domingo, 23 de julho de 2017

P933: REVISTA "KARAS" DE JULHO


Como habitualmente cedo começaram a chegar ao Café Central os primeiros participantes. O Miguel Pessoa vai registando as presenças enquanto acompanha a conversa dos companheiros de mesa - o Cláudio Moreira, responsável pelas inscrições do Aníbal Tavares e do Fernando Garcia Lopes, e o Juvenal Amado, vindo à boleia do Cláudio.


Noutra mesa podíamos ver o Diamantino Ferreira e Emília ladeados pelo Fernando de Freitas Pinto, que trouxe a reboque o estreante José Augusto Vieira, por ele inscrito. Ao fundo ainda podemos ver o habitual Luís Lopes Jorge. 


Outra estreia nos nossos convívios, o Benjamim Mira Dinis, que o Manuel Frazão Vieira se encarregou de inscrever. Aqui, os dois conversam com a Giselda Pessoa.


Por falar em estreantes, mais um, o Carlos Pratas (não confundir com o Carlos Prata, de Aveiro...) trazido pelo Domingos Santos, aqui a seu lado. E, de mais longe, os já habituais  Manuel Augusto Reis (Aveiro) e Artur Soares (Figueira da Foz). 


Um grupo de que já conhecemos bem as caras - o Carlos Morte, Artur Soares, Manuel "Kambuta" Lopes, Manuel Nunes Mendes, Agostinho Gaspar, António Sousa e António Frade.


O Agostinho Gaspar (único totalista dos nossos convívios!) é sempre alvo de manifestações de carinho por parte dos camarigos. Vemo-lo aqui, rodeado pelo Cláudio Moreira, Almiro Gonçalves e Miguel Diniz.


Mas estava na hora do almoço. E, na ausência do Joaquim Mexia Alves, retido por outro compromisso, o Miguel Pessoa organiza as hostes para a foto da praxe, seguida da ida para o petisco.


Foto que, diga-se de passagem, é sempre difícil de conseguir, que o pessoal é muito irrequieto, como se pode ver por esta imagem... 
Aqui ainda conseguimos ver o Raul Castro que, por compromissos da agenda, se limitou a confraternizar connosco no Café Central, posar para a foto, pagar o almoço... e partir para outra... Pode ser que para a próxima consiga mais algum tempo para estar connosco!


Dois dos elementos do grupo de Aveiro (desta vez desfalcado do José Luís Malaquias), o Carlos Prata e Manuel Reis, ao lado do nosso competentíssimo tesoureiro, o Vitor Caseiro, que desta vez foi acolitado nas funções pelo Carlos Oliveira. Aqui, já devem estar a preparar a estratégia...


Este é o outro lado da mesa, onde vemos o Carlos Augusto Pinheiro (que não descola dos outros dois aveirenses...), aqui na companhia do habitual José Luís Rodrigues. O Silvino Correia d'Oliveira, ex-piloto de T-6 e DO-27 na BA12, lembra aqui histórias antigas com a sua contemporânea na Guiné, a Giselda Pessoa. O Silvino repetiu a presença iniciada no encontro anterior... e prometeu continuar.


O Manuel Frazão Vieira posa junto do seu "afilhado" e estreante Benjamim Mira Diniz. Infelizmente o Manuel não tem tido possibilidade de confraternizar com o "seu" Capitão Vasco da Gama, dada a ausência sistemática deste nos nossos últimos convívios. Para quando o regresso, Vasco?
Ao fundo podemos ver ainda o Manuel Clemente e esposa Elvira, inscritos como habitualmente pelo Manuel Jacinto.


O Mário Ley Garcia não costuma faltar. Aqui ao lado do Miguel Diniz, vendo-se ao fundo o novato Carlos Pratas e o Domingos Santos.


Dois casais habitualmente presentes nestes nossos encontros - o António Frade e esposa Helena, e o Almiro Gonçalves e esposa Amélia.


Devido a algumas limitações a nível da saúde o José da Silva não tem podido dar-nos garantias da sua presença. Mas felizmente tem conseguido estar presente nos últimos convívios. Vemo-lo aqui na companhia do António Sousa, Fernando Garcia Lopes e Juvenal Amado.


O Joaquim Caneira foi inscrito como habitualmente pelo Abílio Vieira Marques. Os dois partilham a mesa com o Luís Lopes Jorge, o Aníbal Tavares e o Cláudio Moreira.


Uma geral do Grupo da Linha (ou mais propriamente das Linhas - Sintra e Cascais): Jorge Pinto, Luís R. Moreira, José Miguel Louro, António Maria Silva, António Fernando Marques, Gina Marques e Irene Moreira.


Para além da geração de combatentes duas outras gerações estavam presentes, aqui representadas pelo Gonçalo Lopes, filho do "Kambuta", e pelos dois netinhos do Manuel Nunes Mendes. A Hortense Mateus, esposa do "Kambuta", essa é já presença obrigatória (nem ela deixava o Manuel ir sozinho...). 


O Manuel "Kambuta" Lopes tem sempre que dar espectáculo... aqui observado pelo Manuel Clemente, Manuel Frazão Vieira, Manuel Jacinto e Luís Branquinho Crespo.


Como sempre a comida mereceu a aprovação geral... e originou o reforço das travessas, para satisfazer o apetite dos presentes.


O Manuel Reis aparece aqui à conversa com o Manuel Jacinto. Este trazia consigo um casal amigo, o José Saco e esposa, que também vemos na foto (não tem que ver com outro José Saco já presente anteriormente nos nossos convívios).
E no final do encontro o Luís Branquinho Crespo teve oportunidade de pôr à disposição dos presentes o seu último livro, "Guiné, um rio de memórias", o qual foi adquirido por vários interessados.
E, como diria o Kambuta, vamos esperar por Setembro para voltarmos a encontrar-nos. Até lá, tenham um óptimo período de férias!



2 comentários:

joaquim disse...

Obrigado Miguel, por mais esta Karas da nossa Tabanca, de um encontro onde infelizmente não pode estar.

Queria salientar o modo de proceder do Raul Castro, tal como vem aqui expresso.

Inscreveu-se, apesar da sua agenda, (Presidente da Câmara Municipal de Leiria), ainda veio dar um abraço aos seus camarigos, e não deixou de pagar o almoço para o qual se tinha inscrito.

Um exemplo a seguir.

Abraços a todos
Joaquim

Anónimo disse...

Olá Miguel.

Obrigada por mais uma boa reportagem da Revista Karas..

Desejo a todos umas boas férias, com saúde.

Um abraço.

M Arminda