segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

P887: REVISTA "KARAS" DE FEVEREIRO



Aproveitando o sol convidativo, os lugares na esplanada exterior do Café Central foram rapidamente ocupados. O Aníbal Tavares, Carlos Morte e Cláudio Moreira por acaso até nem têm sido dos mais assíduos, mas lá vão aparecendo...


O Manuel Mendes e esposa Lina aproveitaram a presença da filha Cassandra, vinda de Inglaterra com o namorado Samuel, e integraram-nos neste nosso convívio.


Dois participantes habituais - o Manuel "Kambuta" Lopes e o António Pimentel - fazem de comissão de recepção a três estreantes - António Saraiva, Armando Faria e Armando Cró Braz.


O grupo do Núcleo de Alcobaça da Liga de Combatentes trazia duas novas aquisições, o Joaquim Romão e o António Justiniano. Encobertos, dois repetentes - o Amadeu J. Ferreira e o Paulo Laranjo. Estão acompanhados por dois "veteranos" nestes encontros - o Juvenal Amado e o Almiro Gonçalves. 


O Mário Ley Garcia, ex-Presidente do Núcleo de Leiria da Liga de Combatentes, apadrinhou a presença de dois elementos actualmente em funções naquele Núcleo - o estreante Jorge Marto Silva (actual Presidente) e o repetente António Tenreiro (actual tesoureiro).


O grupo de Aveiro vinha à carga máxima com os seus quatro elementos. A disposição na mesa não permitia um enquadramento de todo o grupo; vemos aqui o Carlos Augusto Pinheiro, José Luís Malaquias e Carlos Prata (que tem andado um pouco arredado)...


...estando do outro lado da mesa o Manuel Reis, ladeado pelo Rui Pedro Silva. Desde que passámos os encontros para as 4ªs feiras o Rui não tem falhado nenhum, talvez para compensar as ausências anteriores decorrentes de impedimento profissional.


O Artur Soares veio da Figueira e o Xico Allen lá mais de cima. Com o Xico sucedeu um erro de percepção - coisa muito em voga actualmente... É que não basta dizer a alguém que tem a intenção de vir, é preciso inscrever-se... Mas a situação compôs-se a tempo...


Cá está então o grupo do núcleo de Alcobaça inscrito pelo Mário Marques - O Amadeu J. Ferreira, Paulo Laranjo, António Justiniano e Joaquim Romão. 


Será que o Kambuta arranjou um part-time como complemento da reforma?... Bom, afinal parece que alguma coisa ali deve ter caído...
E, na ausência do Paulo Moreno, o Carlos Santos entrega ao Miguel Pessoa os aventais da Tabanca do Centro que alguns camaradas tinham encomendado ao Paulo. O Raul Santos vigia a zona, não vá algum malandro fanar o material...



O António Pimentel e o Armando Cró Braz são velhos conhecidos dos tempos do liceu e encontraram-se agora neste nosso encontro. Aqui põem a conversa em dia. E o Armando já nos referiu o agrado pelo ambiente vivido e a vontade de repetir proximamente. Pelo menos a boleia já lhe garantimos...



E estava na hora de avançar para o almoço, ali bem próximo do Café Central. O passeio dá para ir mantendo uma conversa - o Joaquim Mexia Alves com o Domingos Santos, o António Pimentel com o Armando Cró Braz. O António Tenreiro e o António Frade, esses já vão mais adiantados...



A sala do almoço apresentava uma disposição diferente do anterior, com mesas para 10 pessoas, ao lado umas das outras. A nova arrumação agradou à generalidade dos presentes, pois permitia uma boa circulação pela sala. Em primeiro plano vemos o Diamantino Ferreira, que tem sido bastante regular nas suas presenças. A Giselda, sempre das últimas a chegar à sala, ficou afastada do Miguel Pessoa mas bem encaixada no meio do casal Gaspar...



Embora viesse desfalcado (dos habituais faltavam o Lúcio Vieira e o Manuel Ramos) tivemos que mostrar duas fotografias para apresentar todo o grupo de Torres Novas. Neste lado da mesa vemos o Joaquim Henriques partilhando a mesa com os manos Manuel e João Rodrigues e o Carlos Morte...



...e, do outro lado da mesa, ao fundo, o Carlos Pinheiro e o Alexandre Fanha. Em primeiro plano, o Aníbal Tavares, Cláudio Moreira e Fernando Faustino.



O Rui Marques Gouveia e o cunhado José Jesus Ricardo têm sido presença habitual nos nossos encontros, embora desta vez a inscrição tenha surgido em cima do gongue...
A Maria Arminda Santos tem tido dificuldade em compatibilizar a sua vida pessoal com os nossos convívios, mas desta vez conseguiu estar presente. E, mesmo longe, tem sido visível o acompanhamento que faz das nossas actividades através dos comentários inseridos nos postes publicados no nosso blogue.



Desta panóplia de participantes apenas o Júlio Martins Baltazar - inscrito pelo Mário Ley Garcia - era já cara conhecida, os restantes eram estreia absoluta: Casimiro Soares Mendes, Francisco Caetano, Armando Faria e António Saraiva, todos inscritos pelo Armando.



Aguardamos a vinda de mais textos da parte do Manuel Frazão Vieira, que parece ter tomado o gosto pela sua presença entre nós - não falhou nenhuma desde que apareceu... Vemo-lo aqui entre o José Jesus Ricardo e o Vitor Caseiro. Mais ao fundo, o António Sousa e o Raul Santos.



A Giselda aqui ao lado do Agostinho Gaspar, que comemorava a sua 59ª presença consecutiva (o pleno!). Ainda o Luís Branquinho Crespo e o José Miguel Louro, um dos camaradas da Linha.



O Baltazar Rosado Lourenço veio da Nazaré e, como de costume, foi dos primeiros a inscrever-se nos nossos encontros (neste caso particular, o primeiro). Aqui apoia a estreia do Joaquim Romão, que veio de Alcobaça.
O Kambuta desta vez pareceu-nos mais em forma que da vez anterior, mas a pose junto da "namorada" Hortense é a mesma do costume...



O Manuel Joaquim aproveitou a vinda à zona para mais uma vez estar presente. Faz aqui companhia ao Manuel Ferreira da Silva, Fernando Freitas Pinto e António Frade, todos estes presenças habituais nos encontros da nossa Tabanca.



O estreante Armando Cró Braz não quis deixar de levar prova da excelência do produto e arrecadou uma foto da travessa... Soubemos que a foto causou impacto em casa...
O grupo da Linha (ou das Linhas - Sintra e Cascais...) apresentava-se desfalcado pois contava apenas com 3 elementos. Já vimos noutra foto o José Miguel Louro, nesta estão o António Maria Silva e o Jorge Pinto, que se tinha encarregado das inscrições deste pessoal. Faltavam desta vez o casal Marques (António Fernando e Gina), que ficaram de "avós de serviço", e o Luís R. Moreira, sujeito a uma intervenção cirúrgica dois dias antes do almoço. Sabemos que já está em casa a recuperar, mas ainda bastante dorido nesta fase de convalescença. Os nossos votos de rápidas melhoras... desejando o seu rápido regresso ao nosso convívio!
E o Miguel Pessoa foi aqui apanhado com a mão na massa!... Mas tratava-se apenas de receber o pagamento dos aventais encomendados ao Paulo Moreno pelo António Marques e António Maria Silva...
E, a propósito de ausências, lembramos ainda o Vasco da Gama - que tem estado adoentado, situação que deve prolongar-se por mais umas largas semanas - e o JERO, a contas com uma festa de aniversário da netinha.



O Paulo Salgado e esposa Conceição estreavam-se nestes convívios, aqui junto do Xico Allen (que os inscreveu), Carlos Manata, Carlos Prata e Rui Pedro Silva. O Paulo teve ainda ocasião de divulgar um livro da sua autoria, recentemente publicado, "Guiné - Crónicas de Guerra e Amor".



Era chegada a hora de o Régulo da Tabanca fazer o seu habitual discurso de boas vindas aos participantes, em especial aos novatos. Ainda com uma referência particular ao seu amigo José Martins Carvalho, reputado geólogo a nível mundial, que se estreava nos nossos convívios.
Foi também referida a tendência de algum pessoal para as decisões de última hora nas inscrições, o que dificulta a vida dos organizadores... e da D. Preciosa, que tem outros utentes para apoiar, e necessita saber com alguma antecedência da disponibilidade da casa para receber esse pessoal.



O Presidente do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes Jorge Marto Silva aproveitou a ocasião para entregar ao Joaquim Mexia Alves um "Diploma de Agradecimento" à Tabanca do Centro pelo apoio que a nossa Tabanca tem dado a combatentes carenciados, através da entrega ao Núcleo de donativos amealhados no decorrer dos nossos convívios.
Comparticipação modesta, diremos nós, mas que sempre poderá proporcionar um certo alívio a algum desse pessoal, em situações pontuais.
E o Miguel Pessoa posa para a foto com o grupo de Leiria, ostentando o referido Diploma, que podem ver mais em pormenor na imagem que se segue.



O Diploma de Agradecimento entregue pelo Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes



O Jorge Marto Silva era igualmente portador de uma "pomada" que serviu a alguns para acelerar a digestão do almoço, oferta que naturalmente foi apreciada por quem dela se serviu.
E para encerrar a sessão, o pagamento da despesa por parte de cada um dos presentes, para o que contámos com a colaboração competentíssima dos tesoureiros-maravilha Vitor Caseiro e Carlos Santos. Com a particularidade de nesta vez termos arrecadado umas interessantes dezenas de Euros para apoio aos combatentes carenciados.
A propósito desta última foto: Será que o Kambuta está a pedir desconto no almoço, dada a sua condição de "passageiro frequente"? Enfim, é só uma piada para o Manel... que o rapaz até gosta que apertem com ele...


3 comentários:

joaquim disse...

Como sempre reportagem perfeita.

Foi realmente um dia especial para a Tabanca do Centro com a entrega do diploma, que nos deixa "orgulhosos", mas também bastante mais responsáveis por aquilo que deveríamos fazer mais pelos combatentes que sofrem, seja de que modo for, e o nosso Estado desdenha.

Foi também para mim uma alegria ter ao meu lado o José Martins Carvalho que conheço há muitos anos e com o qual tenho trabalhado em assuntos ligados às Termas.

E de uma viagem ao Porto, sai uma ideia que dá origem a estes encontros mensais em Monte Real, que pensávamos ser coisa de meia dúzia de camarigos e são afinal encontros cheios de abraços e afectos de muitos.

Obrigado ao Miguel e obrigado a todos
Joaquim

Anónimo disse...

Reportagem espectacular!

Parabéns Miguel

Rui Gouveia

Anónimo disse...

Desta vez, consegui organizar a minha vida e marquei presença.
Foi gratificante ver o Diploma que o Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, ofertou aos responsáveis da Tabanca do Centro. Foi o reconhecimento pelo trabalho meritório que a nossa Tabanca, tem desenvolvido em favor dos combatentes mais desprotegidos.
Mais uma vez o Miguel Pessoa, não se poupou a esforços para atempadamente, transmitir através da "Revista Karas", o desenvolvimento deste convívio de amigos.
Obrigada Miguel pela companhia e boleia, que me vai possibilitando de vez em quando, desfrutar da companhia dos camarigos, que um dia pisaram as terras da Guiné.
Um abraço.
Mª Arminda