JOHN DOS PASSOS
Quando estudei nos States fui surpreendido pelo desconhecimento em Portugal de alguns descendentes de portugueses por lá famosos.
A um nível intelectual muito elevado existiu, por exemplo, o JOHN RODRIGO DOS PASSOS, conhecido nos meios culturais Norte-Americanos como John D'os Passos.
Nasceu em 14 Janeiro de 1896 em Chicago/Illinois e faleceu a 28 de Setembro de 1970 em Baltimore/Maryland. Filho de um rico advogado de origem portuguesa, graduou-se na Universidade de Harvard em 1916.
Serviu como condutor de ambulâncias na Primeira Guerra Mundial e, em resultado das suas experiências escreveu em 1921 um amargo romance contra a guerra intitulado "Os 3 Soldados".
No pós guerra viajou como correspondente de imprensa. Esteve em Espanha e outros países europeus adquirindo então um forte sentido histórico de observação social. Foi um período que acentuou algumas das suas simpatias radicais.
Com o passar dos anos, gradualmente, o seu subjectivismo tornou-se num realismo objectivo mais vasto e abrangedor.
Considerado um dos maiores novelistas da "Geração Perdida" do pós guerra norte-americano, a sua reputação como historiador social e crítico da "qualidade da vida" americana surge com o best-seller que foi a sua trilogia -"U.S.A".
Nesta trilogia é posto em destaque a imagem dos Estados Unidos como sendo realmente duas nações. Uma de ricos e privilegiados, e outra, a dos pobres, sem qualquer poder e representação política. Foi uma muito importante e divulgada obra literária que espelhava toda uma época
Depois de alguns outros romances e intervenções em acontecimentos políticos da época escreveu uma nova trilogia em 1939-1943-1949 - "District of Columbia" - ainda que menos ambiciosa que a anterior.
Nesta verifica-se a sua desilusão com os movimentos laborais norte-americanos; com as políticas radicais na generalidade e o liberalismo característico do modelo político do "New Deal".
Não será de estranhar que o governo da ditadura portuguesa não se sentisse "confortável" em divulgar este intelectual que era um forte crítico das ditaduras Ibéricas.
É no entanto de lamentar que o Portugal democrático posterior não tenha divulgado a trilogia "USA" como seria merecido.
José Belo
3 comentários:
Caro J Belo, realmente tenho tomado conhecimento de vários portugueses que tiveram (desempenharam) algum papel na História do estados Unidos.
Esse John Dos Passos é um deles.
Acho que também já fizeste referência ao compositor e das suas marchas militares.
Lembro também a existência de um outro, cujo nome agora se me escapa, e que foi como que uma espécie de "guarda-costas" do George Washington, e que se distinguiu em inúmeras batalhas na guerra de independência.
O desconhecimento dessas e doutras personagens não me causa admiração.
Parece haver um gosto comum pela mediocridade e por isso tais personagens "não entram".
Abraço
Hélder Sousa
Caro Helder
O açoreano Pedro Francisco,conhecido nos Estados Unidos como Peter Francisco,foi o português que lutou heroicamente sob o comando de George Washington na revolução americana.
Tem vários monumentos em vários Estados da União,assim como uma data comemorativa própria.
Aproveitando a tua curiosidade vou enviar para o Miguel uma história mais detalhada sobre este herói.
Mais um dos desconhecidos em Portugal que se celebrizaram sob outras bandeiras.
Um abraço
J.Belo
Obrigado, J Belo.
Tinha ideia da história da sua vida, já tinha lido, ou visto, algo há alguns anos, mas não me lembrava do nome.
É isso, "Peter" Francisco!
Aguardo então por mais desenvolvimentos.
Hélder Sousa
Enviar um comentário