terça-feira, 13 de junho de 2017

P922: REVISTA "KARAS" DE JUNHO


Terminadas as obras de remodelação o Café Central voltou a ser palco da concentração do pessoal antes da refeição. Este grupo resolveu confraternizar logo à entrada do café, aproveitando o bom tempo que se fazia sentir. À direita, o grupo de Torres Novas apresentava-se algo desfalcado, apenas com 4 participantes: Carlos Pinheiro, João Rodrigues, Manuel Rodrigues e Francisco Ribeiro. Conversam aqui com o Abílio Vieira Marques, Joaquim Caneira, Raul Santos e Carlos Santos, que parece reger a orquestra...


Outros recolheram-se à sombra da esplanada, como é o caso deste grupo, com o José da Silva, Manuel Nunes Mendes, Luís Lopes Jorge e António Sousa dando as boas vindas ao regressado José Prates, há longo tempo afastado dos nossos convívios.


Um grupo inscrito pelo António Nobre, que vemos à direita, junto do Virgolino Ferreira, Elias Vieira Ferreira e Acácio Vieira.


O grupo de Aveiro vinha desta vez reduzido a trio (aliás, a sua formação original...): Carlos Prata, José Luís Malaquias e Manuel Augusto Reis. E o Silvino Correia d'Oliveira, ex-piloto na BA12 (T-6 e DO-27), cumpriu o prometido no Encontro Nacional da Tabanca Grande e juntou-se a nós, prometendo continuidade na sua presença. Aqui junto do Miguel Pessoa, seu contemporâneo em Bissalanca.


O Luís Branquinho Crespo inscreveu como acompanhante um amigo, José Fernandes Baptista. Aqui, os dois conversam com o Agostinho Gaspar, o nosso totalista dos convívios (já vai em 61!).
E as Senhoras não podiam faltar. Este grupo, aliás, já é presença assídua nos nossos encontro: Manuela Dias, Hortense Mateus, Maria Helena Frade, Emília Ferreira, Ana Baptista e Isabel Gaspar.


A convite do Joaquim Mexia Alves, o seu amigo José Martins Carvalho - combatente em Moçambique - repetiu a presença nos nossos convívios. E o Manuel Jacinto, mesmo impedido de estar presente, não deixou de inscrever pessoal - como foi o caso do António Pinto Alves, Manuel Clemente e respectivas esposas.


O casal José Manuel Baptista/Ana Baptista tem sido presença mais ou menos habitual nos nossos convívios. E o Fernando de Freitas Pinto e o Manuel Ferreira da Silva, esses não costumam faltar...


Já no salão de refeições o pessoal espalha-se um pouco ao acaso, mas alguns grupos tentam manter a coesão,,, Os quatro de Torres Novas - Carlos Pinheiro, João Rodrigues, Francisco Ribeiro e Manuel Rodrigues - partilham a mesa com o António Sousa e o José Fernandes Baptista, este trazido pelo Luís Branquinho Crespo.



O casal Gina e António Fernando Marques e o  casal Amélia e Almiro Gonçalves ficaram desta vez junto ao régulo da Tabanca. E o Joaquim Caneira e o Abílio Vieira Marques regressaram ao nosso convívio - lá vão aparecendo de vez em quando...



À esquerda o Virgolino Ferreira (estreia) e o Acácio Vieira, inscritos pelo António Nobre. À direita, dois pilotos de tempos diferentes na Guiné... mas com os mesmos aviões (T-6 e DO-27) - o Silvino Correia d'Oliveira (mais recente) e o Armando Cró Braz (mais antigo).



À esquerda, dois casais que são presença regular nos convívios da Tabanca do Centro: Luís Dias e Manuela, e António Frade e Helena. 
À direita, pessoal inscrito pelo Manuel Lopes: Manuel Mendes (habitual), António Marques (novo) e José da Silva. Este último, com presença irregular devido a problemas de saúde, conseguiu desta vez fazer-nos companhia.



A D.Preciosa caprichava na distribuição do petisco às mesas. À direita podemos ver em pormenor o corpo do delito...



Este trio da Linha - António Maria Silve e Irene e Luís R. Moreira - abancou desta vez afastado do casal Marques. E a Isabel e O Miguel são companhia habitual do Agostinho Gaspar nos nossos convívios.



Uma mesa com pessoal de várias proveniências: José Manuel Coutinho Quintas, Vitor Junqueira, José Pimentel Carvalho, José Jesus Ricardo, Rui Marques Gouveia, Baltazar Rosado Lourenço e Emília e Diamantino Ferreira.



O trio de Aveiro - Manuel Reis, Carlos Prata e José Luís Malaquias - manteve-se junto. Vemo-los aqui rodeados pelo Padre Bernardo Morganiça (um convidado do Vitor Caseiro), o Carlos Manata e o Manuel Ferreira da Silva.



Como habitualmente o Carlos Alberto Santos foi inscrito pelo Constantino Antunes. Aqui vemos os dois no canto de uma mesa. E também emboscado num cantinho estava o Vitor Caseiro, nosso emérito tesoureiro, aqui ladeado pelo casal Pinto Alves, António e Graziela.



O José Prates comemorava mais um aniversário, o que levou a que se cantasse os "Parabéns a Você" e se proporcionasse alguns miminhos extra ao aniversariante.



O Joaquim Mexia Alves informou no final do almoço que havia a possibilidade de o pessoal interessado adquirir o livro "Guiné, um rio de memórias" recentemente publicado pelo Luís Branquinho Crespo, um nosso camarigo presente neste encontro, divulgação que suscitou natural interesse por parte do pessoal presente.




2 comentários:

joaquim disse...

Mais uma vez e sempre, obrigado Miguel, por este teu incansável e precioso trabalho, que eu muito gostaria que os frequentadores da Tabanca do Centro apreciassem com, pelo menos, um obrigado.

Só para referir ainda que o meu amigo José Martins Carvalho fez também uma Comissão Militar em Moçambique.

Grande abraço, Miguel.

Joaquim

Anónimo disse...

Obrigada Miguel, por esta descritiva revista Karas.
Vi todos, menos a Gi . Onde se escondeu? Nem vi a Hortense. Não me diga que a Hortense pediu uma mãozinha à Giselda e foram regar a horta!?..
Gostei de os ver.
Um abraço amigo.
M Arminda