sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

P160: FAP HOMENAGEIA ENFERMEIRAS PARAQUEDISTAS

8 comentários:

Carlos Pinheiro disse...

Esta coisa das homenagens, mesmo que tardias são sempre importantes e são sempre bem recebidas porque normalmente, como é o caso, o(a)s honegeado(a)s são sempre pessoas simples que se capacitaram que as suas missões altruistas eram para cumprir e foram cumpridas.
Mas neste caso só quem por lá passou, e especialmente quem foi socorrido por esses "anjos do céu" como muitos lhes chamavam, mas também, e perdoem-me por estar nesse grupo alargado, quem tinha por missão encaminhar essas mensagens trágicas com pedidos de evacuações áreas, sabe bem dar o valor a quem o tem. Elas bem merecem todo o respeito, toda a admiração, toda a estima de todos e até daqueles que têm andado esquecidos do que foi a guerra e do que sofreram os combatentes. E este caso das enfermeiras-paraquedistas é um caso mais que emblemático. Um grande abraço a todas elas que foram e são sem dúvida grandes mulheres.
Carlos Pinheiro
09.12.11

Anónimo disse...

Mais do que merecida esta homenagem às nossas Camaradas Enfermeiras Paraquedistas!

Por muito que se escreva sobre o papel que desempenharam,serão poucas as palavras para reconhecer o seu brio, o seu pundonor e a sua coragem, presenças constantes nas piores situações de guerra que muitos de nós vivemos.

Gostaria até de deixar à consideração da nossa Tabanca do Centro da possibilidade de convidarmos número significativo dessas senhoras para que um dia possam estar presentes numa das nossas reuniões.

Cumprimentos respeitosos a todas elas.

Vasco Augusto Rodrigues da Gama

Anónimo disse...

Camarigos
Estes "anjos do céu" merecem de facto todo o respeito e admiração e todas as homenagens lhes são devidas. Subsrevo entusiasticamente a proposta do nosso Almirante Vasco da Gama.
Um abraço de Alcobaça,
JERO

Joaquim Mexia Alves disse...

Só agora cheguei a casa.

Em primeiro lugar quando o Miguel me informou que ia publicar este texto, logo lhe disse que era uma homenagem merecida e devida, e muito mais até por termos a felicidade de contar entre nós, atabancados ao centro, uma atabancada alvo também desta homenagem.

Somos um povo generoso, (ou pelo menos fomos), e as "nossas" mulheres portuguesas não quiseram deixar sozinhos os seus "homens" e deram também de si tudo o que tinham para dar, como verdadeiros "anjos do céu".

Por isso junto-me á homenagem e junto-me à proposta do Vasco da Gama, pedidno à Giselda e ao Miguel que deitem mãos a mais esse "trabalho".

Um beijo enorme à Giselda e a todas as suas camaradas de armas, nossas camrigas, e um abraço para todos

Anónimo disse...

Camaradas amigos,Carlos Pinheiro, Vasco Gama, Jero e Mexia Alves, não esquecendo o meu especial amigo, Miguel Pessoa que à velocidade de cruzeiro pilotando este "jacto virtual", vos deu conhecimento desta linda e sentida homenagem com que a nossa Força Aérea,nos brindou no passado dia 7 de dezembro. Neste momento, venho agradecer-vos em nome de todas as enfermeiras paraquedistas,pela forma carinhosa como nos tratais.
Infelizmente não são muitas as vezes que venho aos Blogues e à Tabanca do Centro foi a primeira. Tem um lindo visual que a todos nos recorda aquela Guiné, que de uma ou outra forma, nos liga sentimentalmente uns aos outros.
Aproveito para desejar um Feliz Natal e votos de que o Novo Ano não seja tão escuro, como se prevê e nasça como radioso como o Sol Africano.Um abraço da Mª Arminda

Hélder Valério disse...

Caros amigos

Esta homenagem, independentemente de se considerar tardia, ou não, é justíssima e é também uma outra forma de, através delas, relembrar que 'a guerra existiu'.

Quanto à sugestão/proposta do VGama é de facto muito interessante e merecedora de ser concretizada.

Abraços
Hélder Sousa

Joaquim Mexia Alves disse...

Camariga Maria Arminda

Assim nos tratamos, pois somos camaradas e amigos, é um enorme prazer tê-la aqui connosco.

Se alguém merece/merecia uma homenagem de todos nós, são sem dúvida as "nossas" Enfermeiras Páraquedistas, que tanto deram por nós, e que tantas vidas com certeza salvaram pela sua rápida intervenção.

E não só pela competência profissional, mas pela sua presença feminina, digamos maternal, junto daqueles que nesses momentos sofriam os horrores da guerra na sua própria pele.

Gostariamos muito, (conforme a ideia do nosso Vasco da Gama), de vos ter connosco num dia destes nossos encontros.

Julgo que a Giselda e o Miguel se encarregarão de organizar tal encontro.

Para si e todas as enfermeiras paraquedistas um Feliz e Santo Natal, e um Ano Novo cheio das maiores venturas.

Anónimo disse...

Tenho estado a ler avissa correspondência e vejo que sois um grupo bem disposto, onde impera a sã sátira, com grande camaradagem.Pode ser que eu possa ir um dia,conhecer-vos com todo o gosto. Desculpem-me por vos ter apelidado de "Marados". Li mal e final são os "Marretas". Um abraço e continuem com essa boa disposição futobolística e gastronómica. Mª Arminda