terça-feira, 4 de março de 2014

P454: A PROPÓSITO DA CERIMÓNIA AGENDADA PARA 18 DE MARÇO



Recebi um telefonema do Regimento de Artilharia de Leiria, informando-me que já tinham a Medalha das Campanhas da Guiné, que me foi atribuída, pedindo o meu acordo para que a imposição da referida Medalha fosse realizada numa pequena Cerimónia no dia 18 de Março, pelas 12.00 no Quartel de Leiria.

Com tudo o que tinha ouvido e lido, julgava que demorasse o dobro do tempo, mas no fundo, segundo me lembro não chegou a passar um ano.

Esta cerimónia tem a importância que tem, ou seja, em termos gerais não tem o mínimo impacto, mas para mim representa um fechar da minha história como militar e como combatente.

Obviamente as recordações sempre viverão comigo, e este pequeno gesto das Forças Armadas da Nação a um combatente, (e aos outros que já receberam ou vão receber), não apaga, nem faz esquecer o modo como nós, combatentes, fomos e somos tratados sem consideração pelo nosso Estado, sobretudo aqueles que sofrem psicologicamente, fisicamente, e que hoje em dia, ainda, vivem em condições precárias, alguns mesmo sem tecto, sem abrigo, no meio da rua.

Escrevo isto, sem qualquer intuito politico, mas apenas como constatação de um facto transversal a todos os Combatentes do Ultramar.
Talvez um dia, quem sabe, a Pátria se debruce sobre os seus filhos que a ela entregaram grande parte das suas vidas, e reconheça o esforço extraordinário de cada um e das suas famílias.

Claro, que cada um está convidado a estar presente, embora julgue que tal “evento” não justifique qualquer deslocação a Leiria.


Um abraço camarigo a todos do
Joaquim Mexia Alves

Nota:
Peço encarecidamente que algum eventual comentário não fira a regra de ouro da nossa Tabanca do Centro, fazendo “análises” politicas sobre esta ou aquela situação.

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Joaquim
Só em caso de força maior não estarei presente. Conto dar-te um abraço ao vivo.
JERO

José Marcelino Martins disse...

Aqui reintero o que noutros locais tenho dito/escrito.
TODOS os que t
em direito ao usa da Medalha Comemorativa das Campanhas, devem requere-la.
Não acrescenta nada ao que se fez, mas se é um direito, devemos exercê-lo.

Manuel Lopes disse...

Camarigo Joaquim, eu e a Hortense não faltaremos a essa linda cerimónia, se tiveres o programa coloca aqui, para todos nós sabermos, penso que primeiro haverá preparação dos COMBATENTES para a dita cerimónia, DE SEGUIDA missa,depois a entrega das medalhas em formatura com honras militares.
Um abraço.

joaquim disse...

O nosso camarigo Carlos Santos, presença habitual na Tabanca do Centro, também vai receber a sua Medalha.

Abraços
Joaquim

Hélder Valério disse...

Caros camaradas a "medalhar"

Sem dúvida que pode não acrescentar nada, mas é devida e é merecida e, por isso, deverá ser recebida com gosto e a satisfação do "dever cumprido".

Abraços
Hélder Sousa