sábado, 23 de abril de 2016

P781: REVISTA "KARAS" - NÚMERO ESPECIAL DE ABRIL

Como responsáveis pelas organização do Encontro, o Luís Graça e o Carlos Vinhal lá estavam, para receber os participantes e ver como as coisas corriam. E, claro, o Joaquim Mexia Alves, "oficial de ligação" ao Monte Real Palace Hotel e responsável pela logística de todo o evento (estadia e comidinha), pronto para resolver qualquer problema que pudesse surgir.


Aqui é tudo pessoal do norte, carago!, com o Bando do Café Progresso bem representado. Alguns já passaram pelo cozido da Pensão Montanha - Jorge Teixeira, José Ferreira da Silva, o outro Jorge Teixeira (Portojo) e o David Guimarães.


Deste grupo apenas o Manuel Joaquim tem aparecido na Tabanca do Centro. Aqui na companhia do António Estácio, Idálio Reis, Rui Guerra Ribeiro e Virgínio Briote.


O António Matos tem andado agora mais afastado dos convívios da Tabanca do Centro, compensando com a sua presença nos encontros da Tabanca da Linha. Aqui, ao lado do Manuel Resende, um dos organizadores daqueles encontros. Na foto da direita, em conversa com o Luís Graça, vemos dois outros elementos da Linha que são habituais nos nossos encontros em Monte Real, o António Fernando Marques e o Luís R. Moreira.


O Manuel "Kambuta" Lopes, um "angolano" plenamente integrado no grupo de "guineenses" da Tabanca do Centro, não quis deixar de estar presente no Encontro Nacional da Tabanca Grande, acompanhado da esposa Hortense. Na foto da direita o António Matos conversa com o camarigo JERO, vendo-se ao fundo a Giselda Pessoa com o Jorge Canhão e esposa, este um casal que "vai a todas" (Tabanca Grande, do Centro, da Linha, de Setúbal)...


E a propósito de Tabanca de Setúbal: Será que o Hélder Valério Sousa já arranjou data para o seu 3º convívio? Falou-se por alto em Setembro/Outubro, mas não se referiu o ano... 
Ao lado do Hélder, o casal Sardinha (Belarmino e Antonieta) fazia-se acompanhar das 2ª e 3ª gerações - filha, genro e netinho... 
Não, não são os que estão na foto ao lado!... Esses são o Mário Fitas e esposa mais o Virgínio Briote, em conversa animada...


Expansivo como sempre, o José Casimiro Carvalho... Do todo este grupo apenas o Rogé Guerreiro não esteve ainda na Tabanca do Centro - o Rui Pedro Silva aparece quando a sua vida profissional lhe permite, o Manuel Reis é presença assídua.


No decorrer do almoço, as habituais palavras de circunstância dirigidas aos participantes, lembrando a história da Tabanca do Centro ao longo de doze anos, hoje completados. E em que se incluiu a atribuição de prémios de assiduidade a alguns dos participantes. Depois de algumas dúvidas sobre a sua vinda a Alice Carneiro, esposa do Luís Graça, foi contemplada com um diploma pelas suas dez presenças nestes Encontros Nacionais.


O Joaquim Mexia Alves, acompanhado da esposa Catarina e filho André, tinha a seu lado um convidado, o Padre David Nogueira, que tinha presidido à cerimónia religiosa efectuada durante a manhã na Igreja Matriz de Monte Real.


À esquerda, um grupo já habitual em Monte Real, nos convívios da Tabanca do Centro - Fernando Faustino e esposa Aldina, Agostinho Gaspar e Almiro Gonçalves. À direita, o nosso camarada Portojo não dispensa a sua habitual "loirinha", na companhia do Guerra Ribeiro.


Uma conversa que já é habitual nestes Encontros: O tema Guileje/Gadamael... E o António Matos e o José Casimiro Carvalho lá trocam as suas impressões, sempre muito expressivas por parte do Casimiro...

E podíamos apresentar mais uma série de pranchas, mas resolvemos ficar por aqui. É que podem ver pormenorizadamente a descrição deste evento no blogue da Tabanca Grande, em http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/ .

E precisamos de pôr este material nas rotativas, pois não queremos perder a data de 23 de Abril de 2016, em que se completam precisamente os 12 anos de idade da "velhinha" Tabanca Grande, oficialmente "Luís Graça & Camaradas da Guiné".

PARABÉNS!


Nota final: Algumas fotos desta edição da "Karas" são da autoria do Juvenal Amado e Manuel Lopes, a quem agradecemos a "colaboração" involuntária...
O editor

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei de ver a bela reportagem. Obrigada Miguel. Um grande abraço. M. Arminda

joaquim disse...

Obrigado Miguel por esta Karas "intercalar", mas com tanto para recordar.

Um abraço
Joaquim

Hélder Valério disse...

Caros amigos, o nosso estimado editor está sempre pronto para dar umas 'bicadas' e 'puxar' pelos estímulos...
Pela parte que me toca 'acuso a recepção do recado'... e vamos lá então a ver qual dos dois meses sugeridos poderá ter efectividade.
Para já, fica o registo.. depois "a ver vamos"! Mas dar-se-à conta, certamente!

Abraços
Hélder Sousa