quinta-feira, 19 de julho de 2018

P1043: SURPRESAS NO TEMPO...


CARECA MALUCO?!...

Numa conversa de fim do dia, com a esposa, este camarada - que não vou dar-me ao trabalho de identificar… - relembrava pormenores dos velhos tempos que tinha vivido como comandante de uma Esquadra de Instrução da Força Aérea. E recordava alguns companheiros desse tempo: “A Fulano chamávamos Minhoca, já Sicrano era o Fatela”… E por aí adiante…

Com ar de gozo a esposa acompanhava o monólogo e, não se contendo, perguntou-lhe: “E a ti, como é que te chamavam?”. Surpreendido pela pergunta, respondeu-lhe que não se lembrava de ter sido conhecido por nenhum nome em particular.

“Tu eras o Careca Maluco!...”– disse-lhe ela. E esclareceu: “Uma vez fui ter contigo à Esquadra e esperei no Bar que chegasses do voo. De repente entra na sala um aluno esbaforido a alertar os presentes de que vinha ali o Careca Maluco. E então entraste tu, sozinho…”


Tentando assimilar a informação recebida, o nosso amigo – que não tinha até então conhecimento deste cognome… - sentiu-se um pouco melindrado. E pensava ele que, naquela época com 35 anos, não estaria assim tão careca que se justificasse essa referência. Já quanto à maluquice, pensou, com tanta coisa que tinha feito ao pessoal, até que não era um insulto mas o reconhecimento da sua maneira de estar na vida…

Miguel Pessoa


5 comentários:

Anónimo disse...

Voei com vários pilotos e pelo menos na Guiné todos tinham apelidos.
Recordo alguns:como por exemplo: o Cebolinha, o Bruxa de Pinho,etc, etc. e até a torre se chamava Matateu.
Achava piada. A avaliar pela imagem parece que o personagem é o narrador da estória e deste não tive conhecimento, senão agora.
Um abraço amigo Miguel.

Hélder Valério disse...

E pá! "Careca Maluco"?!!!

Bem.... os alunos são, sempre, atrevidotes... por isso....
Como seriam novinhos é possível que o despontar de alguma tonsura pudesse indiciar essa coisa do "careca"... vá lá, agora "maluco"??!!! só se teriam inveja das inúmeras façanhas de que ouviam contar sobre o instrutor....
Mas "prontes", acaba por ser tão distintivo como qualquer outra coisa.
Grande abraço, Miguel.

joaquim disse...

Vá lá, vá lá!

A careca aumentou, mas a maluquice aquietou-se!

"Fenómanos" da idade!

Grande abraço

Anónimo disse...

Boa noite gente boa.
Gostei da história Miguel. Normalmente os "próprios" não se reconhecem nos "cognomes"...
É dos livros e no meio militar não é excepção.Antes pelo contrário.
E a esposa do "careca maluco" não ficou com nenhuma alcunha !?
Grande abraço e boas férias.
JERO

Anónimo disse...

Herr Överste...”Skallig galen” ??? E,o tempo passa. Um grande abraco do J.Belo.