O Manuel "Kambuta" Lopes, aconselhado pelo médico a não participar no almoço, para evitar abusos, não quis deixar de estar presente para dar um abraço aos camarigos. E, claro, para posar para umas fotografias, que o rapaz é muito fotogénico... Depois, foi à sua vida...
O António Martins de Matos esteve mais uma vez presente no Encontro Nacional. Já nos convívios das Tabancas mais pequenas ele tem vindo a reduzir ultimamente a sua participação. E o boné que ostenta na foto acabou por mudar de mãos (ou de cabeça...), como poderão ver lá mais pró fim da revista...
A jogar em casa, o Vitor Caseiro e Celeste confraternizam com a Irene Moreira, uma presença também habitual nos convívios da Tabanca do Centro.
Eh lá! Isto é tudo pessoal do Norte, carago!... O José Ferreira da Silva e o António Tavares junto do Carlos Silva - embora seja difícil considerar este último do Norte, que ele circula pelas Tabancas todas...
O JERO estava algo limitado nos petiscos, pois estava a iniciar uma preparação para um exame que exigia alguma contenção. Tanto que acabou por retirar-se ainda bem cedo. Vemo-lo aqui junto do Vasco Ferreira e do Manuel Augusto Reis.
O Juvenal Amado aproveitou o facto de o Encontro Nacional se realizar a um Sábado e pôde estar presente, coisa que ele tem mais dificuldade em garantir nos convívios da Tabanca do Centro, que decorrem a meio da semana. Solidariamente ainda deu boleia a alguns camaradas necessitados de transporte. Está aqui acompanhado pela Amélia e Almiro Gonçalves, velhos conhecidos de Monte Real e do cozido da D. Preciosa.
Já razoavelmente recuperado das mazelas que impediram a sua presença nos últimos convívios da Tabanca da Linha, o Carlos Alberto Rodrigues Cruz pôde agora estar presente no Encontro Nacional, acompanhado da família. Aqui, com o apoio solidário da Giselda Pessoa e do Carlos Vinhal.
Um dos organizadores do Encontro, empenhado no apoio logístico aos participantes, o Joaquim Mexia Alves percorre as mesas vendo se tudo corre pelo melhor, Aqui com o José Barros Rocha, Jorge Rosales e Jorge Cabral.
Dois casais que são presença habitual no Encontro Nacional, a Maria Clara e o António Sampaio mais a Maria Irene e o Virgínio Briote.
Três digníssimos representantes do pessoal de Torres Novas - o Manuel Ramos, o Lúcio Vieira e o Carlos Pinheiro.
Como Régulo da Tabanca Grande, o Luís Graça percorria as mesas confraternizando com os presentes. Aqui, à conversa com o mais recente colaborador do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, o Jorge Araújo.
A Isabel e o Tozé Pereira da Costa são presença firme nestes Encontros. E o Idálio Reis e o Francisco Silva também são fieis participantes.
Alíás desta vez o Francisco Silva vinha acompanhado de mais família - além da esposa Elisabete pudemos ver a filha Ana Cláudia e os netinhos Tiago e Sofia. E o Eduardo Magalhães Ribeiro parece estar aqui de serviço de "babysitter"...
Enquanto o Luís Graça deambula pela sala, a Alice Carneiro vai confraternizando com o Helder Valério Sousa e a Elisabete e Manuel Ribeiro Agostinho.
Os Encontros ao sábado permitem ao casal Celeste e Vitor Caseiro estarem ambos presentes neste convívio, o que se torna mais difícil de garantir nos convívios da Tabanca do Centro, realizados a meio da semana.
O Agostinho Gaspar não falha estes encontros, sejam os nacionais ou os locais... Aqui com o Xico Allen, que já vimos por mais que uma vez no cozido da D. Preciosa.
Duas caras conhecidas do Centro - o Manuel Joaquim e o António Graça de Abreu.
E o António Joaquim Alves - que tinha feito no mês passado a sua estreia na Tabanca do Centro pela mão do Juvenal Amado - parece que lhe tomou o gosto e estreou-se agora no XIII Encontro Nacional da Tabanca Grande. E é para continuar!
A Margarida Peixoto e a Giselda Pessoa partilham fotos antigas de uma familiar/amiga comum. O que não foi partilhado na altura foi um licor de chocolate preparado pela Margarida e oferecido à Giselda, que esta pôde já apreciar devidamente depois do regresso a casa...
E na "mesa da Força Aérea" o António Matos, a Giselda e o Miguel Pessoa puderam trocar conversa animada com o Mário Leitão, um "angolano" que se integrou bem no grupo dos "guineenses", com o bichinho da aviação (tendo ele próprio o brevet civil) e interessado nas aventuras do pessoal da Força Aérea nos tempos da Guiné.
O Mário Leitão acabou por oferecer aos "aviadores" publicações da sua autoria, devidamente assinadas, nomeadamente a "História do Dia do Combatente Limiano".
E o António Matos não resistiu a oferecer-lhe o boné da Esq. 301 (F-16), recebido e usado de imediato com grande entusiasmo e apreço por este nosso camarada.
Queriam mais conversa? Bom, nesse caso é melhor irem ver as reportagens publicadas no blogue "Luís Graça & Camaradas da Guiné", que escalpeliza de alto a baixo todos os pormenores deste grande encontro.
Para isso vão a https://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/
1 comentário:
Obrigada Miguel, por mais esta boa reportagem.
Para quem não foi ao convívio como foi o meu caso, fiquei por esta via, bem a par do acontecimento.
Um abraço.
M Arminda
Enviar um comentário