sábado, 30 de maio de 2020

P1231: UMA RELÍQUIA COM 47 ANOS...

Do nosso camarigo Joaquim Pinto Carvalho recebemos um mail em que dava a conhecer correspondência trocada
há cerca de 47 anos com a então sua namorada, mais tarde esposa, em que referia o contacto tido com
o famoso Marcelino da Mata e as histórias por ele contadas nessa ocasião, nomeadamente 
um resgate de um piloto da FAP perdido no meio das matas de Guileje. 
Aqui fica a história, que publicamos na data em que este nosso camarigo comemora mais um aniversário. 
Que os festejos sejam adequados às normas de contenção que a actual situação exige...
A Tabanca do Centro         

Joaquim Pinto Carvalho
Caro Miguel

Tomo  a liberdade de te  enviar um excerto duma carta que escrevi, há cerca de 47 anos, quando me encontrava na Guiné (Bedanda). Essa carta e o que nela descrevo ficou no esquecimento, por todo este tempo. Encontrei-a porque ando a recolher tudo o que escrevi durante o período em que estive na guerra para eventual publicação.

O relato dos “factos”, por quanto retive, foi-me feito directamente pelo próprio Marcelino da Mata.

Penso que, tomado como verdadeiro o depoimento, não defraudará a verdade histórica, mas poderás, ou não, confirmar. Também não é “essa” verdade o mais importante para mim, mas a leitura que nesse momento fiz do episódio. Para mim é um documento que, agora ao ler, me traz alguma emoção, mais que nostalgia, e que me é grato partilhar contigo. (...)

O excerto faz parte de uma carta que escrevi à então minha namorada, com quem vim a casar (doutra forma ter-se-ia provavelmente perdido este relato) e, por essa razão, envio-te uma reprodução da carta original. 

No entanto, para facilitar a leitura, abaixo transcrevo, na íntegra, esse meu relato, sem pretensões jornalísticos nem de exercício literária, mas que é genuíno, acredita! Se corresponde à factualidade e aos sentimentos pessoais que, em tais circunstâncias, procurei então perscrutar em quem não conhecia, logo me dirás!

O MARCELINO DA MATA

(Carta enviada pelo Joaquim Pinto Carvalho em 28 de Março de 1973)













Mas, deixando em paz os vingadores…"


Original da carta enviada em Março de 1973
Não sei se te surpreendi, nem sei se outros “camaradas”, ao tempo, fizeram igual… Há memórias que não podem ser esquecidas!

Fica um forte abraço, esperando que no meio desta “guerra” pandémica  tudo vos esteja a correr bem.

Joaquim Pinto Carvalho

Uma pequena (...) nota de rodapé, acrescentada pelo editor:

O texto apresentado está conforme a carta enviada pelo Joaquim Pinto Carvalho em 28 de Março de 1973, que quisemos manter. Mas será conveniente prestar alguns esclarecimentos sobre o que aqui é descrito. 

Na verdade não houve forças nossas no terreno a tentar recuperar o piloto no dia em que ele foi abatido. A primeira identificação do local em que ele se encontrava só ocorreu cerca das cinco da tarde, não havendo tempo disponível para efectuar o resgate (A noite iria cair muito rapidamente).

No dia seguinte foram posicionados dois grupos na orla da mata referenciada - um com 25 pára-quedistas chefiados pelo Cap. Norberto Bernardes e um segundo grupo com 25 pára-quedistas chefiados pelo Cap. Cordeiro, que acompanhavam o grupo de Operações Especiais do Marcelino da Mata (14 elementos).

Foi aliás o primeiro grupo que localizou os destroços do avião e recuperou o pára-quedas e o capacete do piloto. Foi depois mandado parar e estabelecer a segurança, avançando então os grupos do Cap. Cordeiro e do Marcelino da Mata para resgatar o piloto, entretanto localizado.

Quanto ao possível estado alucinado do piloto, não exageremos... embora já começasse a ter os platinados a falhar... E os insultos que ele mandou ao pessoal parecem totalmente justificáveis, quando os primeiros elementos da equipa de resgate com que se depara são africanos equipados com fardas cubanas e armados com Kalashnikovs...

O editor (que por sinal era o piloto em questão...)

1 comentário:

Anónimo disse...

“Esse piloto que devia sentir-se já irremediavelmente perdido poderá seguir descansado para Bissau e reabilitar-ser........”

Uma bonita introdução à romântica história que se seguiu?
(Lá diz o velho ditado “A curiosidade mata o gato!” )

Um abraço do J.Belo