quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

P1274: PERDEMOS UM AMIGO DO PEITO

     Caríssimos camarigos

Trago-vos, hoje, uma tristíssima notícia.

Faleceu esta noite o nosso amigo José Eduardo Oliveira (JERO), em Alcobaça, a sua amada terra.

O José Eduardo estava doente, recentemente, tendo sido internado no Hospital de Alcobaça, mas nada fazia prever este terrível desfecho que nos deixa em estado de choque.

O José Eduardo era um amigo muito especial para mim, e para todos nós, pois era um homem bom, um contador de histórias, um exímio conversador, sobretudo um amigo do seu amigo, franco, leal e verdadeiro.

Gostava de poder escrever muito mais sobre o José Eduardo, mas neste momento faltam-me as palavras porque o choque é demasiado grande.

Rezo por ele e por toda a sua família, a quem a Tabanca do Centro, com todos os seus membros, acompanha nestes momentos de dor.

Abraços fortes para todos.

Que Deus tenha o José Eduardo no seu eterno descanso.

Joaquim Mexia Alves

Actualização da informação às 15H00 de 27 de Janeiro:

A cerimónia das exéquias do José Eduardo será às 17 horas de 5ª feira, 28 de Janeiro, no cemitério de Alcobaça.

Obviamente será de acordo com todas as regras impostas pela situação de pandemia em que infelizmente vivemos.

Permitam-me que na minha modesta opinião diga que nos devemos todos precaver, novos e velhos, deste terrível vírus que tem dizimado tanta gente.

O José Eduardo vive com certeza nos nossos corações e é/era sem dúvida isso que ele mais pretenderia.

A Tabanca do Centro


21 comentários:

Juvenal Amado disse...

Lamentável notícia que nos atingiu a todos os meus sentimentos à família e a Tabanca do Centro onde se notará sempre a sua alta.

Que esteja em pax

Tabanca do Centro disse...

Mensagem do nosso camarigo Manuel Jacinto:

Os meus sinceros pêsames à família, de fato perdemos um grande amigo
Manuel Jacinto/Leiria

Carlos Vinhal disse...

Caro Joaquim, sei que estás muito pesaroso porque és amigo dos teus amigos e o JERO seria um muito especial.
Guardaremos dele as melhores memórias.
Deixo aqui as minhas condolências à senhora sua esposa, filhos, netos e demais familiares.
Para ti, um abraço solidário.
Carlos Vinhal
Leça da Palmeira

Miguel disse...

Neste momento, ainda em choque pelo desenlace imprevisto, deixo as minhas palavras de homenagem ao JERO, um companheiro e amigo desde a primeira hora, um colaborador dedicado do nosso blogue, alguém que nos deixa imensas saudades.
Acompanhamos a esposa Helena, filhos e netos na sua dor.
Miguel Pessoa

Hélder Valério disse...

Muito sinceramente não estava à espera.
Claro que quando houve a primeira notícia do seu internamento em Leiria, mesmo que não se quisesse, o pensamento especulou logo sobre o que seria e que gravidade teria.
Mas depois vieram as notícias, mais ou menos tranquilizadoras, veiculadas pelo Joaquim Mexia e até a dar conta da evolução positiva com a mudança para Alcobaça, induzindo a ideia que a "coisa" estava controlada e em fase de boa evolução.
Agora, assim de repente, chega esta brutal notícia.
Não tenho palavras para descrever os meus sentimentos.
Desenvolvi com o eterno JERO uma relação de amizade genuína, franca, leal, profunda.
Concordávamos em muitas coisas, quase sempre. Havia "diferenças de opinião" sobre umas quantas mas tudo com elevação.
A estima que tinha (e tenho) pelo JERO sei que era recíproca. E tudo começou com uma foto que ele publicou no Blogue "Luís Graça & Camaradas da Guiné" junto a uma espécie de cais, na Guiné, onde lhe consegui transmitir que através dessa foto era possível ver as torres do seu "Mosteiro de Alcobaça". A partir daí estreitámos o relacionamento.
Lamento muito esta perda.
Que raio de tempos estes!

Hélder Sousa

JD disse...

Associo-me à onda de tristeza. À família e amigos apresento as minhas condolências.
JD

Manuel Reis disse...

Repousa em Paz, amigo. A tabanca do centro fica mais pobre. Te recordaremos quando a Tabanca puder reabrir em segurança . Estarás sempre connosco.
Sentidas condolências à família.

Manuel Reis disse...

Repousa em Paz, amigo. A tabanca do centro fica mais pobre. Te recordaremos quando a Tabanca puder reabrir em segurança . Estarás sempre connosco.
Sentidas condolências à família.

Anónimo disse...

Meu Deus, abri agora o computador e nem quero acreditar, que o meu amigo JERO, partiu... e que falta nos faz, o seu sorriso, as suas palavras, as notícias e imagens que colocava nas suas páginas!!...
Não tenho palavras... Apetece-me chorar.
Envio a toda a sua família, os meus sentidos pêsames.
Descanse em paz amigo e até um dia.

Mª Arminda

Unknown disse...

pêsames a família e a todos da tamanca um forte abraço, e saude para todos.

Eduardo J.M. Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo J.M. Ribeiro disse...

Os sentidos pêsames à família. Não tenho mais palavras. Estive com ele em Alcobaça, almoçamos na Nazaré e estivemos a tomar café em S. Martinho do Porto, à 3 ou 4 anos. Um verdadeiro camarada e amigo!

Manuel Resende disse...

Caro Joaquim Mexia Alves, sentidos pêsames.
Sei que eras um grande amigo do "Jero". Ele também pertencia à Magnifica Tabanca da Linha, há cerca de um ano e tal por convite meu, que aceitou de bom grado.
Fiquei também muito triste com a notícia.
A vida continua e cuidemo-nos todos.
Condolências à família
Manuel Resende

Anónimo disse...

Morreu um Homem Bom.
Um Humanista.
Um Amigo sincero.
A sua presença faz falta a todos os que se “encontram” em redor da Guiné na camaradagem mais pura.
O seu caráter e grandeza de alma manifestava-se em pequenos e discretos grandes gestos.
São Homens como o José Eduardo que nos fazem sentir que,afinal,os valores mais puros existem ainda.

Estocolmo 27 de Janeiro.
J.Belo

Bispo1419 disse...

Sabes o que te digo, caro JERO?
-Que te foste embora sem me dizeres nada, pagando-me na mesma moeda que usei há 55 anos quando saí de Binta sem me despedir de ti, após um encontro ocasional, curto mas marcante, de um "periquito" de Bissau (eu) com um experiente e já calejado "homem do mato"(tu). O tempo passou e até esqueci o teu nome mas as
nossas conversas dessa tarde de outubro de 1965 marcaram-nos de tal modo que esse encontro ficou inesquecível para os dois, como o verificámos quando nos tornámos a encontrar, cerca de 50 anos depois.
Adeus, meu querido "furriel de Binta", era assim que te trazia à conversa quando calhava falar da minha muito breve passagem por Binta.
Até sempre, meu amigo!

Manuel Joaquim

Jorge narciso disse...

Apesar das poucas vezes que consegui marcar presença na Tabanca do Centro, facilmente percebi e senti que o JERO era de facto alguém com quem se podia contar para tudo o que de melhor tem a relação humana.
Sentidas condolências à família e aos incontáveis amigos que deixou.
Jorge Narciso

Carlos Pinheiro disse...

Há notícias que custam muito a aceitar. Mas esta, infelizmente, é verdade. O grande Jero deixou-nos esta madrugada. O Alcobacense profissional como ele gostava de se auto intitular por direito próprio sem esquecer um dia que fossse o seu Mosteito, o amigo de toda a gente, o combatente da sua CCAÇ 675 como furriel enfermeiro e da sua Binta na Guerra da Guiné de que ele tanta falava, ou melhor, escrevia relatando muitos factos daquele tempo, deixou-nos. Tenho imensa pena de não ter conseguido em devido tempo o seu último Livro feito à base do seu Diário da sua Companhia 675. Paz à sua alma. Os meus sentimentos à família enlutada e aos seus amigos da sua Alcobaça, aos seus camaradas da sua CCAÇ 675, aos seus camarigos da Tabanca do Centro e aos seus amigos da Tabanca Grande. Adeus Grande Jero. Até um dia.

artur.soares1949@gmail.com disse...

Quando li a notícia que o Jero nos tinha deixado, nem queria acreditar. A vida é assim, dum momento para o outro, não somos ninguém.
Até um dia CAMARIGO JERO. Descansa em paz. Condolências a todos os seus familiares.

Artur Soares

Jorge Pinto disse...


Minhas condolências à família e um abraço sentido a todos os amigos tabanqueiros. Sou natural do concelho de Alcobaça, mas só conheci o JERO, pessoalmente, nos almoços da tabanca do centro.
Não morando em Alcobaça cedo me tornei assinante dos jornais "ALCOA" e "O Alcoa", onde regularmente o nome "JERO" aparecia como autor de artigos relacionados com atividades socioculturais da cidade de Alcobaça e que me habituei a ler. A morte do JERO é, por isso, grande perda não só para todos nós, que vamos sentir a sua falta, como para a vida cultural alcobacense. Que Deus o tenha em descanso. Paz à sua alma.

JorgePinto

Miguel disse...

Mensagem do António Sousa para a Tabanca do Centro:

Que o nosso camarada JERO descanse em paz.
António Sousa

Miguel disse...

Mensagem do Luís Caetano para a Tabanca do Centro:

Os meus sinceros sentimentos à Tabanca do Centro e à família do JERO.
Que descanse em paz.
Luís Caetano