domingo, 1 de maio de 2016

P786: REVISTA "KARAS" DE ABRIL


À chegada ao Café Central, o pessoal confrontou-se com obras na esplanada exterior. Uns optaram por ficar no passeio em frente...


...outros dispersaram-se pela sala de entrada, junto ao balcão, ou na esplanada interior.


Chega o JERO, que começa por dar um beijinho de parabéns à aniversariante Giselda Pessoa. Como de costume vem munido de uma série de exemplares do periódico "Cister" de Alcobaça, em que colabora regularmente, e que costuma distribuir generosamente entre os presentes.


Os cumprimentos da praxe ao nosso camarigo Raúl Castro, actual Presidente da Câmara de Leira, com entrega dum exemplar do "Cister". Sempre dá para este saber o que se passa na vizinhança...
E era tempo de dar as boas vindas e apaparicar o Lobinho, neto da Linda e do Silvério Lobo, pondo em prática toda a sua experiência de "avô de serviço" exercida nestes últimos anos...


O Miguel Diniz conversa com o Almiro Gonçalves e o Manuel "Kambuta" Lopes, que mais parecem artistas de cinema. De facto a forte luminosidade justificava plenamente o uso de óculos de sol.
E o Agostinho Gaspar comemora o seu pleno de 52 presenças nos nossos convívios, aqui na companhia do Manuel da Ponte. O Manuel tem andado arredado dos nossos convívios, mas desta vez lá apareceu, trazendo também um dos filhos.


Falávamos em óculos de sol... Mais dois artistas que não prescindiram deste adereço - O Jaime Brandão e o Miguel Pessoa - com este último  a ostentar um visual diferente do anterior... Para continuar?
O Manuel Jacinto surge aqui junto do José Saco, por ele inscrito para este convívio. O José Saco já tem surgido nos nossos encontros. Com uns anitos de avanço em relação à maioria dos camarigos, refere o apreço que tem por estas confraternizações da Tabanca do Centro.



Mas aproximava-se a hora do almoço e o Miguel Pessoa incentiva o pessoal a dirigir-se para a entrada do café para a foto da praxe, Antes, ainda há tempo para uma foto de grupo com o Joaquim Henriques, António Frade, Miguel Diniz e Almiro Gonçalves.
Cá fora já aguardava um grupo  de estreantes - José Carvalho, José Santos Ferreira e Joaquim Seco - escoltados por pessoal "veterano", o José Luís Rodrigues, Raul Santos e Carlos Santos.



Com o granel do costume lá se consegue tirar a foto da praxe, onde faltam sempre alguns dos presentes - os fotógrafos, como é de ver, e uns tantos despistados, que estão sempre noutro sítio...



E é a descida apressada a caminho da Pensão Montanha, que para alguns a fome já aperta - afinal já é quase uma e meia da tarde...



Desta vez, embora não havendo lugares marcados há áreas definidas consoante a ementa escolhida - ao fundo fica o pessoal da feijoada, do lado da entrada o pessoal do bacalhau... o que leva que algumas famílias ficam separadas, pois escolheram ementas diferentes.



É o caso do Aníbal Tavares e do Manuel Lopes, que ficaram arredados das respectivas... Já o António Frade partilhou a refeição com a esposa Helena.



O mesmo se passou com outros casais, como podemos ver nestas imagens - Rui Marques Gouveia e Eulália, Almiro Gonçalves e Amélia, Agostinho Gaspar e Isabel, com o filho Miguel, e Joaquim Mexia Alves e Catarina. Em frente destes últimos, um estreante nestas lides; o Carlos Laranjeira é da terra mas não tinha tido até agora conhecimento destes encontros da Tabanca do Centro...




O Manuel Jacinto costuma "arregimentar" bastantes participantes, como é o caso do António Cardoso e do José Saco, aqui ladeando o António Sousa - este, inscrito pelo Manuel Lopes.
Já o Manuel Mendes teve que mudar de parceiro à última hora - na falta da esposa, trouxe o genro Nuno. Na foto podemos ainda ver o Paulo Moreno e uma nova aquisição, o José Santos Ferreira.



A mesa das sobremesas apresentava óptimo aspecto. Habitualmente reforçada pelo bolinho que o casal Lobo costuma simpaticamente oferecer, apresentava desta vez um bolo trazido de Lisboa pela Giselda à laia de bolo de aniversário. O nome esquisito ("frigideira") não dava para imaginar o sabor do dito cujo. O facto é que desapareceu num instantinho...



E era chegada a altura do "discurso" do régulo da Tabanca do Centro. O Joaquim Mexia Alves aproveitou a oportunidade para, além das habituais boas vindas aos estreantes (e contámos pelo menos quatro), fazer referência a alguns aspectos menos correctos que têm surgido na altura das inscrições para os nossos encontros. Resumindo:
Continuam a surgir inscrições para além do prazo definido, o que obriga a contactos sucessivos com a Pensão Montanha para corrigir o número definitivo de participantes, à correcção da lista de participantes e dos textos alusivos publicados no blogue e ao acerto das folhas de pagamento preparadas antecipadamente. Futuramente não serão aceites inscrições depois da data limite indicada.
Continua a haver pessoal que não lê devidamente os textos publicados, e este convívio é bom exemplo disso: Na abertura das inscrições foi indicada claramente a necessidade de, no momento da inscrição, se indicar o nome de cada um dos inscritos e a ementa escolhida. Houve pessoal que teve que ser posteriormente contactado para esclarecer esses pormenores, que não tinham sido tidos em conta... Vamos lá a colaborar mais um bocadinho e a poupar trabalho aos organizadores!
A D.Preciosa tem indicações para não aceitar quaisquer inscrições feitas directamente para a Pensão. Como se deve calcular isso iria dificultar o controlo dos lugares à mesa e das doses necessárias. E ninguém quer ficar a passar fomeca... Vimos agora como uma organização adequada (por estar centralizada) permitiu a todos saírem satisfeitos com a quantidade e qualidade da refeição fornecida. Por isso não esqueçam: Inscrições só para o blogue através do respectivo e-mail, ou inserido na caixa de comentários.
O que nos leva a outras cenas envolvendo contactos telefónicos ou por SMS através de terceira pessoa para se proceder às inscrições,  que são perfeitamente desnecessárias.


Finalmente foi feita referência ao aniversário da Giselda, coincidente com a realização deste convívio, pelo que logo ali se cantaram os "parabéns a você" à aniversariante. E não se sopraram as velas porque hoje em dia se começa a considerar "politicamente incorrecto" e anti-higiénico! Mas o facto é que o bolo trazido para o efeito desapareceu num instante...



Nesta altura do ano já é habitual surgir esta cerimónia, que tem muito de iniciativa do nosso camarigo Paulo Moreno. Para os que estão menos familiarizados com a história, prende-se com a queda e recuperação dum piloto de Fiat, o então Ten. Pessoa, abatido pelo PAIGC quando efectuava um apoio de fogo ao aquartelamento de Guileje. Na altura, o pessoal do aquartelamento ofereceu ao piloto abatido uma garrafa de espumante, E esse hábito tem-se repetido nestes últimos anos no final de Março. Este ano, não se tendo efectuado convívio em Março, adiou-se a "cerimónia" para agora, com grande pesar do Paulo Moreno, que já tinha tudo preparado para o mês passado!
De referir que a garrafa é envolvida por um "avental" alusivo à efeméride, com motivos que vão mudando de ano para ano. Um gesto extremamente simpático que envolve o Paulo Moreno e os "sobreviventes" de Guileje, que aqui vemos na foto a rodear o Miguel Pessoa - José Luís Rodrigues, Carlos Santos e Manuel Reis.



E o convívio aproximava-se do fim. Era a altura para retirar da parede o mapa da Guiné, para ser assinado pelos estreantes.
E para o acerto de contas... Na ausência dos habituais "tesoureiros" avançou o Régulo da Tabanca e, com o apoio do Carlos Santos,  rapidamente se encerrou mais um excelente convívio.




7 comentários:

Hélder Valério disse...

Sou o primeiro!

Pois sim senhor, mais uma bela foto/reportagem de mais um almoço/encontro da "Tabanca do Centro".

Para não entrar em grandes considerações, principalmente sobre o que motiva as observações do discurso do "Amado Chefe", deixo aqui, à semelhança do que já fiz em outros espaços, as minhas felicitações à "menina Giselda" pelo seu aniversário.

Uma última observação tem a ver com o facto de que parece não ter havido tempo para esperar para beber o espumante pois o nosso Miguel, certamente por sofreguidão, apresenta a parte entre o lábio superior e o bigode com qualquer coisa que eu, por ver mal, se me afigura ser espuma....

Abraços
Hélder Sousa

Carlos Pinheiro disse...

Mais um belo trabalho do amador, altamente profissionalizado, camarigo Miguel Pessoa.
Mais um encontro a que fui obrigado a faltar, mas agora, na devida recuperação, penso que neste mês de maio não faltarei. Já sinto a falta desse grande convivio.
Um abraço para todos e então até ao próximo dia 27.
Mas na altura própria não deixarei de fazer a minha inscrição bem como dos amigos que me costumam acompanhar, caso também possam ir.
Carlos Pinheiro

Ley Garcia disse...

Parabéns Miguel por mais este excelente trabalho.
Ley Garcia

joaquim disse...

Ora eu que gosto tanto de escrever, que "brinco" com as palavras, que normalmente tenho sempre algo para dizer, vou ficando sem palavras para agradecer ao Miguel todo este trabalho que tem com a Karas, mas não só, pois também o tem com as publicações no blogue, na organização dos encontros, nas listagens dos presentes e ausentes, no envio de mails, etc., etc, etc.

Por isso, para além da justiça de todos os agradecimentos que lhe possamos fazer, um dos melhores agradecimentos que ele, (e já agora eu também), muito gostará, sem dúvida, é que leiam as "instruções" para as inscrições nos encontros, ajudando na identificação de cada um, etc., e sobretudo respeitem os prazos e o respeitem também nesses sentido, porque ele não é, (e eu também não), um "assalariado" ao serviço da Tabanca do Centro.

Ele faz, (e eu também), tudo isto com gosto, com prazer e sobretudo com muita amizade.

A melhor maneira de contribuir é ajudá-lo, ajudar-nos, a tudo fazer sem grandes preocupações e stress, como hoje em dia se diz!

Obrigado Miguel.

Um grande abraço para ti e para todos
Joaquim

Anónimo disse...

Exmº. Senhor Director da revista "KARAS"
Após leitura atenta da última revista quero aqui expressar as minhas sinceras felicitações por mais esta edição de luxo.
Além do bem elaborado texto as fotografias estão muito bem inseridas.
Atrevo-me a dizer que um jornalista profissional não faria melhor.
Parabéns. Muitos.
Grande abraço de Alcobaça,
JERO

55475547 disse...

É para mim um privilégio e uma honra, o puder estar presente nos convívios da TC. O meu Obrigado.
A Revista Karas de Monte Real, como sempre é uma leitura que dá prazer, cheia de humor e humanidade. Parabéns.
Um Abraço do tamanho da Tabanca, que é grande. P. Moreno

Anónimo disse...

Mais uma bela reportagem do nosso amigo Miguel Pessoa que está com o visual mudado, que até me custou reconhece-lo.
Então amigo, esse bigode é promessa? Gostei.
Esta publicação permitiu-me ver como foi concorrido o encontro. Obrigada Miguel...
Quanto ao aniversário da minha amiga e colega Giselda, a quem pedi desculpa por não me ter sido possível estar presente, reitero os votos de parabéns, muita saúde e longa vida.
Um bj amigo.
Mª Arminda