domingo, 9 de março de 2014

P457: NOS 50 ANOS DO AL-III NA FAP

Lembramos aqui algumas palavras que escrevi neste blogue em 22ABR2013 acerca da cerimónia que decorreu na BA11 (Beja), comemorando os 50 anos de operação do AL-III:

"No passado dia 20 de Abril decorreu na Base Aérea nº 11, em Beja, um encontro de militares, ex-militares e convidados em que se celebrou os 50 anos de operação do AL-III na Força Aérea Portuguesa, período de que acho de toda a justiça realçar os treze duros anos de operação na guerra de África. 
Poderá parecer estranho ser este texto escrito por um piloto que nunca operou este tipo de aeronave, mas vários motivos me levam a fazê-lo. Sendo da Força Aérea, apraz-me realçar o trabalho espectacular e meritório efectuado pelos pilotos e mecânicos ligados à operação do AL-III ao longo destas cinco décadas. 
Pelo contacto que tenho tido nos diversos blogues com combatentes de África, posso também testemunhar o apreço que eles têm pelo apoio que ao longo das suas comissões receberam das Esquadras que operaram o AL-III, sendo que muitos deles terão mesmo devido a sua vida à sua pronta e expedita recuperação da zona de combate, quando feridos.  Nestas circunstâncias é de realçar o trabalho abnegado e eficiente das nossas enfermeiras paraquedistas, que nessa função completavam a equipa do AL-III. 
Finalmente, o facto de eu ser parte interessada no assunto, visto que fui um dos que beneficiou do saber e eficiência deste pessoal ao ser recuperado com êxito na sequência do abate do meu avião e consequente ejecção. 
E, não menos importante, a amizade, consideração e respeito que dedico ao pessoal dos “zingarelhos”, fruto do convívio que com eles mantive e do meu reconhecimento pelo excelente trabalho que desenvolveram neste largo período. 
Miguel Pessoa"

Está agora disponível o video que foi preparado pela Força Aérea comemorando essa efeméride. Apreciem-no!

3 comentários:

Carlos Pinheiro disse...

Espectacular. Não há palavras.
Obrigado por esta partilha.
Carlos Pinheiro

joaquim disse...

Salvaram muitas vidas!

Abraços.
Joaquim

Anónimo disse...

O vídeo é bem demonstrativo dos relevantes serviços prestados pela utilização desta aeronave. O Alouette III, o nosso "zingarelho", como o apelidámos, foi um meio aéreo muito utlizado pelas enfermeiras paraquedistas e que a mim pessoalmente muitas saudades deixou. Embora o utilizássemos em missões que à partida eram menos felizes, no final das mesmas, o saldo era muito positivo, sobretudo para quantos dela necessitaram. Parabéns às esquadras dos Alouette III e à FAP. Mª Arminda