quarta-feira, 1 de maio de 2019

P1133: REVISTA "KARAS" DE MAIO

Aproveitando o período de concentração do pessoal no Café Central, antes do almoço, o JERO teve a oportunidade de mostrar aos camaradas presentes o seu projecto mais recente, o livro "Imagens e Quadras Soltas", obra feita em colaboração com o nosso camarada Manuel Maia. O Manuel Nunes Mendes e Raul Castro seguem atentamente a apresentação, enquanto o António Alves, Manuel Reis e José Luís Rodrigues servem de pano de fundo...
Como habitualmente o Jaime Brandão não faz parte deste encontro... Mas, como também é frequente, não deixa de passar pelo Café Central para uma sempre agradável troca de palavras. Situação natural para quem reside permanentemente em Monte Real e é frequentador regular daquele estabelecimento. Aqui, conversando com a Giselda, sua contemporânea na Guiné/BA12/Bissalanca.
O grupo dos 4 de Aveiro tem tido dificuldade em reunir-se nos nossos convívios, estando desta vez ausentes o Carlos Augusto Pinheiro e o Carlos Prata. E só agora regressou ao nosso convívio o José Luís Malaquias, ainda a recuperar de um acidente grave que lhe afectou a mobilidade das pernas. O mais regular ainda tem sido o Manuel Reis... Vemos os dois na conversa com o José Luís Rodrigues, uma presença firme nos nossos encontros. 
Já é hábito antigo do JERO trazer exemplares do jornal Cister, onde colabora, para distribuição aos presentes, dando ao pessoal do Centro possibilidade de saber notícias frescas de Alcobaça e arredores...
O Joaquim Rolo, António Alves e Carlos Santos têm sido presença habitual nestes encontros.
O Carlos Cordeiro e o José Salgueiro estiveram mais uma vez presentes, assim como o Almiro Gonçalves, Luís Branquinho Crespo e Agostinho Gaspar. Este último, aliás, é o único totalista de presenças nos nossos convívios - 76 presenças em 76 encontros!...
O Manuel Frazão Vieira confraternizando com o António Frade... que é presença regular nos nossos encontros, assim como o Manuel Nunes Mendes.
Um friso das senhoras presentes, a que se juntou o Miguel, filho do Agostinho Gaspar. Vemos a Giselda Pessoa, Isabel Gaspar, Helena Frade, Hortense Mateus e Amélia Gonçalves.
E nestes últimos tempos o Carlos Manata tem sido mais constante nas suas participações.
O grupo trazido pelo Acácio Vieira (à direita na foto) onde podemos ainda ver o Elias Ferreira, Afonso Ramos Calado e um substituto de última hora, de que não retivemos o nome.
O Carlos Oliveira - aqui junto do Carlos Manata e Carlos Santos - ultrapassou alguns problemas de saúde que inibiram a sua presença durante um período algo prolongado. Felizmente a situação parece ter sido ultrapassada e temos  podido contar com a sua companhia neste últimos encontros.
Um grupo que se tem preocupado com o funcionamento da Tabanca do Centro e do seu blogue - o Régulo da Tabanca Joaquim Mexia Alves e dois colaboradores assíduos, o Miguel Pessoa e o José Eduardo Oliveira, vulgo JERO.
O Joaquim Rolo e o Joaquim Sousa tomaram-lhe o gosto e não têm faltado. Pena é que não tenham e-mail e acesso directo ao blogue.
A preparação da foto de grupo é sempre trabalhosa pois é difícil juntar todo o pessoal... Grupo a grupo lá se vai reunindo a equipa até se chegar ao produto final. E, como é normal, há sempre gente que não fica na fotografia...
Desde que nos descobriu o José Salgueiro tem sido participante activo nos nossos convívios, sendo habitualmente inscrito pelo Carlos Cordeiro, aqui ao seu lado.
O Acácio Henriques Vieira (ao fundo) inscreveu desta vez vários camaradas, como já vimos. Vemo-lo aqui junto ao Luís Branquinho Crespo e ao Manuel Frazão Vieira.
No número anterior da revista "Karas" tínhamos comentado que era difícil apanhar uma boa imagem do nosso tesoureiro Vitor Caseiro, pois ele refugiava-se num cantinho, lá junto à parede. Desta vez o Vitor resolveu ficar em primeiro plano, para fazer a vontade ao editor. Mas como podem ver continua a ser difícil apanhá-lo, porque o rapaz não pára!... Qual enguia, escorrega pelas mesas para dar um toque pessoal na conversa com cada um dos presentes...
E não é caso único, como se pode ver com o Silvino Correia d'Oliveira, que resolveu abancar por um bocado na mesa do Joaquim Espírito Santo Oliveira e Carlos Santos. Ao fundo ainda podemos ver o Joaquim Sousa, o José Luís Malaquias e o Manuel Reis,
Já este outro grupo mantém-se lá para o seu cantinho... Provavelmente o Agostinho Gaspar explica ao Almiro Gonçalves pormenores da sua próxima ida à Guiné, enquanto a Amélia vai acompanhando a conversa...
O Joaquim Espírito Santo Oliveira e o Carlos Santos são camaradas que nos habituámos a encontrar regularmente nas nossas reuniões.
E o António Alves, que parece abandonado lá para um canto, tem-se mostrado um participante activo nos nossos encontros. E não só, pois também acompanha as reuniões da Tabanca da Linha e já está inscrito para o XIV Encontro da Tabanca Grande, a realizar em 25 de Maio em Monte Real.
O Joaquim Sousa é habitualmente inscrito pelo Carlos Santos. O duo presente dos 4 de Aveiro lá estava no seu cantinho, com o regressado José Luís Malaquias a mostrar que, se ainda não recuperou totalmente das mazelas nas pernas, o acidente não lhe afectou as cordas vocais, pois fartou-se de conversar...
O Joaquim Rolo foi inscrito pelo Carlos Oliveira. Os dois estão aqui ladeados pelo José Luís Rodrigues e pelo Carlos Manata.
E dá a sensação que o nosso tesoureiro Vitor Caseiro anda a preparar a pré-reforma pois deixou as contas do almoço a cargo do Carlos Santos e do Carlos Oliveira. Agora só já lá vai como supervisor...
Durante a nossa concentração no Café Central fomos abordados por um dos empregados, que nos referiu ter na sua posse uns óculos de sol (os que estão na imagem acima) que terão sido deixados no Café no decorrer de um dos nossos encontros anteriores. Se alguém se revê como proprietário destes óculos, poderá contactar o referido empregado quando do próximo encontro.
Já referimos que a realização do XIV Encontro Nacional da Tabanca, que vai decorrer igualmente em Monte Real (em 25 de Maio, no Monte Real Palace Hotel) inibe a realização do encontro da Tabanca do Centro neste mesmo mês. Por isso, apenas poderemos rever a D. Preciosa e os seus petiscos no nosso 77º encontro, em 26 de Junho.

3 comentários:

joaquim disse...

Muitos obrigado Miguel por mais esta perfeita reportagem.

Os que vierem aos almoços são sempre aqueles que fazem a festa, recordando os que não podem vir.

Abraços

Anónimo disse...

Boa tarde Camarigos
Obrigado Miguel Pesssoa . Mais "uma" revista que te ficamos a dever.
Embora "encolhido" estou de acordo com o comentário do Joaquim Mexia Alves.
"Os que vierem aos almoços são sempre aqueles que fazem a festa, recordando os que não podem vir."
Afinal ... "Recordar é viver.
Abraço GRANDE.
JERO

Manuel Nunes Mendes Mendes disse...

Ora aí está; poucos mas bons comilões. A começar pelo Manelito Lopes e acabar no Senhor FradY; logo eu que sempre que fico junto deles passo fome. Na proxima vou para junto do senhor Joaquim Mexia e do Miguel que ambos andam a dieta. Um abraço amigos.