terça-feira, 26 de dezembro de 2017

P982: REVISTA "KARAS" DE DEZEMBRO



Desta vez não houve praticamente novas caras. Este, por exemplo, é um grupo que muitas vezes se reúne nos nossos convívios: Domingos Santos, Manuel da Ponte, José Luís Rodrigues, Diamantino Ferreira e Agostinho Gaspar.


Outro "lote" que podemos ver com frequência em Monte Real - António Sousa, Manuel Nunes Mendes, António Frade e Luís Dias.


De pé, o Firmino Moreira, que aproveitou uma deslocação a Portugal para poder confraternizar com o pessoal da Tabanca do Centro, Não foi aliás a primeira vez que esteve presente pois já tinha participado há uns anos num nosso convívio. Desta vez  conseguiu fazer coincidir a sua vinda ao nosso País com um convívio da Tabanca. E trouxe consigo o Albano Sousa, que substituiu à última hora o indisponível José Casimiro Carvalho.
O Jaime Brandão faz aqui companhia ao Joaquim Mexia Alves enquanto não chega a hora do almoço. Não sendo apreciador do tradicional cozido mas jogando em casa (ele vive em Monte Real), aproveita o período de concentração no Café Central para confraternizar com o grupo - depois vai à vida...


O Rui Marques Gouveia pousando para a foto com a Maria Teresa, sua acompanhante, enquanto o José Jesus Ricardo, seu cunhado, põe a conversa em dia com o Manuel Frazão Vieira.



A Amélia Gonçalves aguarda pacientemente o desenrolar dos acontecimentos enquanto o Almiro bate um papo com o José Manuel Baptista.


É aliás hábito haver muitas conversas cruzadas neste período de "aquecimento" antes do almoço. Vemos aqui o António Sousa e o António Frade, enquanto o Carlos Pinheiro aproveita para fazer um contacto telefónico, Será para saber onde anda o restante pessoal de Torres Novas? É que desta vez só conseguiu trazer o Lúcio Vieira...


A Giselda conversa com o JERO e, pela experiência que já temos do anterior, podemos apostar que este lhe está a mostrar o último número do "Cister", o periódico de Alcobaça em que ele colabora e que generosamente distribui no decorrer dos nossos convívios.
Uma pose para a fotografia do António Sousa e do Luís Dias. Este último tem tido ultimamente algumas "faltas de comparência" - será que tem havido incompatibilidade de agenda?


Dos quatro de Aveiro vieram três - o Carlos Prata não pôde estar presente. Vemos ao fundo o Carlos Augusto Pinheiro e o José Luís Malaquias, aqui ladeados pelo José Luís Rodrigues e António Sousa. Do António Sousa já não queremos falar mais, que já mostrámos muitas fotos dele... E do Miguel Diniz, a quem cortámos uma orelha, já falamos na foto seguinte...


O terceiro elemento do grupo de Aveiro - o Manuel Reis - aparece aqui bem acompanhado pelo Luís Branquinho Crespo, Miguel Diniz e Carlos Manata.
Sobre o Miguel Diniz refira-se que em tempos antigos já foi Dinis (como o outro, o Zé Manel)... mas a burocracia transformou-lhe o "s" num "z", ao contrário da esposa que, segundo ele, continua a poder usar o "s" no nome (que afinal era o dele...). Incongruências!...


Veteranos nos nossos convívios (desde os primórdios...) o Carlos Pinheiro, Carlos Oliveira e Domingos Santos.
Mais recentes o Manuel Frazão Vieira e o Benjamim Mira Dinis, fazem aqui companhia a um veterano nestas lides, o Vitor Caseiro, distinto tesoureiro da nossa Tabanca.


O Firmino Moreira aproveitou a oportunidade para matar saudades do nosso grupo - agora passará provavelmente mais uns tempos afastado dos nossos convívios. Aqui ladeado pelo Raul Santos, normalmente inscrito pelo Carlos Santos. Ao fundo vemos ainda o Alípio Martins e a sua acompanhante.
O casal Frade - António e Maria Helena - é presença habitual nas nossas reuniões.


Um frente a frente de dois camaradas ligados ao Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes - o Mário Ley Garcia e o Ismael Alves. Este último, após uma ausência significativa, lá conseguiu encaixar o convívio na sua apertada agenda e estar novamente presente. Ao lado dele dois casais - o Almiro Gonçalves e Amélia, e o Manuel da Ponte e a Maria.
Na foto da direita o trio do costume - o Agostinho Gaspar acompanhado como habitualmente pela Isabel e pelo Miguel. E este nosso camarada já vai nas 65 presenças consecutivas! Será que quer chegar às 100?! Também, a manter este ritmo só já nos faltam quatro anos e meio...


Ainda na ressaca da apresentação da sua nova obra - de que demos aqui notícia - o Lúcio Vieira lá acompanhou o Carlos Pinheiro na sua deslocação desde Torres Novas. Ainda um pouco combalido dos problemas de saúde que o afligiram ao longo deste ano, mas animado com o prémio recentemente atribuído e a consequente publicação de uma nova obra. Sobre o assunto voltaremos brevemente num poste alusivo a publicar no início de Janeiro.
A mesa do Amado Chefe, regressado depois de uma crise que o impediu de estar presente no convívio anterior. Pelo sim pelo não estavam à mão dois elementos da área da saúde - a Giselda e o JERO - não fosse haver uma recaída... Para uma ajuda extra ainda lá estavam o Miguel Pessoa, o José Manuel Baptista mais a Ana e a Cidália, e ainda o Manuel Mendes. Este último já está habituado a estas cenas - veja-se a apoio que tem proporcionado ao seu/nosso amigo Kambuta e que muito o tem ajudado na sua recuperação (quem o diz é o próprio Kambuta).


O Luís Dias e a Manuela lá estiveram mais uma vez presentes. Uma presença habitual é a do Carlos Santos, que aqui apadrinhava a estreia do Albano Sousa, vindo a reboque do Firmino Moreira. Também com presenças esporádicas, o José Manuel Coutinho Quintas e o Joaquim Coelho. 



O Joaquim Coelho teve a gentileza de oferecer a alguns dos presentes obras da sua autoria - "A Guerra Armadilhada", um registo da guerra no norte de Moçambique, e "Capim Aveludado", um livro de "poemas dos dias de guerra e momentos de paz", como ele próprio refere. Os nossos agradecimentos ao Joaquim. E esperamos vê-lo mais vezes entre nós, que o interregno foi grande...


Chegava a altura de se encerrarem as festividades, não sem que o Amado Chefe dirigisse aos presentes algumas palavras, dando realce à época natalícia que atravessamos e desejando a todos um Bom Natal, passado num ambiente de Paz e Fraternidade, e um ano de 2018 que nos permita viver felizes e em harmonia com os que nos rodeiam. 


E no momento do pagamento da refeição os presentes foram brindados com um calendário que, a exemplo de anos anteriores, o nosso camarada Paulo Moreno teve a iniciativa de oferecer aos Atabancados do Centro. Não tendo podido estar presente no convívio, nem por isso os calendários deixaram de nos chegar às mãos, neste caso através da disponibilidade do Carlos Santos.
Ainda sobrou um número razoável de calendários, que iremos disponibilizar a quem estiver neles interessado no decorrer do nosso convívio de 31 de Janeiro.
Os nossos agradecimentos ao Paulo Moreno por mais esta oferta.





2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada amigo Miguel, por mais esta publicação da "Revista Karas", que permitiu aos faltistas, como eu, tomarem conhecimento da forma como decorreu o último convívio.
Daqui da cidade do Sado, agradeço os votos de Boad Festas, fazendo votos para que todos continuemos de boa saúde em especial ao redactor da Revista.
Também desejo as melhoras dos doentes, Júnior Lobinho e o Manuel Lopes.
Mais uma vez o lindo calendário do nosso amigo Paulo Moreno, com a legenda do " Amado Chefe", Joaquim Mexia.
Para todos envio um abraço e a continuação de Festas Felizes.

M Arminda

Anónimo disse...

Boa noite Miguel
Depois do comentário da nossa Camariga Maria Arminda que mais dizer !?
Subscrevo inteiramente e agradeço mais uma vez o teu empenho e dedicação não só pela edição periódica da revista KARAS mas pelo teu esforço e do Amado Chefe Joaquim Mexia Alves na sobrevivência da Tabanca do Centro.
Abraço-vos e desejo a todos um feliz Ano Novo.
JERO