segunda-feira, 17 de maio de 2021

P1293: DO BAÚ DOS TESOURINHOS ESQUECIDOS...

UM AEROGRAMA ESPECIAL

Foi recentemente que, ao investigar o conteúdo de uma caixa há muito esquecida, encontrei este aerograma que no Natal de 1972 despachei para casa dos meus pais. Não me lembro de ter enviado muitos aerogramas à família; e neste, como poderão observar, também não são dadas notícias para os tranquilizar – limitei-me a utilizar algum jeito que tinha para o desenho e inventei um postal de Boas Festas que enviei para o meu irmão.

Solteiro e despreocupado na altura, reconheço hoje que não tive para com a família o cuidado de manter com eles um contacto que hoje, como pai preocupado com o bem-estar dos filhos, considero essencial para a minha paz de espírito. Mas erros são cometidos, e temos que viver com eles…

No destinatário  é curiosa a referência ao meu irmão como “Menino”, mas temos que ter em consideração que embora eu tivesse 26 anos, o meu irmão tinha menos 21 anos do que eu…

Só depois de rever o aerograma é que certos pormenores foram relembrados, tais como o código postal da casa dos meus pais em Benfica (Lisboa-4) e o código postal do SPM da Base de Bissalanca (SPM 0828).

Lamento a falta de qualidade do material apresentado, pois não me foi possível digitalizar o aerograma, tendo-me socorrido da máquina fotográfica para a sua reprodução. Mas não quis deixar de partilhar convosco esta lembrança...

Miguel Pessoa



PS - O Pateta que vai a pilotar o avião não foi escolhido por acaso - ele é a figura central do emblema do meu curso de pilotagem - "Turbilhões" - emblema esse que também foi desenhado por mim quatro anos antes...

4 comentários:

Carlos Pinheiro disse...

Espectacular despreocupação...mas não te esqueceste do menino...bem se vê que andavas nos ares. Os convivivios da Tabanca do Centro começam a fazer falta e se calhar a fazer algumas mossas. Temos que pensar bem se este ano ainda nos podemos reencontrar para matar saudades que existem. Um abraço

Juvenal Amado disse...

Os meus aeros perderam-se todos talvez quando casa dos meus pais foi despejada e a minha foi para um lar. É assim coisas que na altura não dei importância seria hoje motivo de orgulho. É pena de facto não teres conseguido digitalizar. Há sempre tempo

Anónimo disse...

"Algum jeito para desenhar"? Camarada Miguel Pessoa, desculpa mas é muita modéstia da tua parte, já que a prova mostra um Grande Ilustrador.
Grande abraço
Jorge Picado

Hélder Valério disse...

Ora bem, meu amigo Miguel

Na realidade há quem diga que "quem não tem cão, caça com gato" embora a frase correta seja "quem não tem cão, caça como o gato", ou seja, com subtileza, com criatividade.
E parece que foi isso que fizeste! Não tinhas aerograma? Criaste um!
E isso acabou por ter mais valor, embora não fosse esse o objetivo, por ser original, único.

Quando começamos a mexer nas coisas aparecem sempre novidades. E isso é bom.

Obrigado por essa partilha.

Abraço.
Hélder Sousa