segunda-feira, 5 de março de 2018

P1004: REVISTA "KARAS" DE MARÇO

Confirmando a regra dos últimos convívios, tivemos um número de participantes um pouco mais reduzido do que noutras ocasiões similares. Depois de algumas baixas de última hora acabaram por estar presentes 40 participantes, aliás número que foi mais do que suficiente para garantir um belo ambiente.
Quem beneficia com esta redução do pessoal é a clientela fiel da D. Preciosa, que só tem praticamente estas ocasiões para deitar abaixo o cozido à portuguesa.
E desta vez, na capacidade sobrante, a D. Preciosa pôde satisfazer o apetite  a mais de 40 dos seus clientes. Eles agradecem...
Ainda pouco passava do meio-dia e já uns tantos maduros tinham abancado na esplanada do Café Central. Vemos aqui o Diamantino Ferreira, Manuel "Kambuta" Lopes e Manuel da Ponte. E o Kambuta começou logo a disparar em todas as direcções... E justificadamente, diga-se, dado ser um um fotógrafo freelancer que colabora regularmente com a revista .

O Carlos Santos conversa aqui com o Manuel Frazão Vieira, Se o primeiro já nos habituou há muito tempo à sua presença, trazendo ainda outros camaradas ao nosso convívio, o segundo "pegou de estaca" desde que se juntou ao nosso grupo, não falhando os nossos convívios, e tendo até colaborado no blogue com alguns textos de grande qualidade. E prometeu escrever mais, embora reconheça a sua preguiça para o fazer... Mas nós não nos esquecemos da promessa!
Inscrito pelo Manuel Frazão Vieira tivemos ainda a presença do Benjamim Mira Dinis, que teve nesta ocasião oportunidade de rever um velho conhecido seu, o João Roda. Este já tinha estado presente num convívio anterior e foi desta vez pressionado pelo Miguel Pessoa para se juntar novamente ao grupo. Se ele até mora em Vieira de Leiria...
O João Roda cumpriu uma comissão na Guiné voando o F-86, no início das hostilidades, e ali retornou mais tarde por um curto período, como reforço, para dar uma ajudinha ao pessoal dos Fiats G-91 no início de 1974.
O tempo chuvoso não se prestava para grandes veleidades ao ar livre e o pessoal refugiou-se no interior do café. O António Frade e o António Sousa, dois participantes habituais, põem a conversa em dia; e o Vitor Caseiro acompanha o Carlos Manata enquanto este despacha um aperitivo, para melhor escorregar o cozido.
É raro arranjarmos uma foto decente do Miguel Diniz. Desta vez aqui o temos de corpo inteiro, acompanhado pelo Kambuta, Almiro Gonçalves e Benjamim Mira Dinis. E é curioso que sendo uma foto do Kambuta, o rapaz ainda assim consegue aparecer na fotografia! Deve ter com certeza um comando à distância...
E o bom de haver um segundo fotógrafo é que o editor da revista pode assim ter um comprovativo de que também esteve na festa... Aqui o Miguel Pessoa com a Giselda.
Dois elementos do grupo de Torres Novas - o Carlos Pinheiro e o Lúcio Vieira - à conversa com o Mário Ley Garcia e o Manuel Frazão Vieira.
E já disse ao Kambuta para elevar a alça quando "dispara" sobre o Amado Chefe... O Joaquim acabou por ficar com a cabeça meio cortada, mas temos que reconhecer que a fotografia era difícil, dada a diferença de estatura dos intervenientes...
O Agostinho Gaspar estava nos preparativos finais para a sua viagem à Guiné (aliás, a estas horas já se pôs a caminho...). Quem estava preocupada era a Isabel, que via o marido sair de casa para sítios esquisitos. E a única preocupação do Agostinho era a de não perder o próximo convívio, ele que nunca faltou a nenhum! Por isso foi com alívio que soube da alteração de data do próximo encontro - o que até poderá dar festa, pois o Agostinho comemora o seu aniversário na data do próximo encontro...
Mas estava na altura de avançarmos para o almoço, desta vez passando por cima da foto de grupo, devido à chuva. E podemos ver, à chegada ao local, o Kambuta a olhar embevecido para uma travessa de fruta na mesa das sobremesas. Com certeza hás-de ter igual lá em casa, ó Manel!
O JERO só excepcionalmente falta às nossas reuniões (eventualmente algum serviço inadiável de "avô de dia"). Os afazeres nas funções na Câmara de Leiria fazem que a agenda de Raul Castro não permita a sua presença em todos os nossos encontros.
O Amado Chefe, claro, só por motivos muito fortes é que não irá estar presente...
Uma montagem da "mesa lá do canto", onde podemos ver, da esquerda para a direita, o Jorge Paulo Marto Silva, o casal Gonçalves (Almiro e Amélia),  Manuel da Ponte (desta vez sozinho), a família Gaspar (Isabel, Agostinho e Miguel) e o Mário Ley Garcia. Nos extremos, pessoal ligado actual ou anteriormente ao Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes.
Na ala esquerda o grupo de Torres Novas - Alexandre Fanha, Carlos Pinheiro, Manuel Ramos e Lúcio Vieira. Os manos Rodrigues, deste grupo, têm estado afastados do nosso convívio devido a problemas de saúde. Votos de melhoras rápidas para eles!
Na ala direita o José Luís Rodrigues, Manuel Frazão Vieira, o Frederico Biel, estreante trazido pelo Carlos Santos, que também aparece na foto.
O casal Frade (António e Helena) não falha um convívio, o mesmo sucedendo com o António Sousa e o Vitor Caseiro. O Carlos Manata aparece quando pode e o casal Ferreira (Diamantino e Emília) tem sido bastante regular.
Inscritos pelo Carlos Santos, o Raul Santos e o Alípio Martis e acompanhante. E o Miguel Diniz, com problemas no computador, arriscava-se a não ver o nome na lista de inscritos... É que os telefonemas nem sempre nos apanham em condições de tomar nota da inscrição, por isso a falha. Mas tudo foi resolvido a tempo.
Referiu-nos o Carlos Santos que o seu acompanhante Frederico Biel, um estreante nestas lides, foi um jogador de futebol do União de Leiria que acabou por cumprir a sua comissão de serviço num local bem mais recatado, em São Tomé e Príncipe.
A Hortense aguarda pacientemente que o Kambuta dê as suas voltas pelas mesas. E o Rui Marques Gouveia como de costume estava acompanhado pelo cunhado, José Jesus Ricardo.
Outro casal habitual, o Almiro e a Amélia Gonçalves, ladeados pelo Manuel da Ponte, que desta vez não trouxe companhia - nem esposa nem nenhum dos filhos...
E o Vitor Caseiro aproveita sempre para dar uma volta pelas mesas e meter conversa com os presentes, Aqui com o Mário Ley Garcia.
O Kambuta gosta de fazer o serviço completo. Ei-lo aqui a tirar uma foto à mesa do chefe.
O José Luís Rodrigues costuma ser dos primeiros a inscrever-se para os convívios. E o Manuel Frazão Vieira tem-se encarregado igualmente da inscrição do Benjamim Mira Dinis.
O Kambuta tem sempre que dar espectáculo... E a Hortense fica com aquela expressão "Lá está o tipo a exibir-se...".
O Manuel Mendes tinha uma consulta de manhã, que o levou a chegar já atrasado ao almoço. Mas fez questão de estar presente. Aqui a recuperar do atraso, com o apoio moral do António Frade. E o Kambuta lá tinha que cortar mais uma cabeça... Levanta a alça, ó Manel!
Estávamos nas despedidas. Mas não sem pormos as contas em dia - 40 pagantes e algum dinheiro extra para apoio a combatentes carenciados. O JERO avança ao castigo junto da equipa responsável pela tesouraria - O Vitor Caseiro e o Carlos Santos. Uma colaboração que bastante apreciamos.




2 comentários:

joaquim disse...

Muito obrigado Miguel.

Um abraço
Joaquim

Anónimo disse...

Mais uma vez o amigo Miguel Pessoa se esmerou em relatar os principais momentosos deste convivido.
Muito engraçada a forma como resolveu a fotografia do grupo. É o Chefe por ser o mais alto e o primeiro aparece bem destacado.
Vejo o amigo Manuel Lopes em grande forma e ainda bem.
Parabéns pelo trabalho Miguel.
Um abraço
M Arminda