quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

P613: TEM INÍCIO NO PRÓXIMO DIA 27 DE FEVEREIRO

Coincidente com a realização do nosso 43º encontro da Tabanca do Centro, no próximo dia 27 de Fevereiro, vão iniciar-se na mesma data as II Jornadas do Ciclo de Tertúlias dos Combatentes.

Embora sujeito eventualmente a pequenos acertos, deixamos-vos aqui o que pretende ser o programa deste ciclo de tertúlias, organizado pela Livraria Arquivo e pelo Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, contando com o apoio do Jornal de Leiria. 

As sessões decorrerão na Livraria Arquivo, Avª Combatentes da Grande Guerra, nº 53, em Leiria, pelas 18H00 das datas indicadas, e têm entrada livre.

.............................................................................................................................................
CICLO DE TERTÚLIAS DOS COMBATENTES
A História Somos Nós
II Jornadas
A guerra colonial e o impacto na sociedade civil

Organização
- Livraria Arquivo
- Núcleo Leiria Liga Combatentes
Apoio
         - Jornal de Leiria
Local: Livraria Arquivo.
Início pelas 18h00 e duração de 1H30
Entrada Livre
Objectivo:
Nas primeiras jornadas do ciclo das tertúlias sobre este tema pretendeu-se abordar a nossa história recente ao nível da presença militar com especial enfoque à guerra colonial, como uma oportunidade para que antigos combatentes partilhassem histórias, análises, opiniões e sentimentos sobre o que vivenciaram no ultramar, aproveitando o relato em primeira mão das memórias desse importante período da nossa história.
Nestas segundas jornadas procura-se agora alargar a discussão às vertentes menos tratadas, mas igualmente importantes do impacto da guerra colonial nas diversas áreas sociais e cívicas. Os temas serão tratados de um perspetiva mais civilista, procurando identificar a perspetiva da guerra vista pelos civis presentes ou afetados pela guerra e confrontá-la com os impactos positivos ou negativos da presença militar nos territórios ultramarinos.
É objetivo importante neste 2º ciclo envolver as estruturas locais afetas aos assuntos tratados, nomeadamente, profissionais e serviços de saúde, professores e serviços do sistema educativo, grupos eclesiásticos, missionários e leigos envolvidos nas missões religiosas e humanitárias.

1ª Sessão – 27 Fevereiro 2015: O sistema de saúde.
Abordar os impactos da guerra sentidos na vertente dos serviços e cuidados de saúde nas províncias ultramarinas, tanto para as comunidades colonas presentes como para as populações nativas.
a.   Estruturas de saúde existentes antes da guerra (genericamente)
b.   Capacidades e carências antes da guerra
c.   Acesso aos cuidados de saúde dos colonos e das populações nativas
d.   Impacto da chegada das forças militares;

2ª Sessão – 27 Março 2015: Estruturas religiosas e iniciativas humanitárias.
Conhecer a organização da assistência religiosa nos territórios ultramarinos. Analisar o papel e o funcionamento das estruturas missionárias. Debater a amplitude e enquadramento de iniciativas humanitárias e da sua convivência com o sistema político vigente.
a.   Estrutura da igreja católica nos territórios antes do conflito e transformações derivadas da guerra e da chegada das forças militares;
b.  Análise das consequências da guerra no trabalho de evangelização e do papel dos religiosos junto das populações nativas;
c.   As missões, o seu enquadramento e a sua ação durante o conflito;
d. Assistência humanitária, iniciativas, estruturas e o seu enquadramento;
e.   Outros atores envolvidos.

3ª Sessão – 24 Abril 2015: O Sistema educativo.
Analisar a estrutura do sistema educativo implantada nos territórios ultramarinos e as transformações decorrentes tanto da deflagração do conflito armado como da chegada das forças militares.
a.   Rede escolar existente (genericamente)
b.   Programas ministrados e confrontação com os currículos seguidos no território continental
c.   Acesso à educação
d.   Impacto da chegada das forças militares.
  
4ª Sessão – 29 Maio 2015: Missões de voluntariado.
Identificar diversas iniciativas e missões de grupos de voluntariado no apoio ao esforço de guerra, no apoio às populações ou na vertente humanitária e apresentar as suas atividades mais marcantes.
a.   Madrinhas de guerra;
b.   Missionários (religiosos e leigos)
c.   Organizações Não-governamentais
d.   Grupo de aviação voluntária
  
5ª Sessão – 26 Junho 2015: A guerra colonial na imprensa nacional e local.
Elaborar sobre a perspetiva da guerra colonial através dos relatos da imprensa da época e compará-la com as leituras posteriores e particularmente com a visão atual nos media.
e.   Meios de comunicação disponíveis;
f.    Imprensa de nível nacional
g.   A guerra colonial na imprensa local
h.   Liberdade de imprensa ou falta dela
i.     Posicionamento dos militares perante os meios de comunicação




1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigada Miguel pela informação. Um abraço. Mª Arminda