quinta-feira, 9 de agosto de 2018

P1047: ALCÁCER-QUIBIR


TRAUMAS DO IMPÉRIO

Entre outros, o desastre de Alcácer-Quibir, a 4 de Agosto de 1578, fez agora 440 anos, teve repercussões profundas em Portugal, no Séc. XVI.

No campo de batalha, na localidade de Alcácer- Quibir, em Marrocos, ficaram entre mortos e prisioneiros cerca de 10 mil soldados portugueses recrutados em todo o país, incluindo muitos membros de quase todas as famílias nobres do Reino. Segundo os relatos da época, não havia ninguém, em Lisboa, que não tivesse interesse na guerra de Alcácer-Quibir. Isto, porque quem não tinha, lá, nas fileiras um filho, tinha o pai ou o marido ou um irmão. 

D. Sebastião, então, Rei de Portugal herdou a Coroa, por morte do seu avô D. João III em 1557, tinha então 3 anos de idade. Era um jovem cavaleiro que sonhava com feitos heróicos. Vivia numa ansiedade permanente de retomar, reconquistar o nosso Império no Norte de África. Nesse espírito de luta, atacou os Mouros, na sua terra, exactamente, a 4 de Agosto de 1578, travando-se a mortífera e imemorável batalha de Alcácer-Quibir.

Diz-se que os Portugueses lutaram com bravura e heroísmo, mas, foram esmagados e o nosso Rei D. Sebastião combateu, desesperadamente, até ao fim... não havendo mais notícias do Rei até aos nossos dias. Não se sabe, nunca se soube do "paradeiro" do nosso El-Rei D. Sebastião, após a batalha de 4 de Agosto de 1578.

Para além desta tragédia militar para o Reino de Portugal, no Séc. XVI, Portugal iria viver horas muito tristes porque iria perder o seu maior e precioso bem - a LIBERDADE E A INDEPENDÊNCIA. Quando chegaram os primeiros rumores da derrota portuguesa, em Alcácer-Quibir, esta notícia suscitou, em Portugal, um movimento de «pânico colectivo».

Ao arrepio da finitude irreparável da vida (a morte), sempre se "sonhou" que o nosso El-Rei D. Sebastião pudesse, um dia, no silêncio de uma prometedora manhã de nevoeiro regressar de Alcácer-Quibir... conciliando e apaziguando os espíritos mais sofredores. Daí o cognome de Rei o "Desejado", título patriótico atribuído por um povo que, apesar de tudo, acreditava que o seu jovem Rei D. Sebastião um dia havia de voltar, mas... não voltou!... 

Manuel Frazão Vieira
(Ex-Aferes Mil.º CCAV 8351) 

(O autor não aderiu ao novo acordo ortográfico)



Sem comentários: