sábado, 23 de novembro de 2013

P405: CORTE E COSTURA...



CAMISOLAS… E NÃO SÓ

Ao abordarmos ultimamente o tema das T-Shirts da Tabanca do Centro, pensámos esclarecer com o Paulo Moreno algumas dúvidas com que ficámos. Dessa conversa resultou este pequeno texto que aqui vos deixamos.

Ao pensar na impressão de uma nova camisola, o Paulo não se baseia necessariamente em material já existente (frases, desenhos). Pode sempre procurar novos motivos ou desenvolver uma ideia que o cliente possa já trazer. E se algumas resultam de um pedido para criação de um modelo identificador de um grupo (caso das nossas T-Shirts da TC), noutros casos têm sido feitas encomendas por clientes que as utilizam numa única ocasião e depois as guardam religiosamente no seu baú de recordações.

A qualidade do tecido não tem nada a ver com a cor escolhida, existindo antes várias cores e materiais de qualidade diferente, para todos os gostos (e bolsas…).

No caso presente terão reparado que só existem os tamanhos máximos nas cores “preto” e “azul”. Os tamanhos acima do 2XL estão limitados a algumas cores propostas pelos fornecedores, havendo camisolas que não têm esses tamanhos como opção.

A dispersão por um número elevado de cores e tamanhos pode encarecer  o preço de cada unidade, mas o valor final será sempre avaliado pelo material gasto na produção do trabalho. Normalmente quando o material para imprimir é branco o valor final será mais barato.

Na fase da impressão de uma camisola, aquela poderá ser dividida em diversas fases. Quando se tem na mesma área de impressão técnicas diferentes, terá que se ter em conta qual será a melhor maneira de fazer o trabalho com sucesso, para que a técnica utilizada primeiro não vá danificar a que se segue. Como estamos a falar de prensa térmica, vai-se imprimir primeiro o material que trabalha com temperaturas mais elevadas, baixando-se depois a temperatura da prensa para o material seguinte – Como sucede na frente da t-shirt da Tabanca do Centro, em que a respectiva foto é aplicada com uma temperatura mais baixa pois o material é diferente do das letras.



Assim, a impressão de uma camisola passa por diversas fases – o desenho dos motivos (letras e fotos ou desenhos), o envio do ficheiro para corte do filme, o corte na plotter, a aplicação dos diversos motivos na camisola (as letras primeiro, as fotos depois).


Falamos aqui de T-Shirts. Mas sabemos que as opções são as mais diversas. Outros projectos podem sempre ser produzidos, dependendo do interesse do cliente - canecas, bonés, porta-chaves, sacos de senhora, etc.

Mas quem esteve nos almoços-convívios da Tabanca do Centro já se terá apercebido disso, pois já por lá tem circulado material do mais diverso, de oferta a alguns dos presentes…


              Miguel Pessoa

4 comentários:

Anónimo disse...

Fizeste bem em publicar este trabalho, Miguel Pessoa.
Por vezes não temos consciência do trabalho que as coisas dão a fazer.
Um abraço para ti, grande mentor deste nosso espaço e outro para o Paulo Moreno, nosso jovem Camarigo

Vasco A. R. DA Gama

55475547 disse...

O meu Obrigado pela publicidade, lendo o texto do Cor. PILAV. Miguel Pessoa, ficamos com uma nítida imagem da sequência de produção de uma t-shirt. E quero reafirmar que é para mim um privilégio ter colaborado com este projecto de fazer a t-shirt da TC, que como sabem tem por fim angariação de fundos para ajudar os ex-combatentes através da Liga dos Combatentes de Leiria. Contem sempre comigo. Um Abraço CAMARIGO.
O meu Obrigado.
Paulo Moreno

Anónimo disse...

Gostei de ver e perceber quão trabalhosa é a impressão de um t-shirt. Tem que ser criada um tamanho (S), pois a (M) para mim dá para duas. Quem me manda estar abaixo dos padrões normais de referência!.. Parabéns Paulo Moreno e obrigado ao Miguel por nos trazer a imagem, desta tecnologia. Mª Arminda

joaquim disse...

Obrigado Miguel e Paulo por nos mostrarem o trabalho que isto dá!

Tendo lido, cheguei à conclusão que não é trabalho para se fazer depois de um cozido à portuguesa bem regado com um tintol!!!

É que pode sair a impressão "borratada"...

Abraços