Foi no dia 27 de Janeiro de 2010 que a Tabanca do Centro reuniu pela primeira vez em Monte Real, num Encontro/almoço.
Vamos neste mês alcançar a bela soma de 100 Encontros já realizados.
Por isso recordamos aqui algumas fotografias desse Encontro que teve a presença de muitos camarigos que, juntos ou em tempos diferentes, viveram a Guerra de África na Guiné, mas também em Angola e Moçambique.
E logo nesse primeiro Encontro tivemos connosco combatentes vindos de diversos pontos de País, com realce para a presença dum camarigo, o José Belo, que veio propositadamente da Suécia, onde residia, para estar connosco e recordar assim o nosso passado comum, que comigo já vem dos bancos da escola.
Desde então alguns daqueles que connosco estiveram naquele dia e em Encontros posteriores já partiram, e nós recordamo-los com muitas saudades.
A amizade que une os Combatentes (insisto em não nos chamarmos ex-combatentes), ou Veteranos, como quiserem, é indestrutível, porque está alicerçada numa entrega mútua de quem colocou a sua vida nas mãos daquele que está ao nosso lado por terra, ar e mar.
E tanto que assim é, que nas nossas conversas se esbate a política, a religião e o futebol, para que unidos nesta amizade, possamos celebrar a vida que vamos vivendo, com as recordações que a cada um e a todos pertencem.
Outros Encontros se seguirão enquanto houver força e disponibilidade para tal, porque não esmorecemos na amizade que nos une.
Monte Real, 28 de Novembro de 2024
Joaquim Mexia Alves
.
.
Lista dos participantes do 1º Encontro da Tabanca do Centro
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário