Nunca pensei encontrar na nossa Tabanca poetas tão proficuos. Mas como sou do Sporting e não sei versejar, aqui vai um pouco da História do grande Sporting de Portugal: Sporting: A GRANDEZA DE UM CLUBE
- Ocultar citação -
20 factos
1. O SPORTING é o único grande Clube nacional que não alterou o seu ano de fundação.
2. O SPORTING é o único Clube do Mundo que, neste momento, tem dois museus oficiais (Lisboa e Leiria).
3. O SPORTING possui o Jornal de clubes mais antigo do Mundo (o primeiro número foi publicado a 31 de Março de 1922).
4. O SPORTING detém o jogador mundial com melhor média de golos em jogos do Campeonato Nacional (Fernando Peyroteo com 1,68 golos/jogo).
5. O SPORTING cedeu o 1.º jogador português à Selecção da Europa: José Travassos em 1955 (vitória da Selecção da Europa à Inglaterra por 4-1, em Belfast).
6. O SPORTING é, actualmente, o único Clube mundial que formou dois FIFA World Player: Luis Figo (2001) e Cristiano Ronaldo (2008).
7. O SPORTING desde o início das competições europeias de clubes, só é ultrapassado em n.º de participações pelo Real Madrid (54) e Barcelona (53). Os Leões somam 51.
8. O SPORTING apontou o 1.º golo na Taça dos Clubes Campeões Europeus, em futebol: João Martins frente ao Partizan de Belgrado, a 4 de Setembro de 1955.
9.O SPORTING tem 22 taças europeias conquistadas, o Real Madrid 26 e o Barcelona 66. No entanto, somente os «leões» e o Barcelona venceram em quatro modalidades distintas.
10. O SPORTING ainda hoje detém recordes nos títulos europeus conquistados (excepto andebol): » Atletismo: Único Clube europeu com vitórias em pista e cross: por 2 vezes sagrou-se hexacampeão em cross. » Hóquei em patins: Maior goleada de sempre por 33-1 ao H. Gujan (França), nos quartos-de-final da Taça CERS, em 1983/1984. » Futebol: Maior goleada de sempre por 16-1 ao Apoel Nicósia (Chipre), nos oitavos-de-final da Taça dos Vencedores das Taças, em 1963/1964.
11. O SPORTING é o 2.º Clube europeu com maior n.º de atletas olímpicos (109 até Pequim'08) a seguir ao Barcelona. No entanto, estes 109 atletas «leoninos» actuaram em 10 modalidades distintas e, os do Barcelona, apenas em seis.
12. O SPORTING é o único Clube nacional (e dificilmente haverá outro na Europa e no Mundo), que nos últimos 48 anos teve atletas em todos os Jogos Olímpicos realizados.
13. O SPORTING, desde que existe o Comité Olímpico Português, esteve em 24 dos 28 Jogos Olímpicos realizados (apenas ausente em 1920, 1934, 1936 e 1956).
14. O SPORTING é a equipa portuguesa com mais medalhas olímpicas conquistadas (8 no total: 3 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze).
15. O SPORTING teve o 1.º atleta nacional a participar nos Jogos Olímpicos (António Stromp, em Estocolmo - 1912), bem como o 1.º atleta nacional a conquistar uma medalha de Ouro (e a ouvir o Hino Nacional): Carlos Lopes em Los Angeles - 1984 -, na difícil prova da maratona.
16. O SPORTING detém a maior goleada da história dos Campeonatos de Portugal (18-0 ao Torres Novas, em 1927/1928), dos Campeonatos Nacionais (14-0 ao Leça, em 1941/1942) e das Taças de Portugal (21-0 ao Mindelense, em 1970/1971).
17. O SPORTING detém o recorde de golos (por equipa) numa só época do Campeonato Nacional: 123 golos em 26 jornadas (época 1946/1947) com uma média fantástica de 4.7 golos por partida.
18. O SPORTING, segundo uma reportagem da BBC, está num patamar superior ao Ajax: "O clube holandês é considerado um clube de topo na formação. Um estatuto apenas igualado pelo Sporting. Os «leões» possuem, no entanto, uma Academia mais bem apetrechada".
19. O SPORTING é o Clube que mais jogadores cedeu à Selecção Nacional em fases finais do Campeonato do Mundo de futebol (24 no total vs 21 do Benfica e 18 do Porto).
20. O SPORTING assume a sua dimensão mundial quando exibe 380 Núcleos, Filiais e Delegações espalhados pelos cinco continentes, sendo o único Clube nacional com esta presença universal e verdadeiramente global.
Face ao acima relatado para memória futura, e para acabar a conversa, só desejo que os poetas possam fazer companhia ao Mexia numa grande desgarrada. Um abraço Carlos Pinheiro 10.12.11
Não posso, não tenho jeito nenhum para a poesia, embora goste bastante, não tanto por causa das rimas (ou não) mas pela capacidade de se dizer qualquer coisa de uma forma simbólica ou parabólica, não posso dizia, tentar sequer ombrear com tão profícuos versejadores, rimadores, poetas, etc.
Por isso, para além de dizer que "sim senhor, belos vates o famoso cozido tem proporcionado", aproveito a ocasião para dizer ao Carlos Pinheiro que uma das coisas que o Sporting não tem é o "maior estádio do mundo". Isso é, ao que me disseram, uma pequena vaidade do nosso Belenenses, e sabem porquê? Ao que me revelaram "porque nunca encheu!". E esta hein, sabiam? Aposto que não! É só 'coltura'...
Ao Helder Valério Essa do Estadio dos Pasteis, não é bem assim. Já lá estive há muitos anos com aquilo cheio. Foi por duas vezes num Festival Luso Britânico, um Tatoo Militar por altura da visita da Rainha Isabel, pesno que em 1956. Pelo menos dessas vezes aquilo encheu. E já agora, é de facto o Estádio com a vista mais bonita, ali sobre o Tejo. O Belenenses é também uma equipa simpática. Um abraço Carlos Pinheiro
Com tanto engenho e arte de Vossas Senhorias até as minhas renas ficam...aluadas!( PS/Gostaria de mandar os tais "abracos" a todos,mas falta sempre a put. da cedilha nestes computadores assuecados.Poderäo calcular que um dos passatempos nesta natureza envolvente é pegar na carabina e arranjar uns assados de alce.Mas como descrever aos amigos?Vou passar umas horas a CACAR?E como quero umas perdizes da neve levo comigo a CACADEIRA?....Säo grandes os problemas de um Lusitano-Lapäo!)
Que dizer destes senhores comensais que, depois de bem comidos (salvo sejam) e bebidos fazem a digestão desta forma, "arrotando" versos sem fim. versos, quadras que rimam com sentido, há boa maneira portuguesa e que tão cheios estão que, mesmo depois de darem o assunto por encerrado, continuam com a pica ou sei lá o quê da mesma forma nos comentários. Resta-me agradecer e lamentar que o campeonato não seja discutido da mesma forma com o Sporting em primeiro, só para dar o exemplo. É mesmo altura de me retirar. Um abraço à troika versejadora e a todos os restantes atabancados. BS
A Enf.Pára Maria Arminda Santos rnviou-me estes versos e autorizou-me a fazer deles o que quisesse. E acho que ficam muito bem nestes comentários...Miguel Pessoa
I
Fez-me bem o versejar Dos marados lá do Centro De sorrir até chorar Foi grande o contentamento
II
Espero que não fiquem zangados Do meu entremetimento Mas pensei em alinhar Com os da Tabanca do Centro
III
A bola rola e desrola Para a direito e para o centro Se a águia não a apanha O leão mete-a lá dentro
IV
A vitória está cansada E o leão todo roto Se não têm mais cuidado Lá vai mais um… para o Porto…
V
Mas eu, que sou dos lagartos Que têm as garras de fora Vou dando corda aos sapatos Mas só grito pelo Vitórria!...
VI
Sr. Almirante, ponha ordem Neste grupo de marados Senão pega uma desordem E vamos para os apanhados…
VII
Desejo um Bom Natal Aos Amigos Tabanqueiros E o Novo Ano, que tal? Trará muitos nevoeiros?!
Um abraço para todos Maria Arminda Setúbal, 2011-12-13
Bateu-me à porta o azar! Mais uma lagarta a aparecer Agora até vêm do ar P’ra mais me entristecer
Isto é obra do piloto Em Sesimbra a descansar Escreve aos paraquedistas P’ra que o venham salvar
Andam fartos de perder Pois na bola nada valem E depois admirem-se Que deles falem e trocem
Como pode o Almirante Nesta bagunça pôr ordem Se o piloto Pessoa É o reizinho da desordem?
E se o Comandante ler isto E aqui também versejar Juro que é desta vez Que o obrigo a cantar
P’lo respeito que mantenho À nossa Giselda Vitória Vou sair de pianinho E acabar c’o a história.
Juro que ganho coragem P’ra chamar o Otelo Que pode vir acompanhado Do “exigrado” Zé Belo
Não sem antes relembrar Aos azuis e esverdeados Que quando chegarmos a Abril Já estarão esmagados
Vou calar a rapaziada E o título conquistar Mesmo q’uisso não aconteça O GLORIOSO vou amar
Amar para todo o sempre Como essa chama imensa Que me aquece o coração De uma forma bem intensa!
Almirante Vermelho, coadjuvado por Sua Senhoria D'A e pelo Comandante da Frelibu, que já fizeram as pazes, só na rima, pois na prosa continuam IN's, com o Vasco Augusto Rodrigues da Gama
Amigos da Tabanca do Centro. Gosto muito dos vossos trocadilhos em verso. Penso voltar outro dia. Desejo atodos Festas Felizes e às V/Exª. Famílias. Um abraço Mª Arminda
Para nos versos acompanhar esta malta do lugar///Há desvantagens no cozido///pois é muito o já perdido. ///Qualquer um pode vencer?//só de piloto a adormecer!///Vencedor é sempre um/// o Glorioso e mais nenhum.///Quanto ao Almirante Vermelho/// que deixe tolos e belos ao espelho/// com boas mäos a ajudar?///a águia nem a piar!
Até à Lapónia chegou a notícia que espantou.///A águia Vitória ligeira debicou no Filipe Vieira.///Senhoria D'A que é isto?///O Glorioso anda ao pisco? (Ver notícia e foto,hoje,no D.N.)
OK,OK, Senhoria D'A! Concordo contigo que comecam a ser demasiadas as ofensas( dos sem vergonha) ao tal franguinho mascarado de pássaro grande.Mas que vás aos extremos do fotograficamente documentado por esse mundo fora?Dá uma saltada ao norte da Europa http://www.lapplandkeywest.com/ e aí está a prova dos teus escândalos. Um abraco???
23 comentários:
Nunca pensei encontrar na nossa Tabanca poetas tão proficuos. Mas como sou do Sporting e não sei versejar, aqui vai um pouco da História do grande Sporting de Portugal:
Sporting:
A GRANDEZA DE UM CLUBE
- Ocultar citação -
20 factos
1. O SPORTING é o único grande Clube nacional que não alterou o seu ano de fundação.
2. O SPORTING é o único Clube do Mundo que, neste momento, tem dois museus oficiais (Lisboa e Leiria).
3. O SPORTING possui o Jornal de clubes mais antigo do Mundo (o primeiro número foi publicado a 31 de Março de 1922).
4. O SPORTING detém o jogador mundial com melhor média de golos em jogos do Campeonato Nacional (Fernando Peyroteo com 1,68 golos/jogo).
5. O SPORTING cedeu o 1.º jogador português à Selecção da Europa: José Travassos em 1955 (vitória da Selecção da Europa à Inglaterra por 4-1, em Belfast).
6. O SPORTING é, actualmente, o único Clube mundial que formou dois FIFA World Player: Luis Figo (2001) e Cristiano Ronaldo (2008).
7. O SPORTING desde o início das competições europeias de clubes, só é ultrapassado em n.º de participações pelo Real Madrid (54) e Barcelona (53). Os Leões somam 51.
8. O SPORTING apontou o 1.º golo na Taça dos Clubes Campeões Europeus, em futebol: João Martins frente ao Partizan de Belgrado, a 4 de Setembro de 1955.
9.O SPORTING tem 22 taças europeias conquistadas, o Real Madrid 26 e o Barcelona 66. No entanto, somente os «leões» e o Barcelona venceram em quatro modalidades distintas.
10. O SPORTING ainda hoje detém recordes nos títulos europeus conquistados (excepto andebol):
» Atletismo: Único Clube europeu com vitórias em pista e cross: por 2 vezes sagrou-se hexacampeão em cross.
» Hóquei em patins: Maior goleada de sempre por 33-1 ao H. Gujan (França), nos quartos-de-final da Taça CERS, em 1983/1984.
» Futebol: Maior goleada de sempre por 16-1 ao Apoel Nicósia (Chipre), nos oitavos-de-final da Taça dos Vencedores das Taças, em 1963/1964.
"Continuação"
11. O SPORTING é o 2.º Clube europeu com maior n.º de atletas olímpicos (109 até Pequim'08) a seguir ao Barcelona. No entanto, estes 109 atletas «leoninos» actuaram em 10 modalidades distintas e, os do Barcelona, apenas em seis.
12. O SPORTING é o único Clube nacional (e dificilmente haverá outro na Europa e no Mundo), que nos últimos 48 anos teve atletas em todos os Jogos Olímpicos realizados.
13. O SPORTING, desde que existe o Comité Olímpico Português, esteve em 24 dos 28 Jogos Olímpicos realizados (apenas ausente em 1920, 1934, 1936 e 1956).
14. O SPORTING é a equipa portuguesa com mais medalhas olímpicas conquistadas (8 no total: 3 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze).
15. O SPORTING teve o 1.º atleta nacional a participar nos Jogos Olímpicos (António Stromp, em Estocolmo - 1912), bem como o 1.º atleta nacional a conquistar uma medalha de Ouro (e a ouvir o Hino Nacional): Carlos Lopes em Los Angeles - 1984 -, na difícil prova da maratona.
16. O SPORTING detém a maior goleada da história dos Campeonatos de Portugal (18-0 ao Torres Novas, em 1927/1928), dos Campeonatos Nacionais (14-0 ao Leça, em 1941/1942) e das Taças de Portugal (21-0 ao Mindelense, em 1970/1971).
17. O SPORTING detém o recorde de golos (por equipa) numa só época do Campeonato Nacional: 123 golos em 26 jornadas (época 1946/1947) com uma média fantástica de 4.7 golos por partida.
18. O SPORTING, segundo uma reportagem da BBC, está num patamar superior ao Ajax: "O clube holandês é considerado um clube de topo na formação. Um estatuto apenas igualado pelo Sporting. Os «leões» possuem, no entanto, uma Academia mais bem apetrechada".
19. O SPORTING é o Clube que mais jogadores cedeu à Selecção Nacional em fases finais do Campeonato do Mundo de futebol (24 no total vs 21 do Benfica e 18 do Porto).
20. O SPORTING assume a sua dimensão mundial quando exibe 380 Núcleos, Filiais e Delegações espalhados pelos cinco continentes, sendo o único Clube nacional com esta presença universal e verdadeiramente global.
Face ao acima relatado para memória futura, e para acabar a conversa, só desejo que os poetas possam fazer companhia ao Mexia numa grande desgarrada.
Um abraço
Carlos Pinheiro
10.12.11
Alguém com muito juízo
Acabou com os dislates
Ó Marretas lá do Centro
Acabem c'os disparates.
Mas se conselho não querem
Acabem lá com os prantos
Vão até ao Alentejo
Em dia de todos os santos.
Faz cá falta um poeta
O melhor entre os demais
D'aqueles que rimam sem rima
Verdadeiros intelectuais.
Passem bem;
Sua SENHORIA D'A
Verdadeiros intelectuais
Diz D'A, Sua Senhoria,
A poesia dos tais
Não rima, nem rimaria.
Para se rimar a preceito
É preciso um branco, ou tinto,
Assim apanha-se o jeito
E o escrever sai mais distinto.
Estou pr'aqui a rimar
Apenas etc. e tal
Tão só para vos desejar
Um Feliz e Santo Natal.
Senhor de Morais
Aparece a Senhoria
D’A poesia se arroga
Ser poeta, já sabia
É coisa que está em voga.
Rimar não é o problema
Mais importante é tentar
Dar real sentido ao tema
Que é p’ra não nos baralhar.
Rimar sem rima é difícil
Não dá p’ra todos os vates
Pois tem que se ser perceptível
E evitar os dislates.
“Passar bem” é o melhor
Conselho que recebemos
Pois da saúde o pior
É mesmo quando a perdemos
Saúde para toda a gente
Par’agora e pró futuro
Pois pode ser que se aguente
Um ano que vai ser duro.
D'Karas
Caros amigos
Não posso, não tenho jeito nenhum para a poesia, embora goste bastante, não tanto por causa das rimas (ou não) mas pela capacidade de se dizer qualquer coisa de uma forma simbólica ou parabólica, não posso dizia, tentar sequer ombrear com tão profícuos versejadores, rimadores, poetas, etc.
Por isso, para além de dizer que "sim senhor, belos vates o famoso cozido tem proporcionado", aproveito a ocasião para dizer ao Carlos Pinheiro que uma das coisas que o Sporting não tem é o "maior estádio do mundo".
Isso é, ao que me disseram, uma pequena vaidade do nosso Belenenses, e sabem porquê? Ao que me revelaram "porque nunca encheu!".
E esta hein, sabiam? Aposto que não! É só 'coltura'...
Abraço
Hélder S.
Ao Helder Valério
Essa do Estadio dos Pasteis, não é bem assim. Já lá estive há muitos anos com aquilo cheio. Foi por duas vezes num Festival Luso Britânico, um Tatoo Militar por altura da visita da Rainha Isabel, pesno que em 1956.
Pelo menos dessas vezes aquilo encheu. E já agora, é de facto o Estádio com a vista mais bonita, ali sobre o Tejo.
O Belenenses é também uma equipa simpática.
Um abraço
Carlos Pinheiro
Com tanto engenho e arte de Vossas Senhorias até as minhas renas ficam...aluadas!( PS/Gostaria de mandar os tais "abracos" a todos,mas falta sempre a put. da cedilha nestes computadores assuecados.Poderäo calcular que um dos passatempos nesta natureza envolvente é pegar na carabina e arranjar uns assados de alce.Mas como descrever aos amigos?Vou passar umas horas a CACAR?E como quero umas perdizes da neve levo comigo a CACADEIRA?....Säo grandes os problemas de um Lusitano-Lapäo!)
Que dizer destes senhores comensais que, depois de bem comidos (salvo sejam) e bebidos fazem a digestão desta forma, "arrotando" versos sem fim. versos, quadras que rimam com sentido, há boa maneira portuguesa e que tão cheios estão que, mesmo depois de darem o assunto por encerrado, continuam com a pica ou sei lá o quê da mesma forma nos comentários.
Resta-me agradecer e lamentar que o campeonato não seja discutido da mesma forma com o Sporting em primeiro, só para dar o exemplo.
É mesmo altura de me retirar.
Um abraço à troika versejadora e a todos os restantes atabancados.
BS
A Enf.Pára Maria Arminda Santos rnviou-me estes versos e autorizou-me a fazer deles o que quisesse. E acho que ficam muito bem nestes comentários...Miguel Pessoa
I
Fez-me bem o versejar
Dos marados lá do Centro
De sorrir até chorar
Foi grande o contentamento
II
Espero que não fiquem zangados
Do meu entremetimento
Mas pensei em alinhar
Com os da Tabanca do Centro
III
A bola rola e desrola
Para a direito e para o centro
Se a águia não a apanha
O leão mete-a lá dentro
IV
A vitória está cansada
E o leão todo roto
Se não têm mais cuidado
Lá vai mais um… para o Porto…
V
Mas eu, que sou dos lagartos
Que têm as garras de fora
Vou dando corda aos sapatos
Mas só grito pelo Vitórria!...
VI
Sr. Almirante, ponha ordem
Neste grupo de marados
Senão pega uma desordem
E vamos para os apanhados…
VII
Desejo um Bom Natal
Aos Amigos Tabanqueiros
E o Novo Ano, que tal?
Trará muitos nevoeiros?!
Um abraço para todos
Maria Arminda
Setúbal, 2011-12-13
Bateu-me à porta o azar!
Mais uma lagarta a aparecer
Agora até vêm do ar
P’ra mais me entristecer
Isto é obra do piloto
Em Sesimbra a descansar
Escreve aos paraquedistas
P’ra que o venham salvar
Andam fartos de perder
Pois na bola nada valem
E depois admirem-se
Que deles falem e trocem
Como pode o Almirante
Nesta bagunça pôr ordem
Se o piloto Pessoa
É o reizinho da desordem?
E se o Comandante ler isto
E aqui também versejar
Juro que é desta vez
Que o obrigo a cantar
P’lo respeito que mantenho
À nossa Giselda Vitória
Vou sair de pianinho
E acabar c’o a história.
Juro que ganho coragem
P’ra chamar o Otelo
Que pode vir acompanhado
Do “exigrado” Zé Belo
Não sem antes relembrar
Aos azuis e esverdeados
Que quando chegarmos a Abril
Já estarão esmagados
Vou calar a rapaziada
E o título conquistar
Mesmo q’uisso não aconteça
O GLORIOSO vou amar
Amar para todo o sempre
Como essa chama imensa
Que me aquece o coração
De uma forma bem intensa!
Almirante Vermelho, coadjuvado por Sua Senhoria D'A e pelo Comandante da Frelibu, que já fizeram as pazes, só na rima, pois na prosa continuam IN's, com o
Vasco Augusto Rodrigues da Gama
Não podia o Almirante
Deixar em paz o azul
Deve ser para ele irritante
Por ser uma águia do Sul.
Diz ele que será por Abril
Que já nos terá esmagados
Os delírios são mais de mil
A afectar os encarnados.
Os resultados ilusórios
Confundem-lhes o pobre viver
Procuram “bodes respiratórios”
Para justificar o perder.
Bem-vinda seja a Arminda
A mais o seu versejar
Traga mais outras ainda
Para podermos festejar.
Festejar a alegria
De um encontro bem vivido
Cá as esperamos um dia
À volta do bom cozido.
E com esta me retiro
Embora haja em mim saudade
Mais rápido do que um tiro
Abraço-vos com amizade.
Joaquim Mexia Alves, em trio com o Senhor de Morais e o “Amado Chefe”
Amigos da Tabanca do Centro. Gosto muito dos vossos trocadilhos em verso. Penso voltar outro dia. Desejo atodos Festas Felizes e às V/Exª. Famílias. Um abraço Mª Arminda
Da desordem sou o rei?!
De qu’é que ele está a falar?
O que é que fiz? Eu não sei!
Está decerto a delirar…
O futebol volta à baila
Já começa a chatear
É que estou-me marimbando
P´ra quem é que vai ganhar!
Certeza não há nenhuma,
Qualquer um pode vencer
Até porque isto costuma
Só no fim se resolver
Será que o Vasco imagina
Que a Liga vai ganhar?
Mas então ele não atina
Qu’isto está só a "amornar"?
O primeiro milho é dos pardais
Lá diz o velho ditado
Vós, encarnados, achais
Que já está tudo tratado…
E pró título afiançarem
Já pensam até pedinchar
P´rás tropas suecas voarem
Pr’á Luz, em força, a malhar…
Juizinho, ó pessoal
Vamos lá a acalmar!
Isto ainda acaba mal
O melhor é relaxar…
Deixar que eles resolvam
No campo, como se quer
E que cá fora todos possam
Aceitar o que vier
Texto de Miguel Pessoa
Música de d'Karas
Para nos versos acompanhar esta malta do lugar///Há desvantagens no cozido///pois é muito o já perdido. ///Qualquer um pode vencer?//só de piloto a adormecer!///Vencedor é sempre um/// o Glorioso e mais nenhum.///Quanto ao Almirante Vermelho/// que deixe tolos e belos ao espelho/// com boas mäos a ajudar?///a águia nem a piar!
O rapaz da camisola verde, poeta sem rima nem quadras, também bota quadras e rima. Aí vai:
Estes marretas do centro
andam pr'aí a piar,
a apalpar o coentro
e depois a versejar.
O almirante encarnado
ao peito uma águia traz,
já foi à luta, ao "fanado"
nas cuecas de um rapaz.
que numa fúria assassina
quis bem depenar o bicho,
essa ave de rapina
que esgravatava no lixo.
O almirante dos barcos
deitou mão ao passarão
que esvoaçou por Buarcos
e aterrou num caixão.
Mas não houve funeral,
a águia ressuscitou,
para o bem e para o mal
o almirante cantou.
O homem dos aviões,
Pessoa bem conhecida,
especialista em ejecções,
não se mete nesta vida.
Não alinha em futebóis,
é bola baixa, já chega,
pouca dança, sete sóis
e canecos numa adega.
No meio de Portugal
pontifica o grande chefe,
homem de Monte Real
travestido em magarefe.
Usa um Pinto nos calções,
é alto com'o caraças,
é amigo dos dragões
e roedor de pacaças.
A sua cor é azul
até dentro do umbigo,
veio a voar de Istambul
no bico de um camarigo.
Os melhores de todos nós
trazem o verde na alma
e a humildade na voz,
a paz, o sol e a calma.
As mulheres de qualidade
são quase todas leoas,
um primor de dignidade,
são meigas, doces e boas.
Leões a esventrar dragões,
a esmagar águias feias,
reis de tantos corações,
o sangue verde nas veias.
Um imenso abraço verde,
António Graça de Abreu
A águia vermelha atacou
O “fanado” do Abreu
O poeta ficou à rasca
Quando ela o bico meteu.
O poeta enfurecido
Quando a águia o debicou
Logo correu ao Blogue
E a cuequinha mostrou.
Aos marretas do Centro
Um poeta se juntou
Trazendo mais qualidade
A Tabanca melhorou.
Venham mais e muitos mais
Mas, se não forem capazes
Mandem os tios e as tias
As raparigas e os rapazes
Queremos bater o record
Com toda a nossa humildade
Com o cozido a pretexto
Mais a nossa amizade.
Vasco A. R. da Gama
Até à Lapónia chegou a notícia que espantou.///A águia Vitória ligeira debicou no Filipe Vieira.///Senhoria D'A que é isto?///O Glorioso anda ao pisco? (Ver notícia e foto,hoje,no D.N.)
Que a águia Vitória é espanhola
Era facto já divulgado
Mas não sabíamos ainda
Que era um agente infiltrado…
Esper’aí, a cena está vista!
O chefe, de cor azulada,
Confundiu-o com um portista
E vai de lhe dar a bicada…
Ó Vasco, diz ao patrão
Que mude a cor do fatinho
Para evitar confusão
Na cabeça do franguinho…
Uns óculos! É solução
Pró bicho enxergar mais
E não confundir o patrão
Com dirigentes rivais!...
Miguel Pessoa
A revolta das mascotes
Ao Vieira deu bicada
Diabo! Fiz confusão!
Diz a águia embaraçada,
Julgava que era um dragão...
Ai,ai! - diz o patrão
Sorrindo, condescendente
Não te portes assim, não
Que ainda te parto um dente!
Era o que faltava então
Da parte de cada mascote
Virar-se contra o patrão
Pondo os clubes num virote...
Já estou a ver o Godinho
Pelo leão estrafegado
E o outro, o Pinto, 'tadinho
Pelo dragão esturricado...
Miguel Pessoa
O Vieira irritado
Com a águia atacante
Decidiu incomodado
Pôr fim ao voo rasante.
Ó frango, ó meu franguinho
Julgas que esta sala é um tasco
Se não te pões de fininho
Faço de ti um churrasco.
O Vieira absorto,
Decidiu, pois então,
Telefonar para o Porto
Para o estádio do Dragão.
Olha lá amigo Pinto
Isto é confidencial
Sou teu amigo, não minto,
E não me leves a mal.
Amigo do coração
Guardo-te todo num frasco
Empresta-me lá o dragão
P’ra fazer da águia um churrasco!
Senhor de Morais.
Só agora reparei
Nas ofensas à Vitória
Feitas por clubezecos
Já passados à história
D'Alvalade sai leão
Mansinho da sua jaula
Senta-se a ver a Vitória
A dar-lhe completa aula
Invejoso o da Costa
Logo mandou o dragão
Pois não é que a Vitória
De pronto lhe deu lição?
A minha querida Vitória
Não faz mal a mosca morta
Mas aquela aterragem
Saiu-lhe um bocado torta
Queria o presidente abraçar
Assustou-se c'o a orelha
Afirmam os inimigos:
Fez-lhe pega de cernelha
Haja respeito senhores
Seus beltranos e sicranos
Não há outro em Portugal
Como aquele par de abanos.
Vasco da Gama
OK,OK, Senhoria D'A! Concordo contigo que comecam a ser demasiadas as ofensas( dos sem vergonha) ao tal franguinho mascarado de pássaro grande.Mas que vás aos extremos do fotograficamente documentado por esse mundo fora?Dá uma saltada ao norte da Europa http://www.lapplandkeywest.com/ e aí está a prova dos teus escândalos. Um abraco???
Enviar um comentário