me senti confusa ao tomar conhecimento de tão numerosa família.    

Ancorado no avô "Porraditas" o José Eduardo desenrolou um novelo de descendentes cuja memória permanecerá neste livro "A Família Coelho" da qual é digno representante o meu convidado de hoje.

Bem-vindo José Eduardo Reis de Oliveira."



4 comentários:

Joaquim Mexia Alves disse...

Grande amigo, grande Jero, que pena eu tive de não poder estar presente.

És um homem feliz!

Tens família, tens amigos, tens uma cidade, tens "milhentas" razões para entreteres e dares valor à tua vida, e deixas marca em todos.

Tens sobretudo Deus, e essa é uma grande diferença.

Um abraço forte e amigo do
Joaquim

Hélder Valério disse...

Parabéns, Jero

Parece, pelo que ouvi, de um trabalho de fôlego...

Abraço
Hélder Sousa

Anónimo disse...

Parabéns amigo Jero. Pelo que ouvi e li foi um trabalho de um "Grande Gigante", que bem ultrapassou o "Cabo das Tormentas", mas por terra. Como tentei recolher dados da minha família e só de duas gerações e incompletas, percebo o grande trabalho que levou a cabo para a feitura do livro. Alcobaça tem um verdadeiro historiador. Não me foi possível estar presente. Um abraço, Mª Arminda

Anónimo disse...

Muito obrigado. À Maria Arminda e aos sempre presentes Joaquim Mexia Alves e Hélder Sousa. E ao "invisível" Miguel Pessoa.Até sempre. JERO