domingo, 10 de março de 2024

P1459: PARTIU UM GRANDE HOMEM!

                         MAJOR ANTÓNIO LOBATO


Somos hoje confrontamos com a notícia d
o falecimento do Major Piloto Aviador António Lobato.

O Major Piloto Aviador António Lobato durante a sua comissão na Guiné depois de um acidente com o seu T6 foi feito prisioneiro pelo PAIGC, e assim esteve durante mais de sete anos até ser libertado pelas Forças Armadas Portuguesas na célebre Operação Mar Verde em 22 de Novembro de 1970.

Seria muito longo o texto para descrever a história do seu cativeiro e as tentativas de fuga por ele ensaiadas e realizadas. Mas podem ser ouvidas no podcast do Observador https://observador.pt/programas/o-sargento-na-cela-7/estreia-o-sargento-na-cela-7-episodio-1-o-prisioneiro/


E quem tiver possibilidade de encontrar o livro “Liberdade ou Evasão”, por ele escrito, poderá conhecer em pormenor a história da sua luta naquele período negro da sua vida.

Em qualquer país que honrasse os seus filhos combatentes com orgulho e dignidade, a vida do Major Piloto Aviador António Lobato seria com certeza objecto de um filme que narrasse a sua coragem e destemor.

Infelizmente em Portugal, os combatentes da guerra de África continuam a ser desprezados e totalmente esquecidos.

Mas a Pátria Portuguesa não esquecerá com certeza o Major Piloto Aviador António Lobato e nós combatentes orgulhamo-nos de o ter como camarada de armas.

Não tendo a operação Mar Verde atingido os objectivos pretendidos pelo Governo de então, ela valeu pela libertação dos militares portugueses em poder do PAIGC, entre eles este nosso camarada, que pôde assim gozar ainda  de mais de 53 anos de liberdade.

Honra e louvor ao Major Aviador António Lobato!

9 de Março de 2024

Joaquim Mexia Alves / Miguel Pessoa

5 comentários:

Anónimo disse...

Uma vida para se conhecer e honrar

Ricardo Figueiredo disse...

Que descanse em paz.Sentidas condolências à Exma Família e Camaradas. Honra e Glória ao nossoCamarada.

Carlos Pinheiro disse...

Os meus sentimentos à familia enlutada e aos camaradas. Que descanse em paz.

Hélder Valério disse...

Uma história de vida para conhecer e honrar.

A sua "partida", no fundo sempre esperada, como para todos nós, mas sempre recebida a notícia com tristeza, deixa-nos mais pobres mas o que se pode fazer é realmente honrar a sua memória,
Que descanse em paz!

Hélder Sousa

Anónimo disse...

Noticia triste de um saudoso amigo.
Estava também na Guiné quando se deu o acidente e o seu desaparecimento. Só o voltei a encontrar anos depois da sua libertação, num 10 de Junho. Um herói que que não se pode esquecer.
Que se encontre na paz de Deus.
M Arminda Santos