1. ENQUADRAMENTO DA RESGATAR SORRISOS
A Associação “Resgatar
Sorrisos – Associação Humanitária para a Cooperação e Desenvolvimento” é uma pessoa coletiva portuguesa de direito
privado, com personalidade jurídica e sem fins lucrativos, reconhecida e registada
como ONGD.
Criada em 31 de Maio de 2016, cabe-lhe, principalmente, executar e dar
apoio a programas de cariz social, ambiental e educacional, atuando nos setores
da educação, formação, assistência social e sanitária e ajuda humanitária nos
países em vias de desenvolvimento.
2. MISSÃO, VISÃO E VALORES
A Resgatar
Sorrisos visa alcançar uma missão, tem uma visão e rege-se por valores,
fundamentais para
ter êxito na execução das atividades que pretende executar e apoiar.
2.1. Missão
A missão consiste em concretizar a
atividade da Associação, no sentido de dar resposta à questão de saber para que
existe ou serve e de estabelecer uma finalidade duradoura na sua atividade.
É missão da Resgatar Sorrisos, enquanto
pessoa coletiva sem fins lucrativos, explicitamente referida nos respetivos
Estatutos, a ajuda humanitária em países em vias de desenvolvimento, nas áreas da educação, da formação e da
assistência social e sanitária, podendo ser
sintetizada na seguinte frase:
Ajudar as pessoas mais pobres, sobretudo, em países
em vias de desenvolvimento”
2.2.
Visão
A visão da Resgatar Sorrisos é o modo
como ela se pretende projetar no futuro, partindo da missão, formulada em
termos de previsão ou antecipação da evolução da envolvente interna e externa e
da forma como pretende colocar-se face às mesmas.
Assim, a visão que pretendemos para a
Resgatar Sorrisos resume-se na seguinte frase:
“Prossecução exclusiva de atividades de solidariedade
social e humanitária”
2.3. Valores
Face à missão e visão, os valores pelos
quais se deve reger a Resgatar Sorrisos, ou seja, quais as crenças enraizadas
na associação que influenciam as atitudes, as ações, as escolhas que se devem
fazer, assim como as decisões que se devem tomar.
Assim, enquanto pessoa coletiva sem fins
lucrativos, a Resgatar Sorrisos deverá orientar-se, entre outros, pelos
seguintes valores:
VALORES
pelos quais se deve reger a associação
RESGATAR
SORRISOS
|
A Defesa dos Direitos Humanos
|
A Paz
|
|
A Solidariedade
|
|
A Tolerância
|
|
A Cooperação
|
|
A
Legalidade
|
|
A Transparência
|
PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM
2017
3.1. Atividade realizada
A Resgatar Sorrisos, ano de 2017, desenvolveu
vasta atividade, consubstanciada, sobretudo, em diligências, deslocações e
reuniões por parte dos elementos da direção[1],
muitas das quais, por serem exploratórias e outras por não terem tido os
efeitos desejados, não merecem registo.
Análise com mais detalhe de algumas das
atividades desenvolvidas
3.1.1. Reconhecimento e registo como ONGD
Os procedimentos conducentes ao reconhecimento e
registo da Resgatar Sorrisos como ONGD (Organização Não Governamental para o
Desenvolvimento), junto do Instituto Camões, foram levados a cabo durante o mês
de Fevereiro, tendo o respetivo pedido sido deferido em 17.03.2017.
Esta concessão, a partir desta data, e por um
período de 2 anos, tem primordial importância para a Resgatar Sorrisos, na medida em que o
estatuto de pessoa coletiva de utilidade pública adquirido acarreta benefícios
de fiscalidade.
Este estatuto foi de fundamental
importância, na medida em que a maioria dos donativos em espécie (materiais de
construção) obtidos pela Associação ficaram a dever-se ao facto de os doadores
poderem usufruir dos benefícios fiscais que tal estatuto concede.
3.1.2.
Pedido à AT para a consignação de impostos
Em
2/05/2017, a associação requereu à Administração Tributária, nos termos da alínea b) do art.º 1.º da Portaria n.º
298/2013, de 4 de Outubro, o benefício previsto no n.º 6 do artigo 32 da Lei
16/2001, de 22 de Junho, ou seja, a consignação fiscal de uma quota equivalente
a 0,5% do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS) respeitante à
coleta do ano de 2017, bem como da consignação
do benefício de 15% do IVA suportado“ em sede de IRS.
3.1.3. Angariação de associados e de fundos financeiros
A sua atividade nesta área ficou circunscrita,
sobretudo:
·
à solicitação por parte de alguns
associados junto de particulares de bens em espécie, sobretudo de roupa usada,
material hospitalar e outros bens;
·
ao envio, ao longo de todo o ano, de
e-mails a um número elevado de empresas com vista à obtenção de donativos em
espécie;
·
à deslocação pessoal de associados, sobretudo de
elementos dos corpos sociais, a empresas solicitando o fornecimento de bens em
espécie, que permitiu à Associação obter material para a construção e recheio
da Escola (como, por exemplo, ferramentas, mosaicos, louças para casas de banho
e cadeiras e mesas).
3.1.4. Parceria com o Dr. Luís Branquinho
O
presidente da Resgatar Sorrisos escreveu um livro, intitulado "Guiné - Um
Rio de Memórias", cuja temática recai sobre memórias suas relacionadas com
a Guiné-Bissau.
Em 10 de
abril, celebrou um contrato de parceria com a associação no qual, entre outras
cláusulas, se obrigava a doar metade (50%) dos lucros que viesse a auferir com essa publicação.
Fruto
desta parceria, a associação obteve donativos no montante de 760 euros.
3.1.5. Elaboração de projeto para escola na
Guiné-Bissau
A
Resgatar Sorrisos pretende construir uma
escola de ensino primário na Guiné-Bissau. Para tal, iniciou os trabalhos,
através de conversações junto de um
arquiteto,que
forneceu o desenho.
3.1.6. Recolha de material para a realização das
obras
Ao longo do ano, a Resgatar Sorrisos encetou
muitíssimos contactos junto de empresas com a finalidade de obtenção de materiais para construção da escola. Tendo
“batido a muitas portas”, em muitas delas nada conseguiu, sendo que, no
entanto, em algumas delas conseguiu material relevante (ferramentas, louça para
casas de banho, mosaicos e azulejos, cadeiras, secretárias …) ou foi-lhe
prometido, mas ainda não entregue (v.g., sanwiche para cobertura).
3.1.7. Apoio humanitário nas áreas social e
cultural
Este projeto abrange várias vertentes.
Em 2017, por que a deslocação estava prevista apenas para março de 2018, as diligências
direcionaram-se sobretudo para a obtenção de materiais de construção, sendo que
os bens alimentares perecíveis (arroz e água) ficaram para serem solicitados
próximo da ida.
Outrossim,
continuaram a ser feitas diligências conducentes à recolha de bens de índole
diversa (materiais escolares, roupas e brinquedos; material para construção de um parque de
crianças; e material de apoio para
hospital - batas, frascos de vidro para a realização de análises e cirúrgico),
os quais
se encontram arrumado em cerca de 40 caixas de papelão (a maioria de dimensão 54 x 29 cms).
3.1.8. Diligências para obtenção do
terreno para a escola
A
primeira tarefa relevante foi o desenvolvimento de diligências na Guiné-Bissau,
tendo aí enviado em Abril, para as diligências iniciais e exploratórias, como
emissário, o professor Amadeu Ceiça, presidente da Associação Santa Maria da
Vitória (ONGD), que conhece bem o terreno (onde, entre muitas outras ações,
construiu uma escola em Quinhamel), com o objetivo de tirar o maior proveito
desta deslocação.
No
âmbito da mesma, contactou as autoridades governamentais (entregando ofícios,
dando conhecimento da nossa pretensão, ao Presidente da República, ao
Presidente da Assembleia da República, ao primeiro Ministro, aos Ministros da
Educação e da Cooperação, e ao Embaixador de Portugal) e conseguiu junto da
autoridade local um terreno com 10.000 m2 em Candamá / Bafatá.
Mais
tarde, em Outubro, o mesmo emissáio foi novamente à Guiné-Bissau, onde, entre
outras diligências efetuadas (nomeadamente, recolha de informação
relevante e preparação da ida que se realizou no passado mês de março), orientou os trabalhos de demarcação do
perímetro da escola.
3.1.9. Construção da 1.ª fase da escola
Em de
março de 2018, dez associados ou apoiantes da associação deslocar-se-ão à
Guiné-Bissau (7 por terra, utilizando 2 jeeps e uma ambulância) e 3 por avião,
a fim de iniciar e concluir a 1.ª fase
de construção da escola (paredes e lintel) para no próximo ano concluir
a 2.ª fase (cobertura e interiores), conforme desenho abaixo (2 salas de aulas,
2 wc e 1 cozinha).
Para o
efeito, sobretudo para compra de blocos, areia, cimento e ferro, a associação
necessita de meios financeiros, razão pela qual solicita o apoio dessa
entidade, sendo que a associação passará recibo com majoração de 30 % nos
custos por se tratar de ONGD.
Caso
contribua, deverá depositar / transferir o dinheiro para a conta com o seguinte
IBAN:
PT50 5180 0001 0000 0119 1437 2
Para contacto com a associação indico
os seguintes endereços: luismanuelcrespo22@gmail.com; e joseferbapt@gmail.com e os
telefones: 918 353 265 e 964 396 573.
Bem haja pela vossa ajuda. O presidente da Direção Luis Manuel da Mota Branquinho Crespo
3 comentários:
Boa noite Camarigos.
Já contribuí. É uma iniciativa muito meritória. Se fosse um "rapaz" mais noivo gostaria muito de ir convosco à Guiné.
Grande abraço e continuem.
JERO
Onde está "noivo" é favor lerem "novo".
Abraço,
JERO
Iniciativa muito meritória que todos deveremos ajudar. Para além de podermos contribuir com a Indicação do NIF desta Associação na Declaração de IRS de cada ano, como poderei ajudar mais ? Sou Engº Civil reformado bem como possuo o pós-mestrado em Direção de Segurança Privada tendo neste momento alguma disponibilidade de tempo.
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