domingo, 2 de setembro de 2018

P1052: UMA TRISTE NOTÍCIA

.
.
UMA PORÇÃO DE GUINÉ!

Joaquim Peixoto
Chega uma pessoa de um almoço domingueiro em família e abre estas  novas tecnologias de comunicação e depara-se com uma notícia: Morreu o Joaquim Carlos Rocha Peixoto!

De repente, do meio do calor da Marinha Grande, chega o calor da Guiné e sinto-me transportado para aquelas terras ou sei lá eu bem para onde!

Pergunto-me se o conhecia assim tão bem e chego à conclusão de que não, mas a sua bonomia, a sua simpatia, o seu olhar sereno, confiante, camarigo, ligado ao da sua mulher, Margarida, transporta-me para uma realidade que queria longe de mim e que é o saber que nós, os camarigos, vamos partindo, e que não sei se deixamos história, se deixamos sentimentos, se deixamos alma lusa, para motivar os vindouros, que já cá vão estando!

O Joaquim Peixoto era a serenidade em pessoa, pelos menos para mim, e na sua partida, chora-me o coração de camarigo, mas anima-se a minha alma de cristão: Ao homem bom Deus recebe sempre no seu amor!

Sirvo-me da expressão popular e desejo que a “terra lhe seja leve”, porque aos homens bons Deus toma-os nos seus braços e leva-os para a eternidade!

A ti, meu amigo, camarigo, Joaquim, como eu, junto-me em oração à tua Margarida, à tua família, e espero que lá no “assento etéreo a que subiste”, nos relembres sempre junto daqu’Ele que é a vida, para que também nós a ti nos juntemos um dia, fazendo de um bocadinho do Céu, uma porção de Guiné!


Marinha Grande, 2 de Setembro de 2018
Joaquim Mexia Alves

9 comentários:

Unknown disse...

RIP.

JD disse...

Olá Joaquim,
É uma bonita homenagem que fazes a outro Joaquim, com menos sorte, mas de quem revelas traços de bom homem e camarada. É a lei da vida, e para ela devemos estar preparados tão serenamente quanto possível. Recordemos, pois, os bons momentos de convívio.
Por teu intermédio, se autorizares, peço que apresentes as minhas condolências à família.
Com um abraço
JD

Hélder Valério disse...

E com escreves, Joaquim!
E não há mais palavras que ajudem nestes momentos.
Recolhimento, pensamentos elevados, respeito, consideração.
E lamento!
Para todos nós, ainda sobreviventes, um abraço.
Para a Margarida.... tudo do que puder ser bom.

Hélder Sousa

Unknown disse...

RIP.

Carlos Pinheiro disse...

Os meus sentidos pêsames à familia enlutada e aos amigos mais chegados. Infelizmente todos os dias vão desaparecendo colegas nossos, mas como não os conhecemos todos, por vezes quase nem damos conta. É a triste realidade. Mas quando há amigos mais chegados que desaparecem, parece que sentimos mais. Renovo os meus sentimentos à familia comungando das palavras do Joaquia Mexia Alves.

artur.soares1949@gmail.com disse...

O Joaquim Mexia Alves, já disse tudo.

Mais um camarigo que nos deixou. Vamos sendo cada vez menos.

Descansa em paz, camarigo Joaquim Peixoto.

A toda a família expresso as minhas sentidas Condolências.

Anónimo disse...

Lindas as palavras as do amigo Joaquim ao seu camarada Joaquim Peixoto. Está tudo dito...
Desejo que este camarada se encontre em Paz . À sua família em especial à sua esposa envio os meus sentimentos e um beijinho carinhoso.
M Arminda

Juvenal Amado disse...

Conheci-o pessoalmente quando visitei a Tabanca Pequena de Matosinhos na companhia do Mexia, Vasco e Manuel Reis.
Mais tarde privei com ele em Monte Real e quando voltei à tabanca de Matosinhos. Lamento a sua partida e fazendo minhas as palavras do Mexia Alves quero aqui deixar o meu mais profundo pesar para a família e para todos os camaradas que com ele privaram .

Que descanse em paz e que a terra lhe seja leve

Pimentel disse...

Bom dia!
Foi com muita tristeza que há semanas soube que o Joaquim Peixoto estava muito doente.
Nos últimos anos convivemos o suficiente, e foi muito, porque o JP estava sempre disponível para emprestar aos amigos a sua inesgotável boa disposição e disponibilidade para conviver à volta de uma boa mesa, de preferência.
Depois de o ter convidado para comermos uma caldeirada em Buarcos, no Caras Direitas,já lá vão uns anitos, nunca mais o Peixoto deixou de me convidar para as festas em sua casa e nestas, as matanças do porco tinham um destaque especial. Os convívios nas Tabancas tinham já entrado nos nossos hábitos.
Depois da partida recente de outro camarada e grande Amigo, o João Rocha, minha parelha nos Ranger's e Pelrec do BCAÇ 2851, em Bambadinca, vem agora este desaparecimento do Joaquim Peixoto deixar-me muito mais pobre e triste.
Amanhã, na Tabanca de Matosinhos, certamente haverá uma referência muito especial a esta triste e inevitável fase da vida de todos nós.
O Joaquim Peixoto sabe que deixou muitos amigos tristes, mas eu tenho a certeza que ele apenas quer que o recordemos com aquele sorriso que era a sua imagem.

António Pimentel