segunda-feira, 5 de agosto de 2019

P1156: UNINDO O PASSADO E O PRESENTE

UMA APRESENTAÇÃO EMOCIONANTE…

… E EMOCIONADA


Joaquim Mexia Alves
No dia 19 de Junho estive nas Caldas da Rainha, na ESAD, onde pude assistir ao trabalho do meu filho André para a Licenciatura em Teatro que está a fazer naquela Escola.

A apresentação (escrita e pensada por ele) foi sobre a minha comissão militar na Guiné, entre Dezembro de 1971 e Dezembro de 1973.

Para tal, antes fez-me uma entrevista, em que falámos daquilo que passei, dos meus sentimentos, das minhas emoções, das minhas experiências antes, durante e depois.

Foi algo que nos aproximou ainda mais e que me deu um sentimento de que afinal aquele passado também servia para unir o presente.

Na apresentação a boina dos Rangers foi figura principal, e fiquei profundamente tocado por aquilo que o André conseguiu representar e representou e que tão bem demonstrou as vivências e sentimentos pelos quais passei naqueles tempos e hoje em dia.

Foi uma representação que me emocionou, que emocionou o André (e algumas pessoas, professores e colegas de curso) e que me encheu o coração de orgulho por ele.

As fotografias são do André e retratam parte do cenário que ele usou.

Joaquim Mexia Alves

16 comentários:

Manuel Resende disse...

Parabéns aos dois. Abraço

Juvenal Amado disse...

Estás orgulhoso e com razão. Quantos país não fariam tudo para serem o orgulho dos filhos? Parabéns aos dois e abraço

Hélder Valério disse...

Olá Joaquim.

Conhecendo-te minimamente e, partindo desse conhecimento, "sabendo" como és emotivo, é absolutamente natural que tudo estivesse a conduzir para o afluir desses sentimentos.
E quem seria suficientemente insensível para não reagir assim?
Quem não se emocionaria ao ver e sentir que o seu, afinal, estava em "sintonia" com a história do seu pai, afinal também a sua sua própria história?
Parabéns a ambos.
Uma braço forte, amigo Joaquim.

Hélder Sousa

Carlos Pinheiro disse...

Dada a raridade como a juventude se interessa por aqueles tempos e por aquelas guerras, muitas vezes, é certo, por culpa nossa, porque não dialogamos, porque não informamos, porque não falamos, ainda bem que o teu filho se interessou por esses tempos pelo que dou os parabéns ao Filho e ao Pai. Ambos se devem sentir orgulhosos. Um abraço.

josé eduardo oliveira disse...

Bem mereces o que o teu filho te dedicou.É uma autêntica condecoração.Arrisco a dizer que é também um momento único na vida.Abraço fraterno ao Pai e ao Filho.JERO

Alberto Branquinho disse...

Joaquim

Será possível saber qual o Nome Artístico (já registado?) do autor/actor/encenador que apresentou/criou essa Obra?
(É só para o poder reconhecer em futuro próximo).

Abraço
Alberto Branquinho

Bispo1419 disse...

É mesmo caso para te sentires feliz e emocionado, caro Joaquim. Parabéns!
Muitas felicidades para o teu André, que ele atinja o que com certeza deseja, o sucesso profissional e artístico.
Grande abraço
Manuel Jpaquim

joaquim disse...

Meus queridos amigos
Vós conheceis-me e sabeis que eu tenho tanto de bruto como a lágrima fácil.

Podereis então sem dúvida perceber mais coisa menos coisa tudo o que vivi e senti naqueles momentos.

Foi único e só tenho pena que não tenham deixado filmar.

O André captou na sua perfeita essência o que vivi, o que senti, o que experimentei no meu passado e também no meu presente.

Tocou-me sobretudo o orgulho enorme que ele não se cansa de afirmar que tem pelo seu pai e que eu muito sinceramente não sei se mereço tanto.

Obrigado a vós também pela vossa amizade que sei foi e é forjada nas dificuldades vividas, nos momentos partilhados.

Abraços grandes para todos do
Joaquim

Anónimo disse...

Ao nosso Amado Chefe, Camarigo da Guiné, um grande e amigo abraço. Ao André meu companheiro "futebolístico" um glorioso xi-coração!

A ambos a minha amizade.

Parabéns.

Da Gama

André disse...

Obrigado a todos pelas mensagens e obrigado pai por seres quem tu és.
André

Anónimo disse...

Parabéns aos dois, pai e filho.
Que maravilhoso exemplo o André deu, representando em teatro o que foram aqueles dias duros, passados pelo seu pai, na Guiné.
Uma atitude rara e exemplo para a nossa juventude e até para outra geração mais “ madura”, que faz por ignorar e esquecer, uma geração que muito lutou e sofreu.
Um bj amigo para os dois.
M Arminda

Tabanca do Centro disse...

Transcreve-se comentário deixado na nossa caixa d correio, da autoria do nosso camarigo Raul Castro:
"Parabéns ao Quim Alves pelo trabalho do André.
Ab. Raul Castro"

Tabanca do Centro disse...

Fico satisfeito por ver que, mesmo disperso no gozo de um merecido repouso, o pessoal continua a acompanhar a publicação de novos textos no blogue e a fazer os seus comentários, como foi o caso recente relativo à apresentação relatada pelo Joaquim Mexia Alves, uma cena que muitos certamente não enjeitariam ter vivido. Os parabéns ao clã Mexia Alves pelo exemplo aqui deixado.
Miguel Pessoa

joaquim disse...

Torna-se necessário para mim voltar a agradecer em meu nome e em nome do André as manifestações da vossa amizade.

Com efeito, para além do mais, num mundo e numa história hoje ensinada que é em tudo contra nós, combatentes, é um orgulho para mim que o meu filho André me veja como vê!

Obrigado, meus amigos.
Joaquim

joaquim disse...

Transcrevo comentário que o nosso amigo José Belo me enviou por email:

Escrevo-te para te dizer que compartilho contigo o orgulho pelo o que o teu filho realizou e te dedicou.
Compreendo quão sensibilizado deverás ter ficado.
Fez-te lembrar da melhor forma possível que os sacrifícios na Guiné não ficaram esquecidos.
Lamento ter perdido a oportunidade de te o dizer publicamente na nossa revista caras.

Um grande abraço do J.Belo.

Miguel disse...

Transcrevo comentário que o nosso amigo José Belo enviou por e-mail ao nosso camarigo Joaquim Mexia alves:

"Escrevo-te para te dizer que compartilho contigo o orgulho pelo o que o teu filho realizou e te dedicou.
Compreendo quão sensibilizado deverás ter ficado.
Fez-te lembrar da melhor forma possível que os sacrifícios na Guiné não ficaram esquecidos.
Lamento ter perdido a oportunidade de te o dizer publicamente na nossa revista Karas.
Um grande abraço do José Belo."