sexta-feira, 5 de julho de 2019

P1150: REVISTA "KARAS" DE JULHO

Já vem sendo hábito o encontro inesperado com o Jaime Brandão no dia do nosso convívio. Não admira, que ele é cliente habitual do Café Central... E mais uma vez lá estava ele de saída.
E, claro, o pessoal da zona tem o hábito de chegar cedo ao local da concentração, como é o caso do Manuel "Kambuta" Lopes e da sua Hortense.
Não sendo necessariamente da zona estes dois "Barões do K3" - José Manuel Quintas e Vítor Junqueira - tinham madrugado e aguardavam serenamente pela chegada do 3º elemento do bando, o José Pimentel de Carvalho. E finalmente lá chegou este, já com a presença do Miguel Pessoa. Com a ausência do Amado Chefe Joaquim Mexia Alves, retido num outro compromisso, o Miguel Pessoa teve que acompanhar mais de perto a chegada dos participantes, com reflexo na colheita de fotos nesta fase da concentração no Café Central... Felizmente havia outros fotógrafos disponíveis (o Manuel Lopes e o Paulo Moreno) que tomaram conta da cobertura fotográfica.
E como é habitual o JERO trazia exemplares do periódico de Alcobaça em que colabora (o "Cister"), que simpaticamente distribuiu pelos presentes. Infelizmente este seu trabalho no jornal reflecte-se na disponibilidade do JERO para nos acompanhar no convívio até tarde, pois sendo o dia do encerramento da edição ele tem que sair relativamente cedo para terminar o seu trabalho na redação do jornal.
Na foto da direita, dois amigos que costumam aparecer juntos - o Joaquim Caneira e o Abílio Vieira Marques - normalmente na companhia das respectivas esposas.
A chegada do Vasco da Gama foi apreciada pelos presentes, dada a sua pouca assiduidade nos últimos tempos... Por isso verificaram-se alguma manifestações de satisfação pela sua presença no nosso convívio. Esperamos que ele volte a habituar-se a aparecer...
O Domingos Santos tinha na sua posse um suplemento de domingo do "Correio da Manhã", de 20JAN2013, que trazia um artigo razoavelmente extenso ("Guiné - 1963 / 50 anos), sendo uma das notícias a recuperação do Miguel Pessoa após abate do avião que pilotava na zona do Guileje. A foto já conhecida do blogue (aliás tem sido disponibilizada pelo Miguel Pessoa...) está no fundo da página, aqui assinalada pelo Domingos Santos. Enfim, histórias antigas... Mas o artigo dá uma panorâmica geral da guerra da Guiné em todo o tempo de conflito, embora naturalmente resumida.
Há sempre motivos de interesse nos assuntos que possam ser abordados, como se pode deduzir desta animada conversa entre o Joaquim Rolo, Domingos Santos, Carlos Manata, Vitor Caseiro, Almiro Gonçalves e Carlos Oliveira (encoberto).
Com a indisponibilidade dos manos Rodrigues, por razões da saúde, o grupo de Torres Novas costuma ficar reduzido a quatro (isto nos dias bons...). Na foto da esquerda vemos o Lúcio Vieira, Alexandre Fanha e Manuel Ramos, enquanto o quarto torrejano, Carlos Pinheiro, confraterniza no bar com o JERO e o Carlos Manata.
O Luís Branquinho Crespo está certamente a receber do Agostinho Gaspar um reporte da sua recente deslocação à Guiné. Desta vez o Agostinho deslocou-se de avião em vez do jipe - para satisfação da esposa Isabel, que fica sempre preocupada com esta saídas do marido... E foi ponto assente nesta sua deslocação que ela não iria colidir com o nosso convívio, pois ele não está para estragar o recorde que bate em cada novo encontro - vai neste momento com 77 presenças em 77 encontros realizados, um pleno!
O Manuel Mendes trouxe desta vez consigo os dois netinhos, confessos apreciadores do cozido da D. Preciosa.
O Vitor Caseiro desdobra-se sempre nos contactos com o pessoal presente, falando aqui com o Almiro Gonçalves, enquanto a esposa deste, Amélia, põe a conversa em dia com a Giselda.
Estava na hora de se tirar a foto de grupo. Desta vez incluímos uma versão menos habitual, em que o fotógrafo também ficou na fotografia...
E era a debandada para o local da refeição. O pessoal acelera rampa abaixo, que a fome já aperta... Vemos no 1º grupo o Carlos Pinheiro, José Alberto Carvalho, JERO, Manuel Mendes, Vasco da Gama e Manuel Lopes, no 2º grupo o Manuel Ramos, Carlos Cordeiro, Joaquim Rolo, Domingos Santos, Agostinho Gaspar e José Salgueiro.
A distribuição no local foi feita como normalmente com a ocupação das mesas corridas existentes na sala, cada uma delas preparada para 8/9 participantes, juntando-se o pessoal um pouco de acordo com as suas afinidades. Na foto da esquerda vemos em primeiro plano o Silvino Correia d'Oliveira, a Giselda Pessoa e o José Alberto Carvalho, acompanhante (e primo) do Vasco da Gama.
À direita, em primeiro plano o José Salgueiro - que não falha nenhuma desde que nos descobriu... - o Domingos Santos e dois torrejanos, o Carlos Pinheiro e o Manuel Ramos.
Ao fundo vemos os outros dois torrejanos - Alexandre Fanha e Lúcio Vieira - aparecendo em primeiro plano o Carlos Cordeiro e o Paulo Moreno.
O Almiro Gonçalves e a Amélia não falham uma presença - Têm cartão permanente... Ainda não foi desta vez que o Miguel Pessoa e a Giselda puderam visitar a sua empresa familiar que já por diversas vezes nos mimou com bolinhos do seu fabrico - lembramo-nos dos pasteis de nata e do bolo escangalhado... Mas compromissos em Lisboa impediram desta vez essa deslocação.
O Carlos Oliveira e o Carlos Santos são generosos colaboradores no acerto de contas no final do almoço, um trabalho importante para garantirmos o pagamento da refeição à D. Preciosa. Ao fundo vemos ainda o José Manuel Quintas e o José Luís Rodrigues (outro figurante permanente nos nossos convívios).
O Carlos Manata tem sido mais assíduo nestes nossos últimos encontros - embora seja muito poupado na maneira como se inscreve, limitando-se a dizer laconicamente o seu nome na mensagem que nos envia. Na dúvida temo-lo inscrevido para o almoço - e ele tem aparecido...
Os 3 "Barões do K3" só sabem vir juntos - ou vêm todos ou não vem nenhum! Fazem-nos lembrar os Metralhas... Só vêem dois na foto ? Não se preocupem que o 3º Barão está do outro lado da mesa - eles nunca se afastam muito...
Um grupo que já se conhece desde o nascimento da Tabanca do Centro - Giselda, Vasco da Gama e JERO - retoma conversas já antigas, aqui na companhia do estreante José Alberto Carvalho, familiar e acompanhante do Vasco.
E nas deambulações pelas mesas o Vitor Caseiro mete conversa com o Mário Ley Garcia, habitual presença nas nossas reuniões.
Uma mesa já habitual nos nossos encontros, com o Agostinho Gaspar, Luís Branquinho Crespo e o casal Gonçalves, Almiro e Amélia.
E, claro, do outro lado da mesa tinha que estar a Isabel Gaspar e o Miguel, que acompanham normalmente o Agostinho nestas andanças.
O Manuel Kambuta Lopes gosta de se rodear dos seus amigos. Vemo-lo aqui com o Manuel Mendes. Infelizmente outro amigo, o António Sousa, não tem podido comparecer aos nossos encontros por motivos de saúde. Votos de melhoras rápidas para ele!
O JERO aproveitou naturalmente a presença do Vasco da Gama para pôr a conversa em dia. Mas agora um novo intervalo se adivinha - só para o fim de Setembro é que voltamos a reunir-nos. Contamos com a presença do Vasco.
O Joaquim Caneira costuma ser inscrito pelo Abílio Vieira Marques e ambos costumam ser acompanhados pelas esposas. Dado que o Joaquim não dispõe de endereço e-mail, não sabemos se ele costuma ter acesso às informações que distribuímos  sistematicamente aos participantes nos nossos encontros.
Os dois casais têm aqui a companhia da Hortense Mateus, enquanto o Kambuta deambula pela sala na sua função de fotógrafo free-lancer...
O António Alves, embora não seja um veterano nestas andanças já nos habituou às suas presenças em diversas frentes em simultâneo, pois temo-lo visto nos encontros da Tabanca do Centro, Tabanca da Linha e Tabanca Grande.
O Miguel Pessoa tem tido o apoio do Paulo Moreno e do Manuel Kambuta Lopes na realização das reportagens fotográficas dos encontros, com natural benefício para a revista Karas e para os participantes nos convívios, a quem as fotos são posteriormente  enviadas.
Como é habitual o pessoal da D. Preciosa esteve atento às necessidades dos presentes, Aqui a D. Dulce averigua se o Manuel Mendes e os netinhos precisam de  algum apoio.
Pela expressão dá a ideia que o Vasco se esqueceu do dinheiro para pagar o almoço! Mas não, ele só está a observar o paciente trabalho dos tesoureiros Carlos Oliveira e Carlos Santos no acerto da folha de pagamentos.
Resta-nos desejar-vos um bom verão. Mas continuem a acompanhar o nosso blogue, que não fecha para férias, embora mantendo um ritmo mais comedido. Para já vêm aí os slide-shows das fotos do último encontro. E temos textos em carteira a publicar proximamente. Vão dando uma vista de olhos, que vale a pena. Boas férias!

2 comentários:

joaquim disse...

Infelizmente não pode estar presente, porque a minha neta Leonor fez anos nesse dia e festejámos com um almoço.

Mas pela reportagem, como sempre completa, do Miguel, faz-me perceber que tudo correu bem e a contento dos convivas.

Tive pena de não dar um abraço ao Vasco da Gama, mas fica para a próxima.

Obrigado Miguel.

Abraços para todos
Joaquim

Anónimo disse...

Grande Camarigo Miguel Pessoa
Que notável revista KARAS ! No texto, nas fotografias e no pormenor dos comentários. Simplesmente notável. E - sei do que falo - fazer um jornal sozinho não é nada fácil.
Obrigado Miguel. E boas férias.
JERO