quinta-feira, 11 de abril de 2019

P1123: É NO PRÓXIMO DIA 20 DE ABRIL


APRESENTAÇÃO DO NOVO LIVRO DE
JERO / MANUEL MAIA EM ALCOBAÇA

Está marcada para o próximo dia 20 de Abril, sábado, às 15h00, a apresentação de um novo livro do JERO, feita em conjunto com o Manuel Maia, A sessão realiza-se no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, junto do “Jardim do Amor” da cidade.


É um livro de “Imagens e Quadras Soltas”, que começou a ser escrito no Facebook nos anos de 2013, 2014 e 2015.

A história do seu nascimento tem algo de original pois resultou essencialmente do talento único de Manuel Maia de colocar em quadras, num repente, o que o JERO postava em fotografia no Facebook numa página baptizada de “PRAÇA DA AMIZADE”.

O livro de “Imagens e Quadra Soltas” tem 92 fotografias publicadas com a seguinte estrutura:

 1 - A amizade (que) vem da guerra.  1.1-Depois da guerra… o stress da paz
 2 - Alcobaça e suas pedras com história
 3 -  Eles passam a vida a voar
 4 - Nazaré, a terra de Mário Botas-    4.1 - Mário Botas, o pintor de impulsos
 5 - Mar calmo em Baía Azul (S.Martinho do Porto)
 6 - Árvores, folhas e flores - mundo de beleza eterna
 7 - O Sol e a Lua – a Lua e o Sol
 8 - Portas e Portões
 9 - Faz Tempo
10 - É-me familiar.
11 - Jardim Escola João de Deus comemorou 100 anos em família
12 - Soltas em Quadras.

O Prefácio é do historiador Rui Rasquilho e o Posfácio de Joaquim Mexia Alves, o nosso Bem-Amado chefe da Tabanca do Centro. Ambos estarão presentes e farão a apresentação do livro no palco do auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça.

O JERO já fez uma pré-apresentação do seu livro aos camaradas da Guiné no 75º.Convívio da Tabanca do Centro em Monte Real, em 27 de Março passado, conforme oportuna referência da Revista KARAS de 1 de Abril corrente. 

O JERO aproveitou a oportunidade para explicar como apareceu o livro "Imagens e Quadras Soltas", feito "a meias" com o Manuel Maia, com fotografias e textos retirados do Facebook na sequência de uma "troca de galhardetes" mantida entre os dois ao longo de um razoável período de tempo.


É um trabalho de muito cuidado que exigiu uma boa qualidade da impressão, ou não se baseasse na apresentação de fotografias – sendo por isso mesmo uma obra que, não tendo ficado barata, justifica a sua aquisição.

Mau grado os esforços do JERO para encontrar o Manuel Maia, que terá deixado Portugal em 2016, não há a certeza que o apreciado poeta, autor da “História de Portugal em Sextilhas” e da “GUINÉ Terra que aprendemos a amar” venha a estar presente em Alcobaça.

Sem comentários: