segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

P445: A FRELIBU E AS RESMUNGUICES DO COSTUME...



COMENTÁRIO CONTRA COMENTÁRIO…

Texto surgido há bem pouco tempo, inserido como comentário a um poste antigo deste blogue em que era apresentada aos leitores a “Centropédia”, ou Dicionário da Tabanca do Centro:

“Mas que raio de dicionário é este que põe a Figueira da Foz antes de BUARKOS?

E olhe lá ó senhor editor, a Tabanca do Centro é que é um bando de anarquistas e não a Frelibu, sempre bem comandada, hierarquizada, conhecida em todo o mundo, um verdadeiro study caso, ou lá o que é!

Pelo contrário, no vosso errático grupelho anda tudo à balda, sem rei nem roque, sem comando, sem amor à camisola (que é preciso comprar) e com um exército que não pode ter mais de oitenta mânfios (contando com as senhoras) ao passo que em BUARKUS somos milhões na FRELIBU!

Em cada homem de BuarKUS
Há sempre dois FreliBUS
E vocês em Monte Real "auguentem-se" com este OBUS!

Don Paracleto Pretérito Mais que Perfeito, Príncipe do Konhame, Duque da Má Língua, Amado Chefe da Frelibu, Surfista Olímpico, KING OF BUARKOS!”

Contactou-nos de imediato um cidadão que segue atentamente o nosso blogue e que se insurge contra os desmandos deste comentarista auto-intitulado “King of Buarkos”. Pretendendo publicar prova fotográfica dos abusos cometidos pelo pessoal da FRELIBU e não sendo possível fazê-lo através do comentário normalmente inserido no Poste, pediu-nos este leitor, como direito de resposta, que fosse publicado este texto e a foto já mencionada. Aqui fica:

Ex.mos Senhores Editores
Caros leitores do blogue

Não podia ficar indiferente às atoardas que um tal “King of Buarkos” resolveu pespegar como comentário ao Poste de apresentação do Dicionário da Tabanca do Centro, ou “Centropédia”. Pena é que naquela publicação não tenham sido referidos os abusos que os acólitos dessa tal FRELIBU têm cometido. Qual democracia, qual quê! Nas zonas por eles dominadas tem-se assistido a um “fartar vilanagem”.

Um dos exemplos mais recentes é bem visível na foto que vos envio: Numa das avenidas mais importantes da cidade cometeram o desaforo de reservar para o seu pessoal a faixa mais larga, deixando para o restante pessoal que por ali circula (a maioria, diga-se!) uma faixa de dimensões reduzidas em que o risco de acidente é permanente!
E ainda fazem disso chacota, como se pode ver no comentário anterior, daquele grupo, com as suas agressivas palavras de ordem: “ Em cada homem de BuarKUS Há sempre dois FreliBUS”… Bom, nas ruas pelo menos ocupam o lugar de dois…

Espero que a divulgação desta prepotência possa forçar as autoridades a tomarem as devidas providências e acabar de vez com estes e outros abusos em que esses senhores são useiros e vezeiros!

Um cidadão preocupado
Miguel de Mateus Rosé, Conde de Songa-Monga

Desta matéria foi dado conhecimento ao Almirante Vermelho, ex-libris da cidade de Buarkos, conforme consta do ofício que se segue:


Ex.mo senhor Almirante

Sendo V.Exª parte interessada no assunto em epígrafe, por se referir a um território que V.Exª tem administrado com inegável competência, tenho a honra de me dirigir a V.Exª comunicando que entrou nesta instituição uma queixa-crime contra indeterminados da FRELIBU, por actos de gestão inapropriados que podem constituir motivo para prisão.

Vai ser aberto processo de averiguações sobre esta matéria. Entretanto informo que ela será objecto de publicação no blogue da Tabanca do Centro no próximo dia 17 do presente mês.
Segue em anexo o ofício supracitado.

Dou conhecimento deste assunto ao eminente Presidente da Tabanca da Lapónia, parte igualmente interessada por constar ter-se cruzado há quatro anos atrás com um ou mais destes energúmenos.

Com os meus respeitosos cumprimentos
O Oficial de Dia à Tabanca do Centro

Esta comunicação mereceu da parte do Almirante Vermelho enérgica e justificada reacção, que transcrevemos:

Exm.º senhor Oficial de dia da Tabanca do Centro

C/C :
Exm.º senhor Conde de Songa-Monga
Exm.º senhor Director of Lapland Tabanc
Exm.º senhor Editor da Centropédia
Exm.º senhor Amado-Chefe da Tabanca do Centro
Exm.º senhor Etc...Etc...

Foi com uma enorme mágoa e pesar que recebi a comunicação a dar-me conta dos desacatos e provocações que a FRELIBU vem instigando. 

Não sei mesmo se haverá remédio conhecido para me atenuar o sofrimento, a amargura, a angústia, a aflição, a ânsia, a agonia que as vossas sábias palavras em mim provocaram!

Amante do meu Buarkos lindo, filho dilecto, muito querido e muito amado deste paradisíaco lugar, apesar da vizinhança, sinto-me prestes a verter uma lágrima, não só em consonância com as palavras de Vossa Excelência, mas face ao tratamento a que a minha "almirantada" figura passou a estar sujeita desde que o poder no tal grupelho, cujo nome me abstenho de pronunciar, foi tomado por Don Paracleto, o auto intitulado King of Buarkos!
Os insultos com que os insurrectos me mimoseiam levaram-me, após várias consultas a sábios professores portugueses, a telefonar a esse enorme psicólogo, José Mourinho, que de pronto me respondeu: 

"Ó homem, compra um boné à Peter Ché(*) que isso passa".

Assim fiz e de pronto o comecei a usar, como aliás faço prova neste auto, mas... foi pior a emenda que o soneto pois, até na minha própria rua agora chamam-me XEXÉ, eu que até ando tão caladinho, Pateta e Idiota.
Não saio de casa, apesar do magnífico sol que diariamente brilha no meu Buarkos Lindo, ando tristonho pelos cantos, cabisbaixo, pensativo... mas começa agora a surgir uma luz ao fundo do túnel pois consta que Don Rigoleto, O Pretérito Imperfeito e auto-proclamado King of Buarkos da Foz se prepara para disputar o poder com o actual ditador. Esperemos...

Estará Vossa Senhoria à vontade para anexar este meu desabafo ao ofício-missiva que teve a bondade de me enviar.
Receba cordiais cumprimentos do Almirante Vermelho.

E não sabemos se este episódio está definitivamente encerrado...
Os editores

(*) Esta explicação não está na Centropédia, por isso aqui fica - Peter Cech (lê-se CEXÉ)  é guarda-redes do Chelsea e, devido a grave lesão craniana num jogo, passou desde então a usar capacete de protecção, como mostra a imagem.

(Textos saídos das cabeças maradas de dois habituais delinquentes deste espaço - VG e MP)

6 comentários:

Anónimo disse...

Que grande página da História do Centro de Portugal !!!
Fiquei siderado.
Começo a pensar seriamente ir passar uma temporada a BuarKUS.
Obrigado ao VG e ao MP.
JERO

Anónimo disse...

Bom,procurando tornar um longo comentário...curto!
"Barretes há muitos".
A elegância com que Senhor D'A o enverga está a causar inúmeros problemas por tudo o que é Lapónia Sueca,Norueguesa,Finlandesa e mesmo Russa.
Telefonemas,E-mails,tambores ancestrais,sinais de fumo,renas-correio (os pobres dos pombos-correio há muito que estäo congelados!),tudo me está a chegar a casa com pedidos vários.
Ou melhor:EXIGÊNCIAS várias!
O primeiro, é a imediata visita do embarretado à Lapónia Sueca.
(Para evitar mal entendidos,ao escrever "embarretado" näo me estou a referir ao facto de o mesmo ser Benfiquista).
O segundo pedido tem a ver com autógrafos,e aí está tudo também OK.
O terceiro,para os meus valores morais um pouco estranho,tem a ver com cuecas já usadas pelo modelo.
Os quarto e quinto pedidos,tendo em conta ser este blogue um local de encontro de antigos combatentes muito jovens para estas coisas,obr iga-me infelizmente a censuras internas.
Haverá explicacäo para estas aparentes imoralidades por parte das admiradores do Senhor D'A,pois,e como sabem,as Suecas säo "muito dadas",e dentro do Círculo Polar e seus frios envolventes...ainda mais!
Quase me sinto obrigado a dizer,se me desculparem o casernismo:-Porra!Porque é que julgam que aqui vivo quase há 40 anos?!?
Obviamente, ficamos à espera do desembarque da Senhoria D'A por estas estepes geladas.
Um respeitoso abraco do José Belo.

Manuel Lopes disse...

ÉHÉHÉH....BOAAA...ÉHÉHÉH...Estou a ver que tenho que ir comprar umas coisas protectoras que têm pelo nome DODOT para não molhar a minha roupa interior....éhéhéh,....desta não espera o KAMBUTA DOS DEMBOS....um abraço para todos os Camarigos Tabanqueiros...no dia 28 lá estaremos para colocarmos a risota em dia.

joaquim disse...

O bom humor da Tabanca do Centro, no seu melhor!

Já me ri um bom bocado.

Abraços
Joaquim

Anónimo disse...

Amigos. Eu é que fiquei com olhos tortos ao ler tais narrativas pois ia-me acontecendo o mesmo, que ao nosso camarigo Manuel Lopes. Bom, já estão os dois a pensar no carnaval que se aproxima e por tal ´já andam a pensar nos disfarces. Será que o nosso Almirante em vez de ir passa-lo ao Brasil, para ficar mais alegre, opta pelas bandas da Lapónia?!.. Espero para ver. Um abraço e no próximo almoço não vou estar presente. Saúde e a continuação da boa disposição, são os meus votos. Abraço. Mª Arminda

Hélder Valério disse...

A imaginação à solta!
Quase 'loucura total'.
Atenção! escrevi "quase"... nada de confusões.
Hélder S.