quinta-feira, 23 de julho de 2015

P681: PARA GRANDES MALES...

UM SISTEMA ANTI-ROUBO!

A recente narrativa do Miguel Pessoa sobre o “desvio” da sua bolsa por parte do JERO fez-me lembrar uma história dos meus tempos de Luanda, que também tem a ver com bolsas deste tipo.

Naquele tempo, 1974/1975, corriam dias agitados por Luanda, com muita gente armada para além dos três Movimentos que se degladiavam diariamente com disparos de várias armas. A prudência aconselhava a que também o comum cidadão, se pudesse, carregasse um “tira teimas” por causa das coisas.

Assim, era habitual ver homens com bolsas deste tipo, que afinal para além dos documentos, etc., também carregavam uma qualquer pistola para segurança pessoal. 

No meu caso era uma Walther PPK, que felizmente nunca tive de usar.

Também por isso mesmo, e não só, os roubos por esticão aconteciam com frequência na cidade.

Ora uma noite, um oficial superior da Força Aérea, Piloto Aviador, que fazia parte do meu círculo de amigos - e que não identifico porque ainda está entre nós, e poderia não gostar de relembrar a história, (embora a mesma não tenha nada de mal) - brindou-nos com a seguinte ideia:

Dizia ele que ia colocar na sua bolsa uma granada de mão, com um fio atado à argola e ao seu pulso, e assim, quando o ladrão lhe roubasse a bolsa iria ter uma enorme surpresa!!!

Melhor, dizia ele, é que logo a seguir ao roubo, seria hilariante ver a vitima a correr para o lado oposto ao do assaltante, gritando “agarra que é ladrão”!!!

O “sistema”, felizmente, nunca foi testado!!!


Joaquim Mexia Alves

Monte Real, 23 de Julho de 2015 

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Pois, caro Joaquim, ainda bem que não chegou a haver ocasião de 'testar' a eficácia do 'modelo anti-roubo'.

Podia acontecer alguma desgraça e as consequências, ainda hoje, talvez 'pesassem' na memória!

Foi melhor assim!

Abraço
Hélder S.