CAMISOLAS… E NÃO SÓ
Ao
abordarmos ultimamente o tema das T-Shirts da Tabanca do Centro, pensámos
esclarecer com o Paulo Moreno algumas dúvidas com que ficámos. Dessa conversa
resultou este pequeno texto que aqui vos deixamos.
Ao
pensar na impressão de uma nova camisola, o Paulo não se baseia necessariamente
em material já existente (frases, desenhos). Pode sempre procurar novos motivos
ou desenvolver uma ideia que o cliente possa já trazer. E se algumas resultam
de um pedido para criação de um modelo identificador de um grupo (caso das
nossas T-Shirts da TC), noutros casos têm sido feitas encomendas por clientes
que as utilizam numa única ocasião e depois as guardam religiosamente no seu
baú de recordações.
A
qualidade do tecido não tem nada a ver com a cor escolhida, existindo antes
várias cores e materiais de qualidade diferente, para todos os gostos (e bolsas…).
No
caso presente terão reparado que só existem os tamanhos máximos nas cores
“preto” e “azul”. Os tamanhos acima do 2XL estão limitados a algumas cores
propostas pelos fornecedores, havendo camisolas que não têm esses tamanhos como
opção.
A dispersão por um número elevado de
cores e tamanhos pode encarecer o preço
de cada unidade, mas o valor final será sempre avaliado pelo material gasto na
produção do trabalho. Normalmente quando o material para imprimir é branco o
valor final será mais barato.
Na
fase da impressão de uma camisola, aquela poderá ser dividida em diversas
fases. Quando se tem na mesma área de impressão técnicas diferentes, terá que
se ter em conta qual será a melhor maneira de fazer o trabalho com sucesso,
para que a técnica utilizada primeiro não vá danificar a que se segue. Como
estamos a falar de prensa térmica, vai-se imprimir primeiro o material que
trabalha com temperaturas mais elevadas, baixando-se depois a temperatura da
prensa para o material seguinte – Como sucede na frente da t-shirt da Tabanca
do Centro, em que a respectiva
foto é aplicada com uma temperatura mais baixa pois o material é diferente do
das letras.
Assim, a
impressão de uma camisola passa por diversas fases – o desenho dos motivos
(letras e fotos ou desenhos), o envio do ficheiro para corte do filme, o corte
na plotter, a aplicação dos diversos motivos na camisola (as letras primeiro,
as fotos depois).
Falamos
aqui de T-Shirts. Mas sabemos que as opções são as mais diversas. Outros
projectos podem sempre ser produzidos, dependendo do interesse do cliente - canecas, bonés, porta-chaves,
sacos de senhora, etc.
Mas
quem esteve nos almoços-convívios da Tabanca do Centro já se terá apercebido
disso, pois já por lá tem circulado material do mais diverso, de oferta a
alguns dos presentes…
Miguel Pessoa
4 comentários:
Fizeste bem em publicar este trabalho, Miguel Pessoa.
Por vezes não temos consciência do trabalho que as coisas dão a fazer.
Um abraço para ti, grande mentor deste nosso espaço e outro para o Paulo Moreno, nosso jovem Camarigo
Vasco A. R. DA Gama
O meu Obrigado pela publicidade, lendo o texto do Cor. PILAV. Miguel Pessoa, ficamos com uma nítida imagem da sequência de produção de uma t-shirt. E quero reafirmar que é para mim um privilégio ter colaborado com este projecto de fazer a t-shirt da TC, que como sabem tem por fim angariação de fundos para ajudar os ex-combatentes através da Liga dos Combatentes de Leiria. Contem sempre comigo. Um Abraço CAMARIGO.
O meu Obrigado.
Paulo Moreno
Gostei de ver e perceber quão trabalhosa é a impressão de um t-shirt. Tem que ser criada um tamanho (S), pois a (M) para mim dá para duas. Quem me manda estar abaixo dos padrões normais de referência!.. Parabéns Paulo Moreno e obrigado ao Miguel por nos trazer a imagem, desta tecnologia. Mª Arminda
Obrigado Miguel e Paulo por nos mostrarem o trabalho que isto dá!
Tendo lido, cheguei à conclusão que não é trabalho para se fazer depois de um cozido à portuguesa bem regado com um tintol!!!
É que pode sair a impressão "borratada"...
Abraços
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