domingo, 30 de agosto de 2015

P689: CRÓNICAS DO ALMIRANTE - OUTROS FUTEBÓIS...

CONVERSAS OCULTAS COM A MANCHA DE FORA

Os jogadores corriam, a bom correr, dando voltas ao campo, sem parar, havia para aí meia hora. Já desconfiados, olhavam de lado, para o seu famoso treinador que impávido e sereno não “deslargava” o seu telemóvel, aliás de último modelo, num verde reluzente e mais brilhante do que a brilhantina que o, agora presidente, Proença costuma ostentar.



- “O mister não pára de mandar mensagens aos jogadores do Benfas”, dizia o Patrício, conceituado proprietário de uma famosa churrasqueira ali para os lados do Campo Grande.

- “Não serem massages”, logo atalhou o Pereira, puxando do seu espanholês aprendido para as bandas de Sevilha ou de Valência, ou lá do sítio onde nunca jogou.

- “Acabou a chinfrineira”, vociferou o baixinho/ bombeiro/agricultor/treinador, ainda novato para aquelas bandas, mas já a falar grosso, “ou mando-vos todos pr'ó...” ( o repórter não conseguiu ouvir o resto pois o avião do senhor Barraqueiro (o cavalheiro que comprou a TAP, para os mais distraídos) fazia-se à pista da capital com um estrondo quase tão grande como o do avião do nosso Miguel Pessoa a aterrar nos matos da Guiné).

- “Mas ké ké isto?!” interrogou-se mestre Jasus, deslargando o celular. “Querem ver ku óralhas amandou algum “missel” prucausa do meu novo pintiado!”

- “Não mi está cheirando mister; isto deve di sê obra do Jonas”, falou um dos dezoito brasileiros do plantel, conhecido engraxador. “O cara mi disse que se há-de vingar do tabefe que o mister lhe pregou!”



- “Kais tabefes, kais cheirando, Kais c...” (e de novo o avião do Barraqueiro impediu a gravação da tirada do catedrático). “Vamos lá a treinar esses lançamentos kus pés bem dentro do campo que desde que o Proença é presidente também contam e óspois dar golo que eu ka sei e corram que eu tou ocupado kus mainesgueimes a preparar a tática prós comunas do C.S.K.A.”.

E lá continuaram os jogadores a correr com tal monotonia que o repórter (ao que consta ligado aos Vermelhos da segunda circular e à FRELIBU) rastejando, rastejando, conseguiu ligar o telescópio, que já utilizava nas viagens para a Índia, e acertar mesmo em cheio no telemóvel do mister!

E o que viu ele, perguntam os leitores que conseguiram aqui chegar sem soltar nenhum palavrão?

- “Deve estar a contar as renas do Zé Belo”, diz o Amado Chefe, compincha do exigrado e seu velho colega de colégio!

- “Deve mas é estar a ler as minhas crónicas do Tribunal, publicadas na errática Tabanca do Centro!”, exclamou o alcobacence JERO, jornalista, benfiquista, optimista, modernista, pianista, motociclista, pedestrianista…

- “Chega ‘dista’”, interrompe o senhor director Pessoa. “Estão aqui estão-lhe a chamar seminarista. E eu que até sou sportinguista... gaita pró ista!”

Outros atabancados do Centro se pronunciaram mas seria fastidioso dar à estampa os seus comentários e deixo apenas saber as suas profissões: romancistas, capitalistas, criminalistas, instrumentistas, sindicalistas, anarquistas, electricistas, e também, pasme-se, dois conceituados antigos elementos do P.A.I.G.C., que na altura da luta armada eram designados por terroristas!

Mas vamos lá desvendar o mistério do mister antes que adormeçam:
- “Pronto, Mestre, é assim que se deve pentear e deixar de ir àquela cabeleireira fatela que também trabalha para o Luisão, aquele grande e careca que até parece um faraó”.

- "Purreiros, dona Zezinha, vou já mandar isto para as revistas todas e inté para a Tabanca do Centro pois o senhor director é das nossas cores e de certeza que vai publicar os nossos mainegueimes".

- “Muitóbrigados dona Zezinha”, agradeceu o mestre e assobiando o "só eu sei porque não fiquei na outra casa", lá foi "pintiar-se" e ainda lhe ouvimos murmurar, sempre grato e pouco vaidoso:

- "Que bem keu fico kum esta mancha ao lado da cantora que parece que levou com um ovo estrelado na tola...."

O repórter/fotógrafo/poeta dr. "Solte-se a Mancha"
V.G.  


        

5 comentários:

Juvenal Amado disse...

Vasco

Bem sei que ficastes órfãos
Ao muro das lamentações podeis fazer visitas
Na relva verde encontrais agora torrões
O Mister só mudou para dar finalmente nas vistas

De árabe não se podia vestir
Bem pretendeu o Vieira estilista
Como é que exibiria o pujante penteado no deserto
Bem com a sua versatilidade linguista

Hélder Valério disse...

"Tá bem abelha"!

O "Jasus" ainda há-de dar muitas alegrias! Não desesperem.
Isto está bem 'reportado', percebe-se até que há risco no trabalho do repórter pois chegou muito perto de toda aquela turba de choraminguice agressiva, mas meterem-se com a ainda minha parente (muuuuiiito afastada, é certo) é que já não vale....

Hélder Sousa

Anónimo disse...


Ai amigos.
Há muito que não me ria tanto e até com os comentários.
Agora pergunto ao nosso amigo "Almirante Vermelho", se já pensou em mudar de côr, tantos foram os beijinhos que o vi dar numa certa moldura com uma linda foto da Nazarena, que lhe foi oferecida pelos presentes, num almoço convívio da T. do Centro. Quando o mister Jesus se passou para o inimigo, pensei logo nessa moldura que por certo já saiu da sua mesa de cabeceira e terá ido para o baú de recordações, das velhas glórias ou vai enviar no tal avião do Sr. Barraqueiro e lançar de paraquedas no relvado do "Glorioso"?
Um abraço para os brincalhões.
Mª Arminda

manuel maia disse...

Constato com satisfação que a saída do Jasus para o arqui-rival verde(branco das camisolas e "tinto" porque os calções sao escuros...)não afectou o almirante buarquense,antes pelo contrário porque lhe deu uma endurance para atacar não só os vizinhos figueirenses na sua luta pró independência de Buarcos mas e sobretudo o até aqui inatacável mascador de chiclete o auto-denominado inteligente "ténico".
Bem feito dirão os verdes como Juvenal,enquanto o vermelho familiar da cantadeira do hino dos 5 violinos de frondosa e verde cabeleira mau grado o primo Helder pintar o seu à almirante,não ter digerido bem a rábula verde de alcobaça emitida.
Resta "apenasmente" saber a opinião do Joquim azul e branco relativamente à traição perpetrada pelo "chiclete man". Já a Maria Arminda na sua "neutralidade" de quem não tomou partido terá feito uma sugestão que espero ver respondida pelo almirante. Aguardemos os novos episódios.

Joaquim Mexia Alves disse...

Ora aqui está uma coisa para que o futebol devia servir: para um "gajo" se divertir!

Por isso é tão necessário o humor nestas coisas do desporto "rei" para que não se tornem em casos de "vida ou morte"!

Boa Vasco!

E já agora: Biba o Porto!!!!

Abraços grandes e amigos
Joaquim