segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

P1078: REVISTA "KARAS" DE DEZEMBRO

O dia soalheiro permitiu que boa parte do pessoal se mantivesse no exterior do Café Central. Aqui um grupinho  a aproveitar o calor do sol - Miguel Pessoa, Agostinho Gaspar, António Frade, Rui Marques Gouveia, João Farinha Cordeiro e Carlos Pinheiro.
Estes também não resistiram ao tempo agradável no exterior do Café - Carlos Santos, José Casimiro Carvalho, Raul Santos, António Frade, Domingos Santos, Luís Dias, Luís Lopes Jorge e José Luís Rodrigues.
Com excepção da acompanhante do Silvino Correia d'Oliveira, este friso de senhoras é presença habitual nos nossos encontros - Isabel Gaspar, Hortense Mateus e Giselda Pessoa. A Júlia Faria vai aparecendo uma vez por outra, o Miguel - filho do Agostinho - não costuma faltar.
Após um longo período afastado do nosso convívio, o Vasco da Gama finalmente reapareceu. Vemo-lo aqui acompanhado de companheiros habituais nestas andanças - Joaquim Mexia Alves, JERO e Miguel Pessoa.
O Alfredo Pinho foi piloto de AL-III na Guiné em '70/'72. Pela mão do Miguel Pessoa apresentou-se em estreia na Tabanca do Centro, num "2 em 1" - o natural convívio com pessoal da Guiné e o contacto com o Paulo Moreno, para encomenda de material alusivo ao 50 anos do seu curso de pilotagem ("Viralatas"), a comemorar em Janeiro de 2019. Vemo-lo aqui em conversa com o Júlio Pereira, um diligente coleccionador de emblemas, cuja colecção já ulrapassou os mil exemplares, ele próprio um cliente do Paulo Moreno.
Estamos certos que o Paulo irá satisfazer as pretensões do Alfredo Pinho para a comemoração do cinquentenário dos "Viralatas".
O grupo da Portela (Lisboa) de vez em quando faz uma forcinha e aparece no nosso convívio. O Luís Uva, Joaquim Vieira e Manuel Ferreira da Silva aparecem aqui acompanhados do Artur Soares e José Casimiro Carvalho.
O Joaquim Coelho tem andado arredado destes encontros e apareceu a reboque do Casimiro Carvalho. Já o António Graça de Abreu veio da Linha de Cascais para matar saudades, como faz de vez em quando.
E o Manuel Kambuta Lopes e a Hortense Mateus estão sempre prontos para uma sessão fotográfica...
A foto de grupo, à porta do Café Central, sofreu da má exposição solar - uma mancha de sombra apanhou o lado esquerdo do grupo - e o número elevado de participantes também não permite grande definição...
Resolvemos por isso incluir uma parte ampliada em que se pode observar melhor uns tantos privilegiados que se destacam na foto...
E era a hora da debandada em direcção ao local da refeição...
...onde o pessoal se distribuiu tendo em consideração algumas afinidades... Em primeiro plano o grupinho da Portela, vendo-se mais o fundo o António Alves, Carlos Manata e Vitor Caseiro.
O Manuel Frazão Vieira pôde finalmente rever o "seu" Capitão Vasco da Gama, após um período largo de afastamento deste nosso camarada. Esperamos que o regresso seja para manter...
Os "Barões do K3" voltaram a reunir-se, a exemplo do sucedido no encontro anterior - José Pimentel de Carvalho, Vitor Junqueira e José Manuel Coutinho Quintas. Continuem a aparecer!
O Carlos Cordeiro trouxe desta vez a esposa Conceição. E o casal Faria - Armando e Júlia - conseguiu finalmente estar presente, depois de uma tentativa frustrada no anterior encontro, entretanto cancelado.
Uma imagem mais nítida do Artur Soares, Carlos Manata e Vitor Caseiro, com o Joaquim Vieira em primeiro plano.
Um grupo relacionado com o núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes - Lurdes Machado, Norberto Serra, Jorge Paulo Marto Silva e Mário Ley Garcia - vendo-se ainda ao fundo o Joaquim Coelho e o Eduardo Campos, inscritos pelo Casimiro Carvalho.
O Carlos Santos num frente a frente com o Joaquim Sousa, por ele inscrito, vendo-se ainda o Joaquim Espírito Santo Oliveira, Domingos Santos, José Luís Rodrigues, José Jesus Ricardo, Teresa Vindeirinho e Rui Marques Gouveia.
O Luís Branquinho Crespo junto da família Gaspar - Agostinho, Isabel e Miguel - conversa aqui com o Miguel Diniz e o Almiro Gonçalves.
Uma panorâmica do local, vendo-se ao fundo a clientela habitual da D. Preciosa que não perde estas oportunidades únicas de trincar um cozido à portuguesa, a reboque dos nossos encontros...
O Diamantino Ferreira e a Emília. Mais ao fundo o António Graça de Abreu.
O Júlio Pereira e o Jorge Lima Basto vieram de Lisboa, com passagem pela Marinha Grande, onde se encontraram com o Paulo Moreno, que os tinha inscrevido. Esta não foi a primeira vez que estiveram connosco e esperamos que essas participações possam prosseguir no futuro.
Já chegados tarde ao local, o Silvino Correia d'Oliveira e acompanhante já não conseguiram dois lugares juntos nas mesas, pelo que foram recambiados para uma mesa isolada, onde acabaram por desfrutar de um serviço personalizado, conforme nos referiu o próprio...
O António Frade e esposa Helena partilhavam a mesa com a Hortense Mateus, esta arredada do seu "Kambuta", mais preocupado em tirar fotografias e fazer a ronda das mesas...
O Luís Lopes Jorge não estava inscrito mas apareceu`em cima do acontecimento. Ultrapassou-se a situação, mas é algo que todos devem evitar, a bem da sanidade mental dos organizadores... e da D. Preciosa. Aqui ao lado do Luís Dias e esposa Manuela, estes inscritos pelo António Frade.
Hoje já há quem não use máquina fotográfica pois os telemóveis têm cada vez maiores capacidades. É o caso do JERO, que vemos aqui a fotografar a mesa ao lado.

Para além do editor da revista "Karas" colaboraram na edição fotográfica deste número o Paulo Moreno e o Manuel "Kambuta" Lopes, a quem agradecemos a disponibilidade.

6 comentários:

Anónimo disse...

GANDA MIGUEL
Se não é a melhor revista do Ano ...anda lá muito perto.
Um dia temos que passar todas estas memórias ao papel e editar um livro !
Muito obrigado e, em termos pessoais um Feliz Natal para ti e todos os teus.
Abraço cisterciense.
JERO

joaquim disse...

Mais uma vez e sempre obrigado Miguel.

Talvez os camarigos que demandam a Tabanca do Centro não tenham bem a noção deste trabalho que o Miguel faz sempre a seguir a cada encontro.

Sem tomar notas acaba por conhecer os nomes de todos e de um modo geral a todos contemplar com uma frase, com uma referência.

Por todas as razões e mais uma, (o Miguel faz isto apenas e só por gosto e entrega aos combatentes como ele), todos nós devíamos ter mais respeito a este trabalho do Miguel, agradecendo-lhe pelo menos com um pequeno comentário de "obrigado".

E podemos e devemos agradecer-lhe também com a nossa disponibilidade para fazer as coisas bem feitas, ou seja inscrevermo-nos dentro dos prazos e cumpri-los, porque as inscrições fora de prazo provocam novas folhas de pagamento que o Miguel tem que fazer, bem como os telefonemas repetidos entre mim e ele, e, depois entre mim a D. Preciosa.

Não custa nada!

Basta pensar que nem o Miguel, nem eu estamos nisto por outra causa que não seja juntar os combatentes num convívio onde possam desafogar as suas mágoas, as suas histórias, os seus sentimentos.

Por isso e mais uma vez, obrigado Miguel, com um grande, amigo e grato abraço do
Joaquim

JOSE CASIMIRO CARVALHO disse...

Sou José e não Joaquim, como consta no comment de uma das fotos...lol

joaquim disse...

Caro José Carvalho

Foi um "lápis", pois nos outros lados o teu nome aparece correcto!

E toda a gente conhece o Joaquim, perdão, o José Casimiro Carvalho!!! ehehe

Grande abraço

Carlos Pinheiro disse...

Grande Miguel
Obrigado pelo teu trabalho e pela tua dedicação a esta causa. Tudo isto faz história. Obrigado mais uma vez. Um abraço
Carlos Pinheiro

Anónimo disse...

Obrigada Miguel, por mais este belo número da Revista Karas. Para quem não esteve presente como eu, fica a saber do aconteceu nesse convívio.
Desejo que continue no ano 2019, com essa disponibilidade.

Desejo-lhe e também aos restantes amigos, um Feliz Natal, com saúde e alegria.
Um abraço.

M Arminda