sexta-feira, 29 de junho de 2012

P244: "MANGA DE EMOÇÕES"


.
.
O VIGÉSIMO ENCONTRO DA TABANCA DO CENTRO
    
“ MANGA DE EMOÇÕES”

À volta da mesa reuniram-se trinta e cinco Camarigos com o pretexto de atacarem o famoso “Cozido da D. Preciosa”!

Foi um encontro diferente dos outros, pela ausência do nosso Homem Grande, Miguel Pessoa e da sua querida Giselda que faltaram pela primeira vez por motivos que todos nós conhecemos!
Claro que a sua falta foi por todos lamentada e nos breves discursos houve sempre uma palavra de incentivo e a expressão dos desejos de que tudo vai correr pelo melhor, quando o “nosso” Miguel, amanhã mesmo, for submetido a uma intervenção cirúrgica!
 Mas nem só de desencontros foi feito o convívio da nossa Tabanca do Centro!
 
Apareceu pela primeira vez entre nós o meu camarada Pedro Silva, comandante da C. Cav.8352, irmã da minha C.Cav.8351 e da C.Cav. 8350 do nosso camarigo e veterano nestas andanças, Manuel Reis.

Já não via o Pedro Silva há quarenta redondos anos, quando após formação no R.C.3 de Estremoz seguimos para a Guiné!
O mundo é pequeno, mas grande é a amizade que une na sua esmagadora maioria os combatentes!
Conversámos, prometemos voltar a encontrar-nos, convidei-o para os almoços da Tabanca do Centro e convidei-o ainda a integrar a Tabanca Grande, a responsável maior por todos estes reencontros que vão acontecendo!
Disse-lhe ainda que gostaria de o ler no relato que por certo fará da passagem da sua Companhia pela Guiné no Blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné!
 Não percas tempo Pedro e começa a contar a esta grande família a história da tua Companhia. Serás o primeiro a aparecer mas com toda a certeza outros camaradas da tua C. Cav. 8352 te seguirão.
Arranja lá as duas fotografias da praxe e fogo à peça que a malta agradece!
Manga de ronco também aconteceu com o aniversário do nosso Camarigo  Vítor Caseiro, um dos “habitué” dos nossos encontros e que com ele arrastou uma claque de periquitos!

Foi bom ouvir os periquitos no final manifestarem o seu agrado pelo convívio e enaltecerem o ambiente que encontraram na Tabanca do Centro!
Prometeram regressar! 

O aniversário do nosso Camarigo Vítor Caseiro coincidiu com a data da nossa reunião!
Se o nosso camarada teve a gentileza de oferecer um porta chaves a cada um dos presentes, a Tabanca não se lhe ficou atrás!

Das mãos da nossa querida e simpática Camariga Antonieta Sardinha e das de uma sua amiga também presente na reunião, Leonor Alípio de seu nome, saiu um espectacular bolo de aniversário que levou os presentes a aplaudir e a fotografar esta verdadeira obra de arte! 
 Também aqui o nosso Miguel Pessoa e o seu anjo da guarda Giselda Pessoa foram lembrados, pois as autoras do bolo, Antonieta e Leonor, desceram ao pormenor de incluírem no bolo o “casal maravilha”.

E a nossa preciosa anfitriã, também de nome Preciosa não se deixou ficar para trás, e juntou à festa de aniversário do Victor Caseiro um outro bolo de parabéns que também “foi à vida”.
Com mais palmas, mais vivas, mais gritos de alegria!



Correu tudo tão bem que até o
nosso general António Matos em vez de bombardear os arredores de Guileje, fez um brinde ao Manuel Reis...



Já passava das quatro da tarde quando o nosso Amado Chefe fez um interessante e intenso discurso agradecendo a presença de todos, lembrando mais uma vez o nosso Coronel Miguel Pessoa e desejando as maiores felicidades a todos os presentes.



Voltaremos em Setembro a reunir as tropas que agora vamos entrar em estágio!

Texto de Vasco da Gama
Fotografia de José Eduardo Oliveira
Ordens de Mexia Alves.
.
.

5 comentários:

Hélder Valério disse...

Caros camarigos

O relato do repórter de serviço não desmerece em nada dos antecedentes.
Através dele e das excelentes fotografias que tão bem documentam as várias vertentes focadas, até parece que se 'estava lá'.

Tudo merece elogios: o reencontro com o Pedro Silva, o convite a ingressar na "Tabanca Grande", o aniversário do Caseiro, os bolos, os espectaculares enfeites dos mesmos, principalmente os pormenores que a Antonieta Sardinha e amiga colocaram, a permanente lembrança e referência ao Miguel e à Giselda, o discurso 'intenso' do Mexia e, finalmente, mas não menos curioso e interessante, o brinde de António Matos ao Manuel Reis. Assim, sim! Assim se comportam os senhores, os Homens!

Abraços
Hélder Sousa

Anónimo disse...

Boa tarde Hélder
Como o teu comentário foi o único (depois de tanto trabalho do cronista, fotógrafo e Chefe da Tabanca do Centro)podes ir hoje jantar fora...Um abraço de Alcobaça, JERO.

Anónimo disse...

Amigos acabo só agora de abrir o computador e ver a descrição do vosso almoço. A avaliar por esta reportagem deve ter sido muito animado. Os meus parabéns ao aniversariante. O bolo estava lindo e com o nosso amigo de (braço ao peito), com a ajuda da especialíssima enfermeira, a Giselda, que está em todas desde o primeiro desaire dos acidentes desse pilotaço, que pensa que tem idade para fazer queda livre!. Que se ponha bom e depressa, que a Tabanca precisa dele, mas os seus substitutos fizeram um trabalho perfeito. Parabéns por tal e nos permitirem assim, tomar conhecimento desse convívio. Um abraço para todos e boas férias, principalmente com saúde. Mª Arminda

Hélder Valério disse...

Caros amigos, em particular o Jero.

Pode-se presumir que a reportagem está tão boa, tão fiel, tão repleta, que ela, por si só, é o "alfa e o ómega" do relato do acontecimento.

E, deste modo e por isso, quem lá esteve revê-se perfeitamente na reportagem, quem não esteve pouco pode acrescentar... logo, os comentários não abundarão.

Abraços
Hélder

Anónimo disse...

Hélder se não existisses tinhas que ser inventado.Grande abraço,JERO