sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

P1207: REVISTA "KARAS" DE FEVEREIRO

Ainda cedinho, uns vindos de Lisboa, outros do Porto, já o grupo inscrito pelo Manuel Ferreira da Silva (da AAA de Bor) ocupava as mesas da esplanada da frente do Café Central. Vemos aqui o Joaquim Vieira, Alírio Amorim, Manuel Teixeira e Luís Uva.
Entretanto o Manuel Ferreira da Silva aproveitava para pôr a conversa em dia com o Joaquim Amorim, por ele inscrito. Afinal, contactos só pelo telefone ou e-mail, que um mora em Lisboa e o outro no Porto...
Outros aproveitavam o sol exterior, como é o caso do Vitor Caseiro, aqui no meio do Juvenal Amado e do Almiro Gonçalves.
E no bar do café outros iam em busca de um cafezinho, que o almoço ainda demorava um pouco. O Paulo Moreno tem aproveitado o actual horário rotativo de que dispõe no seu trabalho para tentar estar presente nos nossos convívios. E o pessoal só tem a lucrar com isso, que muitas das fotografias que aqui vêm são da sua autoria... Aqui trocando impressões com o Manuel Frazão Vieira que, mais uma vez, não teve oportunidade de rever o "seu" Capitão Vasco da Gama. Pode ser que para a próxima...
Não, o Miguel Pessoa não está a pintar um modelo à escala... O avião, uma miniatura dum F-86, pertence ao Paulo Moreno, que montou o modelo e pediu a pilotos seus conhecidos que tivessem voado aquele modelo de avião que inscrevessem a sua assinatura na miniatura. Já lá estava a do Fernando Moutinho, agora foi a vez do Miguel Pessoa e é melhor aproveitar e arranjar rapidamente mais umas assinaturas, que esses pilotos já não se fabricam há uns tempos...
O grupo de Aveiro desta vez vinha completo. Pelo sim pelo não o Miguel Pessoa foi à mesa contar as cabeças e conferiu - Carlos Augusto Pinheiro, José Luís Malaquias, Carlos Prata e Manuel Reis, a tripulação completa do táxi de Aveiro...
Um dos fundadores da Tabanca do Centro, o Juvenal Amado, não quis deixar de estar presente no 10º aniversário da sua/nossa Tabanca, e veio de Lisboa com o Miguel Pessoa. O Artur Soares deslocou-se da Figueira da Foz, enquanto o Almiro Gonçalves jogava em casa, pois só tem que se deslocar meia dúzia de quilómetros...
O grupo de Torres Novas tem jogado desfalcado do Lúcio Vieira, a contas com problemas de saúde. Vemos os três remanescentes - o Manuel Ramos, Carlos Pinheiro e Alexandre Fanha - a que se junta aqui o Carlos Morte, retornado após alguns meses de afastamento.
O Jorge Lima Basto e o Júlio Pereira costumam vir juntos de Lisboa, tendo ainda por hábito na deslocação visitar a loja do Paulo Moreno na Marinha Grande. Apreciadores do material produzido pelo Paulo, observam com atenção uma oferta deste para a Giselda, um emblema de pano com o perfil do AL-III, uma aeronave que foi palco de muitas das evacuações por ela feitas na Guiné. 
O Carlos Santos, para além do grupo que habitualmente inscreve, trazia desta vez um estreante, o Carlos Pereira.
O Joaquim Espírito Santo Oliveira e o José Luís Rodrigues à conversa com o Carlos Santos e o Carlos Pereira. Até nos admiramos de ver o José Luís sentado, ele que passa o período da concentração de pé, provavelmente para crescer ainda mais um bocadinho...
A Isabel Gaspar e a Giselda são presença habitual nos convívios e aproveitam para pôr a conversa em dia. Certamente falaram das mazelas do Agostinho nestes últimos dias antes do encontro. Sorte para o editor da revista ele já se sentir em condições de estar presente, pois tinha ficado a promessa de lhe levar o almoço a casa se ele estivesse de cama... (Só se aplica a quem é totalista!)
Já é hábito o Manuel Frazão Vieira inscrever igualmente o Benjamim Mira Dinis. Os dois trocam aqui impressões com o Miguel Pessoa.
Um grupo directamente ligado ao núcleo de Leiria da Liga de Combatentes - Jorge Paulo Marto Silva, Lurdes Machado e Mário Ley Garcia.
O José Luís Rodrigues não podia faltar. Desde que apareceu pela primeira vez não nos lembramos de ele ter faltado a algum convívio, sendo sempre dos primeiros a inscrever-se. E o Almiro Gonçalves vai pelo mesmo caminho! Bom, quanto ao Artur Soares, vai aparecendo, embora com menos regularidade.
O Carlos Cordeiro inscreveu também o José Salgueiro, que podem ver numa outra foto. Aqui com o António Sousa, que parece ter debelado os problemas de saúde que o impediram de estar presente em alguns convívios.
Aproximavam-se as 13H30, tempo de posar para a habitual  foto de grupo, e o pessoal lá começa a dirigir-se para o passeio junto à fachada do Café Central. É sempre difícil  empurrar o pessoal para o sítio da fotografia - uns chegam atrasados à foto, outros baldam-se cedo demais...
Para se ver melhor a fisionomia dos retratados, resolvemos dividir a chapa em duas, Como é habitual falta sempre gente - dos 44 participantes, nesta foto só juntámos 38. Dos que faltam, dois até são os fotógrafos...
E iniciava-se a debandada em direcção ao local do almoço. Ajudados pela fomeca e pelo declive da rampa que desce até à entrada, o percurso desde o Café Central faz-se num instante...
À chegada é o granel do costume enquanto o pessoal procura um local para se sentar.
Mas rapidamente a situação acalma e tudo fica a postos para a chegada do petisco. E a D. Preciosa e a D. Dulce lá estão prontas para apoiar os mastigadores.
Os três do grupo de Torres Novas - Alexandre Fanha, Carlos Pinheiro e Manuel Ramos - numa mesa em que têm a companhia do José Salgueiro, António Sousa e, lá ao fundo, o regressado Carlos Morte.
O casal Almiro Gonçalves/Amélia Gonçalves, presença garantida nos nossos convívios. E do núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, a Lurdes Machado e o Jorge Paulo Marto Silva. Ao fundo podemos ainda ver o José Luís Malaquias e o José Luís Rodrigues.
O JERO e o Mário Ley Garcia faziam companhia ao Miguel Pessoa na mesa.
E a família Gaspar não pôde contar com a companhia habitual do Luís Branquinho Crespo, retido no leito do Hospital de Leiria com problemas de súde. Os nossos votos de rápido restabelecimento a este nosso camarada.
Ao fundo ainda podemos ver o Manuel Ferreira da Silva e o Joaquim Vieira, em conversa com a Giselda.
O Juvenal Amado não podia faltar ao aniversário da Tabanca do Centro. Vemo-lo acompanhado do Joaquim Espírito Santo Oliveira e dos dois camaradas habitualmente inscritos pelo Carlos Santos - Joaquim Sousa e Joaquim Rolo.
Do outro lado um dos nossos tesoureiros, o Carlos Oliveira, acompanhado do estreante Carlos Pereira, trazido pelo Carlos Santos.
Estava na hora de fechar a loja e era preciso pôr as contas em dia com a D. Preciosa. O tesoureiro-mor Vitor Caseiro confere as entradas com os adjuntos Carlos Santos e Carlos Oliveira - 44 pagantes e mais uns euros a juntar para uma futura ajuda a algum combatente mais carenciado.



1 comentário:

Anónimo disse...

Boa noite GRANDE MIGUEL PESSOA
Obrigado por todo o teu trabalho que eu sei que não é fácil.
São muitas horas dedicadas à Tabanca do Centro que está cada vez mais muda...
Há poucos interessados nos convívios e quanto a comentários...pouco mais de nada.
A seguir este caminho vamos ter que fazer convívios de 6 em 6 meses !
Será que toda a gente já está farta de cozido à portuguesa?
Fiquem bem até à próxima.
JERO