segunda-feira, 1 de abril de 2019

P1119: REVISTA "KARAS" DE ABRIL

Com o sol a fazer-se sentir com bastante intensidade parte do pessoal preferiu refugiar-se na zona coberta da esplanada do Café Central. 
Outros resolveram arriscar a permanência na zona descoberta. Eis a cobertura de um desses grupos na perspectiva do Miguel Pessoa, apanhando o Manuel Frazão Vieira, Alexandre Fanha, Carlos Pinheiro, Manuel Ramos, Lúcio Vieira e António Sousa.
Já na perspectiva do Paulo Moreno o mesmo grupo é registado de forma diferente - mostra o Miguel Pessoa, corta o Manuel Frazão Vieira e o Alexandre Fanha e acrescenta o António Frade e o Luís Dias... O que confirma que uma determinada cena pode ter sempre diversas interpretações...
Falávamos de extras no início da revista. e este foi um deles. Embora não estejamos vocacionados para apresentação de obras no decorrer dos nossos convívios, não enjeitamos a possibilidade de algum camarada aproveitar os períodos antes e depois do almoço para falar de um trabalho seu. 
Foi o caso do nosso camarigo JERO, que aproveitou esta oportunidade para divulgar um livro acabado de publicar - "Imagens e Quadras Soltas" - feito "a meias" com o Manuel Maia, com fotografias e textos retirados do Facebook na sequência de uma "troca de galhardetes" mantida entre os dois ao longo de um razoável período de tempo.
É um trabalho muito cuidado a exigir uma boa qualidade da impressão, ou não se baseasse na apresentação de fotografias - por isso mesmo uma obra que, não tendo ficado barata, justifica a sua aquisição. Podem ver aqui pormenores já divulgados anteriormente neste blogue.
Vemos nas fotos acima dois camaradas a apreciar a obra - o Artur Soares e a Giselda Pessoa.
O Manuel Jacinto também fez questão de posar para a foto junto do autor, exibindo o livro em questão.
E a família Gaspar lá esteve presente, como já é hábito. O Agostinho confidenciou-nos que ficou nele o bichinho da viagem que fez há alguns tempos à Guiné e já tem preparada nova viagem para breve, desta vez de modo mais confortável, por avião...
E a programação da ida tem necessariamente que evitar colidir com a sua presença nos nossos convívios - não é em vão que ele é o único totalista dos nossos encontros, troféu que quer continuar a manter... 
O Jorge Lima Basto e o Júlio Pereira surgiram há uns tempos nos nossos convívios pela mão do Paulo Moreno. Este trouxe agora um novo elemento, o jovem Filipe Cruz, um apaixonado pela aviação que confessou ter apreciado muito a sua participação neste convívio, o que lhe deixou vontade de repetir...
O Benjamim Mira Dinis foi inscrito como habitualmente pelo Manuel Frazão Vieira e confraterniza aqui com dois camaradas do grupo de Torres Novas, o Manuel Ramos e o Lúcio Vieira.
O Jorge Paulo Marto Silva trouxe desta vez consigo vários elementos ligados ao núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes. Vemos na foto da esquerda um estreante, Rui Pinheiro, junto da Lurdes Machado e do António Tenreiro, ambos repetentes.
Na falta do seu Capitão Vasco da Gama, ausente por doença, o Manuel Frazão Vieira mete conversa com dois torrejanos, o Alexandre Fanha e o Manuel Ramos, inscritos pelo Carlos Pinheiro.
O António Frade parece vir reabastecer a mesa onde já se encontravam o Almiro Gonçalves, Manuel Nunes Mendes e Carlos Manata.
Na outra foto vemos o Manuel Jacinto com pessoal por ele inscrito - o António Angelino e o António Cardoso. De pé, o António Alves, aquisição recente que não tem faltado e que recebeu agora a T-Shirt da Tabanca do Centro que tinha encomendado.
E estava na hora de passarmos para o local do almoço. E logo ali o pessoal se vai dispondo nas mesas procurando os companheiros já habituais. Em primeiro plano o António Alves, o casal Frade - António e Helena - o António Sousa e o Manuel Mendes.
Na faixa da esquerda os torrejanos Lúcio Vieira, Alexandre Fanha, Manuel Ramos e Carlos Pinheiro. Do outro lado o Manuel Frazão Vieira, o Benjamim Mira Dinis e o José Salgueiro.
O fotógrafo Kambuta estava ausente ao serviço da revista, deixando a Hortense sozinha. Vá lá que esta tem a companhia dos amigos António Sousa e Manuel Mendes...
O Manuel Jacinto trouxe consigo o António Cardoso e o António Angelino; o Carlos Santos rebocava o Joaquim Sousa e o Carlos Oliveira trazia consigo o Joaquim Rolo. Já o José Luís Rodrigues, Carlos Manata e Vitor Caseiro tratavam só de si...
Costuma haver alguma dificuldade em arranjar-se uma foto razoável do Vitor Caseiro, porque o rapaz refugia-se sempre num cantinho afastado... Aqui na companhia do Carlos Manata.
O casal Frade é presença fixa nos nossos convívios, Problemas de saúde impediram o António Sousa de estar presente no último encontro, Desta vez não surgiram entraves e pudemos contar com a sua presença.
O habitual casal Gaspar. Pela cara da Isabel, já deve estar a pensar nas aventuras do Agostinho na sua próxima viagem à Guiné...
O Paulo Moreno também gosta de se refugiar lá para o cantinho... Aqui junto do Luís Dias e Manuela.
Vemos nestas fotos o grupo ligado ao núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes. Na primeira, a Lurdes Machado em frente da famíla Gaspar. Na segunda foto os restantes - Rui Pinheiro, Jorge Marto Silva e António Tenreiro.
Este era o primeiro dos extras deste convívio. E o JERO falou aos seus camaradas do livro que agora publicou, "Imagens e Quadras Soltas", feito em parceria com o Manuel Maia - uma obra que une material publicado pelos dois no  Facebook - as fotos do JERO comentadas em verso pelo Manuel Maia.
Ficámos a saber que esta obra vai ser objecto de uma apresentação formal em Alcobaça no próximo dia 20 de Abril. Daremos mais pormenores quando tivermos informação actualizada.
O segundo extra já não é novidade pois, por iniciativa do Paulo Moreno, repete-se anualmente no decorrer do convívio do mês de Março, lembrando a garrafa de espumante recebida pelo Miguel Pessoa no Guileje no dia da sua recuperação depois do abate do seu avião durante um apoio de fogo àquele aquartelamento.
Na ausência do Manuel Reis os outros dois homens do Guileje presentes - o José Luís Rodrigues e o Carlos Santos - encarregaram-se de fazer a entrega ao Miguel Pessoa de uma garrafa de espumante, lembrando o acontecimento.
E se, a exemplo da garrafa original, algumas das garrafas oferecidas já foram entretanto consumidas, estão religiosamente guardados os aventais que "vestem" a garrafa oferecida, todos diferentes mas todas lembrando o mesmo acontecimento. Um agradecimento muito especial ao Paulo Moreno pelo carinho que ao longo destes anos tem dedicado aos camaradas da Guiné, nesta e noutras iniciativas.
Parece a fila nas Finanças para entrega do IRS mas é apenas o último acto do nosso encontro - o pagamento da refeição. Desta vez 46 pagantes presentes e mais algum dinheiro extra para um futuro apoio a algum camarada carenciado. E o pessoal aguenta estoicamente para cumprir o seu dever. O nosso agradecimento ao trabalho dos tesoureiros de serviço - o Calos Santos e Carlos Oliveira - supervisados pelo habitual Vitor Caseiro.

3 comentários:

joaquim disse...

Obrigado Miguel, por mais este exaustivo trabalho.

Grande abraço
Joaquim

Anónimo disse...

Não há palavras Miguel Pessoa.
Estás um MESTRE,
Que grande reportagem deste nosso último o Encontro da Tabanca do Centro.
Um obrigado especial pelo destaque que destes àquele "rapaz" de Alcobaça que vai lançar um novo livro em 20 de Abril corrente.
Cumprimentos à GI e um grande abraço para ti.
Até breve se Deus quiser.
JERO

Anónimo disse...

Obrigada ao Miguel Pessoa por mais uma revista Karas, bem elucidativa dos acontecimentos.
Quanto “ à fila para a entrega do IRS, digo que parece um grupo de Cante Alentejano, de tão agarrados que estão.
Gostei de ler.
Um abraço.

M Arminda